Aprendizado baseada por projetos

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Nesta metodologia os alunos se envolvem com desafios e tarefas, cuja finalidade é desenvolver um projeto ou produto. Isso oportuniza a interdisciplinaridade, uma vez que integra diferentes conhecimentos e, ainda, estimula a interação e a colaboração entre os membros do grupo.

Ferramentas digitais de apoio:

Para planejamento e desenvolvimento do projeto: os alunos podem usar o Google Sala de Aula para interagir com professor, WhatsApp para comunicação rápida do grupo, Padlet para irem publicando as descobertas, Google Drive para organizar os documentos em pastas , Google Docs para elaboração de texto coletivo, Google Formulários para realizarem pesquisas, Keep para o grupo listar as tarefas, mapas conceituais para mostrarem como as aprendizagens se conectaram em diferentes saberes. Estas são ferramentas que ajudam no planejamento e organização das atividades dos grupos.

Para concluir o projeto e realizarem as entregas: os alunos podem usar o Google Apresentações para elaborarem a conclusão do projeto, Meet para realizarem o seminário de apresentação, Jamboard para fazerem um mural de notas, dicas e imagens, Site para organizar as descobertas e compartilhar, Padlet para publicarem um painel de descobertas, Youtube para publicarem suas produções em vídeo, Google Docs para elaboração de material em PDF, mapas conceituais para mostrarem como as aprendizagens se conectaram em diferentes saberes. Todas essas ferramentas ajudam no registro das descobertas e no compartilhamento das produções dos grupos.

Outros materiais para estudos:

Aprendizagem baseada em projetos: projetos são o foco desta prática pedagógica inovadora. Ao partir de uma questão norteadora e envolvendo investigação pelos estudantes, há a integração de áreas do conhecimento para a elaboração de um produto final.

Sete dicas de boas práticas para Aprendizagem Baseada em Projetos

Sete elementos essenciais de design para ajudar professores a mediar, planejar e melhorar sua prática

Os professores Nathália Segatto Vieira Kretli e Hugo Leonardo de Almeida Barros, da EEEF Germano André Lube/Serra, desenvolveram o Projeto “Mapa de leitura: autores de Língua Portuguesa” promovendo ainda mais a competência leitora dos estudantes do 7º ao 9º ano. A ação envolveu professores de Língua Portuguesa, História e Arte. Foram contemplados autores de países que falam a Língua Portuguesa e o resultado das leituras e releituras, realizadas pelos estudantes em formato de vídeos, podcast e textos, foram compartilhadas por eles no “GOOGLE MAPS”. O mapa, por sua vez, foi compartilhado com a toda comunidade escolar, acessado por alunos, professores, familiares de estudantes.

Clique na imagem e acesse o material!