Educação Especial

PAEE em FOCO.pdf


Prezada Equipe Gestora,


Boa tarde!


"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original"

Albert Einstein


Desejamos à todos (as) um excelente trabalho nesse período!!!

Que possamos juntos, exercer ações de fortalecimento às Políticas e Diretrizes da Educação Especial no Município de São Paulo.

Nosso objetivo é a garantia da Educação Inclusiva pautada no Currículo da Cidade, onde os conteúdos sejam portas abertas para a aprendizagem de todos, entendendo que a Educação Inclusiva está na perspectiva da equidade, olhar para todos e para cada um.

Para consolidar essas ações o CEFAI, vem realizando diálogos constantes com a Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Guaianases e Divisão de Educação Especial - DIEE / SME, por meio de reuniões virtuais para o alinhamento do trabalho. Os apontamentos e considerações realizadas nestas reuniões possibilitaram trilhar novos caminhos para as ações conforme segue:

  • Acompanhamento de EMEFs, EMEFM e CIEJA: André, Cássia, Celina e Nádia (cada um com o seu respectivo grupo de Unidades);

  • Acompanhamento Educação Infantil: Cristiane, Elisainde, Luciane e Michelle (cada uma com o seu respectivo grupo de Unidades);


EMEFs, EMEFM e CIEJA


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Unidades com Salas de Recursos Multifuncionais - SRM e professor designado para a função de Professor de Atendimento Educacional Especializado - PAEE:

O PAEE deverá apropriar-se do material, Trilhas de Aprendizagem, para realizar contribuições e apoio aos professores das crianças e estudantes, na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, apresentando os recursos necessários de acessibilidade que possam favorecer a realização das tarefas pelos estudantes público alvo da Educação Especial, (junto com suas famílias), bem como garantir os registros dessas ações como instrumento de informação e planejamento no período de retorno as aulas, considerando as publicações disponibilizadas pela DRE e carta aos educadores.

As mesmas orientações cabem às crianças / estudantes do entorno, atendidas nestas Unidades.

Unidades sem o Atendimento Educacional Especializado:

O CEFAI por meio da atuação do PAAI – Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, realizará as contribuições e apoio as Unidades Educacionais professores e Equipe Gestora, considerando assim como o PAEE a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, apresentando os recursos necessários de acessibilidade que possam favorecer a realização das tarefas pelo estudante público alvo da Educação Especial.

Os PAAIs atuarão de forma particular ou em duplas de trabalho para realização de orientações individuais ou em grupos, utilizando as tecnologias fazendo uso de aplicativos, contatos telefônicos e plataformas semanalmente ou de acordo com a necessidade da Unidade.


  • Unidades Educacionais que atendam estudantes surdos (Projeto Bilíngue):

Organizaremos com as equipes gestoras das unidades formas de acessibilidade aos estudantes surdos (aulas acessíveis em Libras) , utilizando os profissionais de apoio das unidades - Instrutores, Intérpretes, guias-intérpretes - na construção dessa proposta de acordo com orientações realizadas pela Divisão de Educação Especial DIEE/SME. Os PAAIs contribuirão no apoio a orientação as famílias e organização dos profissionais de apoio para garantia da acessibilidade.

Educação Infantil

  • As PAAIs desta frente, realizarão o acompanhamento as Unidades Educacionais por meio de contribuições e apoio a Equipe Gestora e professores, considerando assim como o PAEE a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, apresentando os recursos necessários de acessibilidade que possam favorecer a realização das tarefas pelo estudante público alvo da Educação Especial;

  • As atuações acontecerão de forma particular ou em duplas de trabalho para realização de orientações individuais ou em grupos, utilizando as tecnologias fazendo uso de aplicativos, contatos telefônicos e plataformas semanalmente ou de acordo com a necessidade da Unidade;

  • As PAAIs contarão também com a parceria dos Professores de Atendimento Educacional Especializados - PAEEs, que atendem as crianças da Educação Infantil nas SRMs.


UTILIZAÇÃO DE RECURSOS

Destacamos que, caso a criança/estudante público alvo da educação especial, faça uso de algum recurso na escola, (máquina braille, plano inclinado, etc...), este deve ser disponibilizado pela Unidade para ser utilizado em casa. A gestão deve formalizar o empréstimo através de documento assinado pelo responsável, pontuando inclusive a obrigatoriedade da devolução, assim que as aulas retornarem ao normal.

  • Para estudante com Altas Habilidades / Superdotação: não deixe que a quarentena embote o potencial da criança ou jovem com AH/SD, pois uma de suas características é o envolvimento com a área de seu interesse e a atração por atividades desafiadoras. Que tal instigá-lo(a) a ampliar e enriquecer seus conhecimentos? Você pode ajudá-lo(a) fazendo perguntas problematizadoras, para que ele(a) busque as respostas; deixe-o(a) curioso(a), faça até mesmo questionamentos que você não tenha a resposta. Mostre a ele(a) que existem muitas perguntas sem resposta, e sugira sites nacionais e internacionais para que ele(a) possa pesquisar, tais como de universidades, bibliotecas, museus, institutos (de artes, de música, de danças), laboratórios de qualquer área, clubes de esportes etc.


Deixe o estudante fazer seu registro da forma que se sinta mais à vontade, mesmo que não seja a forma convencional;

Todas essas ferramentas nos auxiliarão muito em todo processo.

No que tange as várias frentes que envolvem o trabalho do CEFAI, estamos vivenciando um momento atípico bem como toda rede que nos coloca na posição, de abrirmos diálogo para tomarmos decisões assertivas, para prosseguirmos. Seguem algumas considerações:

As formações, reuniões, cursos e encontros: serão reorganizados e disponibilizados por meio de plataforma online;

Estagiários(as) do Programa aprender sem Limite: Formação mensal por meio de documento digital que garanta maior acessibilidade, composta por atividades e vídeo-aulas, com a garantia de mesmo número de horas das reuniões presenciais. Porém esses profissionais permanecem afastados conforme decreto. Em tempo estamos aguardando orientações da DIEE para novos encaminhamentos e realização de formação.

Reunião Mensal com Professores de Atendimento Educacional Especilizado - PAEEs (SRM) – Formação mensal pelas ferramentas disponibilizadas pela rede, garantindo o mesmo tempo de formação das reuniões presenciais, em consonância com o plano de ação. A formação mensal do mês de abril se dará por meio de reuniões micro.

Formação de Coordenadores pedagógicos Educação Infantil – A Formação se dará pelas ferramentas disponibilizadas pela rede, garantindo o mesmo tempo de formação das reuniões presenciais. A formação prevista para esse período acontecerá por meio de reuniões micro de acordo com as duplas de PAAIs de Educação Infantil.

AVEs: Neste momento permanecem afastadas, aguardaremos posicionamentos da Divisão de Educação Especial e da Associação Paulista para o Desenvolvimento a Medicina – SPDM para posterior devolutiva. Um documento com proposições para essas profissionais foi encaminhado para o jurídico de SME para análise e deliberações.

CEFAI e Supervisão Escolar: atuação em parceria para continuidade do trabalho no território articulação das ações anteriores a pandemia e ações que surgirem neste período para desencadear as ações necessárias frente a cada situação;

DIEE: Continuidade das ações formativas de forma online, garantindo a viabilidade das agendas encaminhadas e reorganizando as que foram inviáveis até o presente momento, disponibilizando novo cronograma assim que possível.

Para esclarecimentos de dúvidas e/ou orientações, entrar em contato com a PAAI de referência da Unidade Educacional por e-mail.

Atenciosamente,

Equipe DRE-G/DIPED/CEFAI

GISLAINE BATISTA DA SILVA RODRIGUES

RF: 745.270-5

COORDENADORA CEFAI

DIPED / DRE-G

e-mail – cefaiguaianases@sme.prefeitura.sp.gov.br

gbsrodrigues@sme.prefeitura.sp.gov.br


Para pesquisa:

Sugerimos alguns sites interessantes que podem auxiliar neste período:

Recursos de acessibilidade:

A área da tecnologia assistiva que se ocupa especificamente à ampliação das habilidades decomunicação é denominada de Comunicação Suplementar Alternativa. Destina-se às pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. Para estudantes que utilizam essa forma de comunicação, as imagens são importantes aliadas no processo de ensino e aprendizagem.

Sites indicados à pesquisa que podem colaborar com essa prática:

Para estudantes Cegos, indicamos que os pais e responsáveis baixem o NVDA e o ORCA que são gratuitos: cegosbrasil.net/downloads/download-do-nvda

Indicamos também o acessibility que se encontra no portal da SMPED. Ele possui recursos de acessibilidade: www.essentialaccessibility.com/pt-br/download-app/

DosVox -intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

A lupa do Windows talvez seja o ampliador de tela mais acessível aos usuários, já que o recurso é nativo no Windows desde a versão 98

MAGIc - O ampliador de tela MAGic possui um sintetizador de voz, o mesmo do leitor de tela JAWS, que lê de forma objetiva o que está na tela. Uma espécie de ajuda auditiva para você não cansar muito os olhos.

www.assistiva.com.br/ca.html

sites.google.com/a/nce.ufrj.br/prancha-facil/download

apkpure.com/prancha-livre/br.tazmania.pranchalivre/download?from=versions

portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12681:portal-de-ajudas-t%C3%A9cnicas

tvcultura.com.br/

Cadernos de Apoio e Aprendizagens LIBRAS


Conversa com as famílias - Educação Especial.pdf