Sala de aula invertida

SALA DE AULA INVERTIDA

Como manter o engajamento dos alunos para os estudos dentro e fora da escola?

Com o apoio de recursos multimídia (vídeos, infográficos, sites, podcast, PDF, etc.) e de outras fontes de estudos indicadas pelo professor, os alunos iniciam em casa o estudo a respeito de um tema proposto e, quando estão presencialmente na escola, aproveitam o tempo para resolver exercícios, tirar dúvidas e aprofundar sobre o assunto. O professor também pode usar esta mesma estratégia apresentando um desafio ou problema para os alunos numa aula virtual, via Meet, e após, listar os conteúdos para estudo remoto. Além das atividades, o professor também pode aplicar um questionário antes da aula presencial, de forma a ter dados a respeito da compreenção do aluno acerca do assunto estudado.

Ferramentas digitais de apoio:

Google Drive: para o professor organizar e compartilhar os materiais de estudos. O Drive pode ser estruturado como uma biblioteca, organizado em pastas. Saiba mais sobre o Drive!

Google Sala de Aula: para publicar os conteúdos selecionados a respeito do tema a ser estudado em "Atividades". O professor poderá dentro do "Tópico" de sua disciplina, inserir os materiais (vídeos produzidos pela Sedu e outros, assim como sites, PDF, animações, quiz, jogos e outros). A curadoria é uma das competências exigidas para esta estratégia. Ser capaz de localizar e selecionar os melhores conteúdos para os estudos dos alunos é fundamental para o sucesso desta ação. Busque conteúdos na Plataforma Currículo Interativo e crie sua própria biblioteca.

Meet: após o estudo dos materiais, o professor pode marcar uma aula com a turma, via Meet, para as interações virtuais visando esclarecer dúvidas e prever as próximas etapas.

Ferramenta "Roteiro de estudos": o professor pode criar os próprios roteiros e compartilhar com os alunos, conforme objetivos e necessidades de sua turma ou utilizar um roteiro disponível no acervo.

Youtube canal TV EScoLAR: o professor pode organizar a sua biblioteca selecionando os links do canal.

Outros materiais para estudos:

Conceitos sobre a sala de aula invertida

Estratégias de Sala de Aula Invertida com Ferramentas Google for Education

Você sabia que a Sala de Aula Invertida é uma prática de ensino híbrido?

Sala de Aula invertida. Profº Wilson Azevedo


Professor utiliza sala de aula invertida para ensino de matemática


A Nádia A. Toniato, da EEEFM, professora de Química nas escolas EEEFM Eurico Salles e EEEFM Aleyde Cosme/Itaguaçu, usou o Google Apresentações para orientar os estudos não presenciais dos alunos da 1ª série. Para isso, optou por criar uma trilha de atividades: um link de vídeo-animação sobre conteúdo ligação metálica e ligas metálicas, outro link com síntese do conteúdo e o terceiro link que direciona ao formulário com uma atividade. Esta é uma boa alternativa para aplicar o Sala de Aula Invertida. Clique na imagem e acesse o roteiro de estudo!