FESTIVAL DE CIÊNCIAS

Vinicius Schievano Schmidt Alves e Isabela Silva Iagallo

(EMEF Infante Dom Henrique/ Espaço de Bitita/ DIPED - DRE Penha)

Desde o ano de 2018 os/as estudantes relatavam o desejo de participar de uma Feira de ciências. Então, no ano de 2019 promovemos o Festival de Ciências, mas com o objetivo de promover na unidade escolar a cultura das ciências, sem elencar projetos vencedores, mas sim compartilhar a linguagem das Ciências Naturais. Além de garantir o protagonismo, a autonomia e a criatividade, relacionando conceitos de ciências e suas inserções no cotidiano.

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um Festival de Ciências com a participação eletiva de estudantes dos 6º ao 9º anos. A escolha do tema, a formação dos agrupamentos, o tipo de apresentação e o desenvolvimento das propostas, foram feitas a partir das escolhas dos/das estudantes.

Estudantes com interesse em participar do Festival, receberam um roteiro de desenvolvimento com questões orientadoras e datas de devolutivas a serem trabalhadas até a apresentação. Ao longo das semanas de desenvolvimento os agrupamentos apresentavam as devolutivas programadas no roteiro, a fim de receberem o aconselhamento e a orientação previstos.

Os grupos tiveram que levar em consideração critérios que estabelecemos tais como, a interação com o público, apresentações interativas e que trabalhassem, de preferência, temas estudados ao longo do ano letivo ou anos anteriores. O papel docente focou-se, então, no acompanhamento e orientação dos projetos. Orientamos os/as estudantes na elaboração, acompanhando e mediando quando necessário.

Os projetos foram apresentados em 2 dias de exposição, onde os expositores e as expositoras apresentaram suas criações e interagiram com colegas de diversos anos escolares, corpo docente e estagiários. Recebemos uma diversidade de projetos tais como, experimentos ao vivo, jogos, cartazes interativos e uma peça teatral.

Para a avaliação estabelecemos critérios, tais como o percurso de desenvolvimento, questionário preenchido pelo grupo de professores e estagiários nos dias de exposição, uma auto avaliação e levamos em considerados aspectos técnicos, procedimentais e atitudinais.