Aprendizagem baseada por problemas

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)

Na PBL, do inglês Problem-Based Learning, tudo começa com um problema, que será a inspiração e o estímulo para a aprendizagem dos alunos. Esta metodologia incita os estudantes a investigarem, debaterem, interpretarem e produzirem possíveis soluções ou recomendações para o problema apresentado. Esta metodologia proporciona um trabalho educativo e interdisciplinar, uma vez que se organiza em torno de um problema e não de disciplinas curriculares.

Ferramentas digitais de apoio:

Durante o desenvolvimento do projeto: os alunos podem usar o Google Sala de Aula para interagir com professor, WhatsApp para comunicação rápida do grupo, Padlet para irem publicando as descobertas, Google Drive para organizar os documentos em pastas , Google Docs para elaboração de texto coletivo, Google Formulários para realizarem pesquisas, Keep para o grupo listar as tarefas, mapas conceituais, todos para organizarem as atividades em grupo.

Para as entregas dos alunos: os alunos podem usar o Google Apresentações para elaborarem as soluções para os problemas, Meet para realizarem o seminário de apresentação, Jamboard para fazerem um mural de notas, dicas e imagens, Site para organizar as soluções e compartilhar, Padlet para publicarem um painel de soluções, Youtube para publicarem suas produções em vídeo, Google Docs para elaboração de material em PDF, mapas conceituais para mostrarem como as aprendizagens se conectaram em diferentes saberes. Todas essas ferramentas ajudam no registro das descobertas e no compartilhamento das produções dos grupos.

Outros materiais para estudos:

PBL: um Novo modelo de Aprendizagem - FGV/EESP

Passo a passo de um plano de aula utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas - Profª. Luana Helena

Você sabe qual a diferença entre Aprendizagem Baseada em Projetos e em Problemas?