FAQ- Dúvidas frequentes CLASSROOM

FAQ- CLASSROOM - 2020

Dúvidas frequentes quanto ao acesso Google Sala de Aula/

GOOGLE CLASSROOM

  1. SOBRE O COVID

1.1. O que é Corona Vírus ?

RESPOSTA: Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como já verificado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

1.2. Qual a diferença do novo Corona Vírus para outros Corona Vírus ?

RESPOSTA: A doença provocada pelo novo coronavírus chama-se COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre). Os primeiros casos foram registrados inicialmente na China, no final de 2019. Há registros em outros locais do mundo, com casos de mortes.

  1. CALENDÁRIO ESCOLAR E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR/ DRE


2.1. Meu filho(a) esteve presente em apenas alguns dias entre 16 e 20 de março. Como ficam os registros de faltas?

RESPOSTA: Não serão computadas as ausências dos estudantes no período compreendido entre 16 e 20/03/2020. Estes dias foram destinados à realização de atividades de orientação sobre medidas básicas de higiene, prevenção e preservação da saúde para o combate ao contágio pelo COVID-19.

2.2. Quando as aulas serão suspensas? Qual a previsão de duração desse recesso emergencial e como serão repostas as aulas?

RESPOSTA: O recesso escolar que ocorre anualmente no mês de Julho foi antecipado. Desta forma, todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino tiveram atendimento suspenso no período de 23 de março a 09 de abril de 2020, para o qual não haverá necessidade de reposição. O processo de aprendizagem a partir de 13/04/2020 e enquanto durar o período de suspensão das aulas presenciais, será feito por meio de material impresso que está sendo entregue pelos Correios na casa dos estudantes (e, complementarmente, em ambiente virtual). O retorno dos estudantes às aulas presenciais fica condicionado à suspensão da situação de emergência declarada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo (Decreto nº 59.283/2020). Neste caso, novas orientações e esclarecimentos acerca da organização escolar na Rede Municipal (incluindo calendário de reposição para aulas e conteúdos) serão amplamente divulgados às famílias.

2.3. Os equipamentos e atividades dos CEUs funcionarão normalmente?

RESPOSTA: A partir de 20/03/2020 ficam suspensas todas as atividades internas e externas dos CEUs destinadas aos usuários, sem exceção. Desta forma, os equipamentos permanecerão fechados ao público para sua programação e atendimento habituais.

2.4. Haverá algum tipo de atendimento para crianças matriculadas em CEIs?

RESPOSTA: Haverá atendimento para as crianças de 0 a 3 anos já matriculadas na Rede Municipal de Ensino apenas para casos em que os familiares atuem nas áreas da saúde, segurança, assistência social e serviço funerário. Para estes casos, a criança não será atendida no Centro de Educação Infantil (CEI) que ela frequenta regularmente, uma vez que serão organizados Polos de Atendimento Emergencial em unidades específicas. A inclusão da criança cujos responsáveis comprovem adequação aos requisitos nas turmas de atendimento emergencial não ocorrerá de maneira automática. Há a necessidade de manifestar interesse por meio do seguinte formulário: https://bit.ly/2QEQ3cG Após a inscrição, será analisada as possibilidades de atendimento de acordo com os endereços indicados e a coordenação da Secretaria Municipal de Educação entrará em contato com a família por telefone ou e-mail.

2.5. As secretarias das escolas continuarão funcionando no período de suspensão de aulas?

RESPOSTA: Durante o recesso emergencial o setor administrativo das escolas municipais não realizará atendimento ao público. Haverá regime de plantão para servidores das áreas administrativas para desenvolvimento de atividades de gestão, organização e manutenção das unidades.

2.6. As crianças ficaram muitos dias sem aula, como fazer a contagem dos dias letivos?

RESPOSTA: Não estamos trabalhando com a perspectiva de dias letivos, mas com a carga horária que pode chegar ao mínimo de 800 horas em estudo, com normativa específica para normatização dos calendários.

2.7. Como a Secretaria Municipal de Educação vai trabalhar com os estudantes durante o período de afastamento social?

RESPOSTA: O material Trilhas de Aprendizagem será impresso e distribuído pelos correios nas casas de todos os bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos regularmente matriculados em escolas municipal da Prefeitura de São Paulo. A previsão é de que as entregas se iniciem a partir de 16 de abril. O objetivo é que os estudantes, todos, possam ter acesso aos conteúdos escolares; não os restringindo somente àqueles que possuem internet em casa.

2.8. As Diretorias de Ensino continuarão com suas atividades durante o período de suspensão de aulas?

RESPOSTA: Durante o recesso emergencial as Diretorias Regionais de Educação realizarão atendimento ao público, com todas as precauções necessárias, conforme normativa nº 12. Haverá regime de plantão para servidores das áreas administrativas para desenvolvimento de atividades de gestão, organização e manutenção das unidades.

  1. MATERIAIS IMPRESSOS- RECEBIMENTO- ATUALIZAÇÃO



3.1. Quais são os estudantes que precisam ter seus dados atualizados para o recebimento do material de estudo em casa “Trilhas de Aprendizagem”?

RESPOSTA: Todos os bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos regularmente matriculados em uma escola municipal da Prefeitura de São Paulo devem ter seus dados atualizados no formulário. https://forms.gle/ftDL2QeoDPi3YP1n7

3.2. Tenho dificuldade para acessar a internet e fazer a atualização de endereço para que meu filho(a) receba o material em casa. Como posso proceder?

RESPOSTA: As famílias que têm maior dificuldade de acesso à internet ou de lidar com formulário online podem telefonar para as escolas na qual o estudante está matriculado, entre 10h e 16h, e solicitar o preenchimento. Os telefones podem ser consultados na plataforma Escola Aberta. É possível também telefonar para a Central 156 para fazer a atualização.

3.3. Não sei qual é o número EOL da minha criança. O que posso fazer?

RESPOSTA: O código Escola On Line (EOL) é o número de identificação dos estudantes matriculados em escolas da Rede Municipal de Ensino (Prefeitura de São Paulo), é o mesmo utilizado para checar ao Boletim On Line e fazer o pedido do uniforme. Os familiares podem ter acesso ao código EOL do estudante entrando em contato com a secretaria das unidades educacionais. Para o preenchimento do formulário de atualização o número não é um item de obrigatório preenchimento.

3.4. Como será entregue o material de estudo em casa “Trilhas de Aprendizagem”?

RESPOSTA: O material será entregue para todos os estudantes da Prefeitura de São Paulo no endereço informado no formulário de atualização. Mais informações. https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/atualizacao-de-endereco-para-entrega-de-materias-e-conteudos-pedagogicos/

3.5. Meu filho ainda não recebeu pelos correios o material de estudo em casa. Como posso ajudá-lo?

RESPOSTA: É possível acessar todo o material que será entregue aos estudantes de forma on-line. Também é possível fazer o download e impressão. Neste link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/

3.6. Sou professor e gostaria de ter acesso ao material que os estudantes receberão impressos em suas casas. Como posso ter acesso?

RESPOSTA: É possível acessar todo o material que será entregue aos estudantes de forma on-line. Também é possível fazer o download e impressão. Neste link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/

3.7. Como as atividades material de estudo em casa “Trilhas de Aprendizagem” devem ser realizadas pelos estudantes?

RESPOSTA: Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares. Nele também há orientações para os familiares e dicas de como organizar uma rotina de estudos, com duas horas diárias, por pelo menos dois meses.

3.8. Sabemos que muitos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo não possuem acesso à internet ou às tecnologias. Qual é a estratégia da Secretaria Municipal de Educação para garantir as aprendizagens?

RESPOSTA: Temos mais de 1 milhão de estudantes em nossas escolas e sabemos das dificuldades de acesso às tecnologias e plataformas digitais em suas casas. Portanto, a estratégia principal de aprendizagem criada pela Secretaria Municipal de Educação neste momento de interrupção das aulas presenciais será o uso dos cadernos impressos de estudo em casa "Trilhas de Aprendizagens". Eles serão impressos e entregues nas casas de todos os estudantes pelo Correios. O material garantirá que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos e atividades, conforme a sua idade e etapa de ensino que estuda. Há também orientações para os familiares e dicas de como organizar uma rotina de estudos, com duas horas diárias, por pelo menos dois meses. Os cadernos deverão ser entregues aos professores na volta às aulas. Todos os conteúdos respeitam o que já está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

3.9. Durante a quarentena, viajei com meus filhos para outra cidade. Posso receber o material pedagógico informando um endereço em outro município?

RESPOSTA: Infelizmente, não, porque os custos com o envio pelos Correios para outra cidade são bem maiores. Nesse caso, o material dos seus filhos ficará disponível para retirada na escola na qual eles estudam, para quando vocês voltarem. E, enquanto estiverem fora de São Paulo, é possível acessar todo o material na internet (e, se conseguirem, baixar e imprimir): https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/

3.10. Eu atualizei meus dados no momento da matrícula, na escola. Por que tenho que atualizar de novo?

RESPOSTA: Essa atualização é importante para garantir que seus dados permanecem o mesmo. Inclusive porque, também, a família pode estar em outro endereço durante a quarentena e desejar receber o material nele (e, se o endereço for na cidade de São Paulo, isso é possível).

3.11. Se eu não atualizar meus dados, ainda assim receberei o material pedagógico?

RESPOSTA: Sim. Quem não preencher o formulário de atualização cadastral terá o material pedagógico enviado para o endereço residencial que já consta no cadastro do(a) estudante. E, se os Correios não conseguirem realizar a entrega, o material irá para a escola, para ser retirado lá pela família.

3.12. No material fornecido, não estão contempladas as disciplinas de artes, educação física, inglês. Como se dará a reposição de dias letivos dessas matérias?

RESPOSTA: Todos terão suas classes geradas na plataforma e podem utilizar-se do Currículo da Cidade e Orientações Didáticas para planejar suas aulas e intervenções. Além disso, a plataforma do Currículo Digital possui sequências de atividades para todos os componentes que podem ser utilizadas desde já. De maneira complementar as equipes de especialistas de SME e Diretorias Regionais de Educação estão preparando orientações com sugestões de materiais a estes docentes que serão disponibilizadas na página do Ensino Fundamental do Portal SME.

3.13. Se a família não conseguiu atualizar os dados ou os cadernos “Trilhas de Aprendizagens” não chegarem até a residência dos estudantes como o familiar pode acessar o material impresso?

RESPOSTA: Após a tentativa dos correios e da prefeitura por contato telefônico, as famílias que não receberm o caderno “Trilha de Aprendizagens” poderá retirar na escola posteriormente, com agendamento realizado pela Unidade Escolar.


  1. PLATAFORMA DE ESTUDOS- GOOGLE SALA DE AULA- ACESSOS

4.1. Existirá conteúdo digital?

RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Educação, por meio de parceria com o Google for Education, disponibilizará a todos os docentes uma conta Google institucional, para utilização do Google Sala de aula, para interlocução com os estudantes e famílias. O conteúdo digital deverá estar pautado no Currículo da Cidade e demais materiais disponíveis e será carregado no ambiente virtual pelos próprios docentes Além disso, teremos um canal de TV, fruto de parceria com a TV Cultura e Secretaria de Estado de Educação, que disponibilizará conteúdos; aumentando a oportunidade de acesso aos conteúdos escolares. As plataformas podem ser acessadas de aparelhos smartphones, não estando restritas a um PC ou notebook.

4.2. Sou estudante e quero saber como ter acesso à plataforma Google Sala de Aula?

RESPOSTA: Neste site https://www.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br/ há orientações de acesso à plataforma Google Sala de Aula

4.3. Como um(a) professor(a) pode ter acesso à plataforma Google For Education?

RESPOSTA: No site https://prof.edu.sme.prefeitura.sp.gov.br/ os professores podem ter acesso a tutoriais para a utilização da plataforma. É possível também acompanhar o vídeo com a aula virtual oferecida aos professores sobre as ferramentas da plataforma Google For Education. https://youtu.be/FGO6dsqFR88

4.4. Como os professores da Rede Municipal de Educação deverão trabalhar durante o período de interrupção das aulas presenciais?

RESPOSTA: Os professores podem utilizar o material "Trilhas de Aprendizagens" como referência ou inspiração para planejar as atividades que serão oferecidas no ambiente virtual para os estudantes que tiverem acesso à internet e às tecnologias em casa, sempre tendo em vista o já previsto no Currículo da Cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação possui uma parceria com a Google e disponibiliza acesso gratuito a todos os educadores e estudantes acesso à plataforma Google Sala de Aula (Google for Education). Nela os professores poderão disponibilizar atividades online para seus alunos, tirar dúvidas e etc. Importante: devido às especificidades sociais, as atividades online não são obrigatórias para os estudantes, são apenas complementares. Há também disponibilizado para os professores a plataforma Teams, em parceria com a Microsoft, para interlocução dos educadores da escola, suas equipes gestoras e Diretorias Regionais de Educação.

4.5. E os professores que possuem dificuldades de acesso a internet e computador, quais opções serão disponibilizadas?

RESPOSTA: As Unidades Escolares possuem recursos tecnológicos e estão funcionando para atendimento à comunidade escolar em sistema de rodízio. Caso algum professor esgote as possibilidades, poderá ir até o prédio escolar, preservados os cuidados necessários, e fazer uso dos equipamentos dos quais dispõe a escola.

4.6. A equipe gestora também terá acesso à plataforma digital Google Sala de Aula?

RESPOSTA: Sim, a equipe gestora também terá acesso à plataforma de modo que possa acompanhar todo o trabalho desenvolvido por seus professores e estudantes.

4.7. Escolas e educadores podem utilizar outras plataformas virtuais para comunicação com os estudantes?

RESPOSTA: As escolas possuem autonomia para encaminhar materiais e orientações em outras plataformas. Entretanto é fundamental garantir que os registros sejam realizados. Atendendo a IN 15/2020 que estabelece o uso de plataforma gratuita disponibilizada por SME, realizamos parceria com a Google para uso do aplicativo Google Sala de Aula, que permite o registro e possibilita à secretaria acompanhar e futuramente contabilizar as horas de acesso para complementação da carga horária para o ano letivo conforme determinações nacionais, estaduais e municipais, deliberadas para o período de isolamento social. Isso não significa que outras ferramentas não possam ser utilizadas. Temos conhecimento de canais de Youtube, Lives, páginas no Facebook, que já são utilizadas por docentes, nesse sentido. Porém, é necessário investir e considerar o registro de tais estratégias e recursos para fins de posterior comprovação. Assim, é importante a utilização da ferramenta institucionalizada para fins de registro.

4.8. A equipe gestora irá criar as turmas dentro do CLASS ROOM?

RESPOSTA: Não. Este enturmamento/ ensalamento será feito pela equipe de suporte responsável.

4.9. O professor precisa inserir/ convidar os estudantes para participar das turmas? É preciso passar algum código aos estudantes?

RESPOSTA: Não. O enturmamento/ ensalamento se dará pela equipe de suporte responsável, não sendo necessário o uso de nenhum código pelos estudantes, ou seja, será automático neste momento.

No caso da educação infantil, os domínios @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br estão sendo gerados para os docentes, é preciso aguardar, a partir de segunda feira o enturmamento/ ensalamento

4.10. Todos os estudantes terão acesso ao Google Classroom? Como será feito o login?

RESPOSTA: Sim, todos terão. É preciso entrar utilizando: nome inicial do sobrenome do meio último sobrenome.data de nascimento @ edu.sme.prefeitura.sp.gov.br. Exemplo: A Mariana Henrique de Souza Almeida, nasceu em 29/02/2000. Seu email será: marianahsalmeida.29022000@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br com senha padrão: 12345678

4.11. É possível que eu acesse as turmas em um dia e no outro não as encontre na tela do GOOGLE CLASSROOM?

RESPOSTA: É necessário verificar se o usuário que está logado na página ou aplicativo do GOOGLE CLASSROOM é o mesmo domínio de acesso das credenciais @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br. O que pode acontecer é que esteja linkado com outro email do GMAIL. Para verificar você pode fazer a limpeza do histórico, abrir em uma guia anônima ou fazer a troca de usuário na parte superior direita (onde aparecem as inicias ou sua fotografia).

5. ATUAÇÃO DOS(AS) DOCENTES


5.1. Qual é o foco do trabalho do(a) professor(a) do Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) nesse período de atendimento virtual?

RESPOSTA: Os focos norteadores da ação do PAP nesse momento são:

1) Conhecimento do material "Trilhas de aprendizagens";

2) Apoio às ações dos Coordenadores Pedagógicos;

3) Suporte ao trabalho docente das classes regulares.

Material em constante construção, de acordo com as dúvidas que vierem a ser recorrentes; Parte das questões foram retiradas do portal da Prefeitura:

Disponível em: <https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coronavirus/> acesso em 17/04/2020 às 15h50min