CIPA realiza palestra sobre Prevenção e Combate à AIDS
CIPA realiza palestra sobre Prevenção e Combate à AIDS
Na manhã de hoje, 14, as representantes da SEPA - Serviço de Especialização em Prevenção e Assistência para IST/AIDS/Hepatites virais "Graziela Osele Ferro Ramos", em Rio Claro, realizaram a palestra Prevenção e combate à AIDS, no anfiteatro do Claretiano - Centro Universitário.
Em uma atividade bem dinâmica e lúdica, as palestrantes Cristiane Nakahara, assistente social e Rafaela Martinez, psicóloga, falaram sobre dados trazidos da micro-região de Rio Claro, que apontam mais de 326 novos casos de pessoas vivendo com HIV ou AIDS nos últimos 5 anos. O número ainda é considerado pequeno, tendo em vista que são casos que são descobertos em exames ou após um tempo da contração.
Além de dados, as palestrantes falaram do histórico da doença, que surgiu em 1930 e só em 1997 teve um medicamento para tratar os pacientes. Vale frisar a diferença entre HIV e AIDS, sendo que o primeiro se trata do vírus que pode causar a AIDS, e a AIDS, a doença em si. "Vivemos numa sociedade estigmatizada, mas a doença não tem rosto", comentou Cristiane, quando falava sobre o fato de ainda se acreditar que grupos específicos de pessoas são afetados com determinados problemas, sendo que a doença não escolhe por cor, classe ou credo. Apenas quem se protege é que está salvo.
As palestrantes lembraram a importância de se usar preservativo em relações sexuais, e quando houver algum problema, ir direto aos centros especializados para se examinar e cuidar do problema antes que ele se torne maior.
Cuide-se!