NSC Total
Primeiro paciente a receber rim de porco em transplante morre dois meses após cirurgia nos EUA.
Richard Slayman, de 62 anos, faleceu quase dois meses após receber um rim de porco geneticamente modificado em um transplante nos Estados Unidos, realizado em março. A equipe médica do Hospital Geral de Massachusetts, onde ocorreu a cirurgia, lamentou a morte, mas não encontrou indícios de que tenha sido resultado do transplante. Os cirurgiões previam que o rim de porco duraria pelo menos dois anos.
Metrópoles
Entre 2019 e 2021, a expectativa de vida global ao nascer diminuiu 1,6 ano devido à pandemia de Covid-19, interrompendo uma tendência de aumento contínuo. No Brasil, a queda foi mais acentuada, de 2,8 anos, com a expectativa de vida caindo de 76,5 anos em 2019 para 73,7 anos em 2021. O estudo, publicado na revista The Lancet e conduzido pelo grupo Global Burden of Diseases, incluiu dados de 204 países e 811 regiões.
Apenas 32 países tiveram aumento na expectativa de vida durante o período. No Brasil, a redução variou entre os estados; em Pernambuco, a expectativa de vida caiu 1,7 ano, uma redução 6% maior que a média global.
O estudo estima que 131 milhões de pessoas morreram globalmente entre 2020 e 2021, com 12% dessas mortes relacionadas direta ou indiretamente à Covid-19. Apesar da pandemia, a mortalidade infantil continuou a cair, com 550 mil mortes a menos entre crianças menores de 5 anos de 2019 a 2021.
No laboratório do biólogo molecular David Sinclair na Escola de Medicina de Harvard, ratos idosos estão crescendo jovens novamente. Usando proteínas que podem transformar uma célula adulta em uma célula-tronco, Sinclair e sua equipe redefiniram as células envelhecidas em camundongos para versões anteriores de si mesmas. No primeiro avanço de sua equipe, publicada no final de 2020, camundongos idosos com deficiência visual e retinas danificadas puderam repentinamente enxergar novamente, com uma visão que às vezes rivalizava com a de seus descendentes.