SISTEMA ESQUELÉTICO E MUSCULAR: CONSTRUÇÃO DE UMA MÃO BIÔNICA

Luana Beatriz Xavier Nunes

(EMEF Visconde de Cairu)

O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade sobre o Sistema esquelético e muscular no ser humano para o 7º ano, abordando elementos do Ensino por Investigação (CARVALHO, 2013) e se relacionando com o Currículo da Cidade de São Paulo.

Para isso, durante a atividade espera-se que os alunos:

1. Compreendam o funcionamento do sistema esquelético e muscular no corpo humano.

2.Percebam a relação entre os dois sistemas quanto a execução dos movimentos do corpo.

3. Construam um modelo de mão biônica relacionando seu funcionamento com as estruturas responsáveis pelo movimento da mão humana.

A atividade se concretizou em três etapas, na primeira, houve a construção da mão biônica a partir de um pequeno vídeo e materiais disponíveis como papelão, cola, barbante e canudos. Na segunda etapa os estudantes responderam algumas questões com o objetivo de realizar a correspondência entre as estruturas da mão do ser humano e os materiais do modelo de mão biônica, além disso, foi discutida a eficácia dos movimentos realizados pelas mãos construídas e elaboradas hipóteses para explicar o funcionamento do sistema esquelético e muscular. Na terceira etapa da investigação os alunos pesquisaram sobre os tipos de células musculares, contrações e os ossos do corpo.

Os estudantes compartilharam suas pesquisas e observaram ao microscópio duas lâminas de tecido muscular disponíveis na escola. Durante a atividade, os estudantes puderam trabalhar em grupos, exercer sua criatividade e conduzir suas investigações de modo autoral pois os estudantes foram desafiados a construir o modelo de mão humana sem roteiro ou instruções específicas e como resultado, diferentes estilos e funcionamentos puderam ser comparados e discutidos quanto sua eficácia. Nesse sentido, a atividade se fundamenta no ensino por investigação apresentando: papel ativo dos estudantes, a construção de relações entre práticas cotidianas dos estudantes e o ensino que se dá para além dos conteúdos conceituais.

Confira como foi o trabalho