Real necessidade do deficiente visual no ambiente escolar
Real necessidade do deficiente visual no ambiente escolar
É evidente que a quantidade de ferramentas oferecidas no mercado tenta tornar a vida de deficientes visuais mais próxima daquilo que se entende de normal.
A proposta da palestra para alunos do Ensino Médio com o Paulo Meyer (Radialista e Assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Rio Claro) surge a partir de trabalho Iniciação Científica, realizado pelos alunos do colégio.
Neste trabalho, são evidentes situações que suprimem um dos sentidos mais importantes para o ser humano - a visão, e com a palestra, o objetivo de que as atividades desenvolvidas proporcionem uma solução realmente eficiente e viável para o deficiente visual. Espera-se que, num primeiro momento, as pessoas ditas “normais” compreendam as dificuldades dos deficientes visuais e entendam as sinalizações em escolas públicas ou privadas.
Em decorrência disso, que haja uma valorização dessas sinalizações e que elas não sejam retiradas de seus devidos locais. Acredita-se também que, por meio de atividades como esta, as pessoas possam conhecer e aprender as reais necessidades e as principais dificuldades dos deficientes visuais.
Mesmo já havendo meios de inclusão, é fato que algumas adaptações são necessárias para melhor acessibilidade, porém, com novas pesquisas e experimentos, as dificuldades devem diminuir consideravelmente