MATRIZ CSD
MATRIZ CSD
A Matriz CSD é uma ferramenta que ajuda a avaliar e priorizar soluções para problemas, se baseando em três aspectos: quais certezas o grupo possui a respeito da temática, quais são as suposições e quais dúvidas o grupo possui.
Utilizamos essa metodologia para termos inicialmente uma melhor visualização dos problemas e dores do cliente. Sendo também de grande ajuda na preparação do roteiro de perguntas para a realização das entrevistas.
Após primeiro contato com o cliente, nosso time reuniu-se para que fossem definidos as certezas, suposições e dúvidas sobre o contexto apresentado. Como ferramenta norteadora, utilizamos a matriz CSD. O uso desse diagrama foi essencial para nos ajudar a aferir nossos conhecimento a respeito da temática, delimitando o que sabíamos e o que não sabíamos, de modo a nos ajudar a levantar os pontos necessários para a etapa de pesquisa.
Começando pela coluna de "Certezas", onde colocamos quais certezas nós tínhamos em relação ao nosso cliente, baseadas no briefing apresentado.
Logo em sequência, passando para a coluna de "Suposições", onde preenchemos de acordo com as dores que nós imaginamos que o cliente tenha.
Por último, preenchemos a coluna de "Dúvidas", nela colocamos tudo o que não se encaixava nas outras duas colunas, ou seja, o que nós não tínhamos certeza e o que não podíamos supor a respeito do nosso cliente.
Concluímos que ao colocarmos nossos pensamentos bem divididos em um quadro, é possível entender melhor a perspectiva do nosso cliente e ter uma ideia mais aprofundada sobre a temática apresentada. Além de nos possibilitar preparar os próximos passos dentro de nosso projeto.
A Matriz CSD não é uma metodologia que deve ser utilizada uma só vez e ser esquecida, ela deve ser utilizada para guiar o rumo do nosso projeto, onde a partir de novas descobertas, devemos revisitá-la para que seja possível ter novas conclusões a cerca de nosso cliente.
Para melhor visualização dos nossos infográficos, considere visitar nosso Drive.