Prevenção e conscientização na Campanha de Vacinação Claretiano
Prevenção e conscientização na Campanha de Vacinação Claretiano
Hoje, 17 de setembro, o Claretiano deu início à Campanha de Vacinação. Em parceria com o SUS - Sistema Único de Saúde, serão realizadas atividades de prevenção e conscientização contra doenças para funcionários, alunos e pais de alunos do Claretiano.
Os interessados poderão atualizar sua carteira de vacinação na barraca da Vigilância Epidemiológica que está disposta no pátio central da instituição.
As vacinas disponíveis são: Dupla Adulto (Difteria e Tétano), Hepatite B e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), para funcionários, alunos a partir de 9 anos e pais de alunos; além da HPV (Papiloma Vírus), para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14. Além da vacinação, no período da tarde os colaboradores receberam o palestrante Jairo Brunini, colaborador da VE, que falou sobre Tuberculose.
A doença
A Tuberculose é uma doença curável, com tratamento gratuito oferecido pelo SUS e com duração de 6 meses. Dentre os sinais e sintomas, estão: tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito. A transmissão da Tuberculose é feita pelo ar, mas nem por isso é preciso ter preconceito com portadores da doença, pois é preciso que o paciente tenha uma relação íntima e de convívio constante para que a transmita. Pessoas desnutridas, alcoólatras, fumantes, portadoras do vírus HIV e que possuam má condições de habitação e sanitárias possuem mais chances de se infectar.
No Brasil, a Tuberculose mata mais de 1 milhão de pessoas, mesmo sendo uma doença curável. O país também ocupa o 20º lugar no ranking mundial de locais com maior carga de casos novos. Em Rio Claro o número de casos vem baixando com o passar dos anos, graças a trabalhos como o de hoje, envolvendo conscientização e buscando disseminar ainda mais as informações sobre a doença.
As atividades terão continuidade hoje e amanhã, confira a programação:
17/09 - Vacinação (das 17h às 21h)
18/09 - Vacinação (das 10h às 14h e das 17h às 21h)
E, às 09h, no auditório da instituição, acontecerá a palestra “Diálogos sobre Saúde Mental e Valorização da Vida”, com a palestrante Karen Batista. Participe!