FOTOGRAFIA - OLHARES

Douglas Maris Antunes Coelho

Projeto desenvolvido na EMEF Wanny Salgado Rocha no Ciclo Autoral e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Hoje quando falamos de fotografia em sala de aula percebemos como as transformações no espaço e tempo se tornaram cada vez mais rápidas, modificando nossas formas de sentir e perceber o mundo à nossa volta. Todavia, há cerca de dez, quinze anos atrás produzir fotografia demandava dinheiro, tempo, filmes, máquinas fotográficas e muita, mas muita paciência. Realidade passada que os educandos do ensino fundamental e médio não vivenciaram, afinal, hoje temos o celular, aparelho multifuncional, que além de fazer chamadas, mandar mensagens de texto, fazer contas, ser um mini computador, também serve como máquina fotográfica. Tais transformações históricas, físicas, químicas, tecnológicas da fotografia, emergem como terreno fértil na construção de saberes significativos para os educandos da Emef Wanny Salgado Rocha.

Por isso propomos que o projeto estabeleça uma estreita relação entre prática e teoria, que tenha como base o pensamento científico e a conexão entre as ciências naturais e humanas a partir de fenômenos do cotidiano. Para isso, a proposta parte da construção de câmeras escuras, câmeras pinholes, da revelação e digitalização das imagens e das análises dos processos naturais e científicos inseridos em tais processos.

A metodologia utilizada no projeto tem como base a perspectiva Maker, que se consolida na construção dos objetos de análise, por parte dos educandos, tendo como foco a construção de hipóteses e problematizações dos erros como fundamento da metodologia.

A avaliação do projeto terá como base rubricas avaliativas e autoavalitivas que visam medir o impacto da recepção e aprendizagem dos conceitos propostos em aulas, assim como permitir que o educando faça uma auto análise da sua participação e empenho no curso proposto.