MAPA DE STAKEHOLDERS
MAPA DE STAKEHOLDERS
Um mapa de stakeholders é uma ferramenta que ajuda a identificar, visualizar e analisar todas as partes envolvidas em um projeto, iniciativa ou organização.
Utilizamos essa ferramenta para o melhor gerenciamento das partes interessadas no nosso projeto, ajudando a garantir que suas necessidades sejam levadas em consideração e que suas expectativas e interesses sejam gerenciadas e atendidas de maneira eficaz.
O resultado é uma abordagem mais efetiva e colaborativa para o gerenciamento do projeto, uma etapa crucial para qualquer plano de estratégia de relações instituicionais.
Mapeamento de Stakeholders
1. Identificar e Agrupar
Primeiramente, através das pesquisas realizadas e discussões com a equipe, identificamos as partes envolvidas. Em seguida, identificamos e agrupamos os nossos stakeholders em três categorias, levando em conta o nível de influência que eles possuem no nosso projeto, seriam elas:
Agentes Indiretos - Não estão relacionados diretamente ao desafio, parceria futura.
Agentes Diretos - Diretamente ligados ao desafio, capacidade de influenciar.
Core Team - Pessoas/grupos afetados, quem vai usar a solução.
2. Categorizar e Avaliar
O próximo passo do mapeamento foi categorizar e avaliar, com uma pontuação de 0 a 10, os stakeholders em uma tabela de duas colunas, sendo elas, a influência que o stakeholder teria no sucesso e o interesse nesse sucesso.
Definimos o Hospital das Clínicas, como principal interessado e com o maior poder de influência no sucesso do projeto. Em segundo plano, definimos o setor de ensino e pesquisa, G.E.P, como segundo ator com maior poder de influência e interesse no projeto. Entre os atores com influência intermediária definimos os preceptores e os residentes. Por fim, os pacientes são elencados ao fim dessa hierarquia.
3. Plotar nos Quadrantes da Matriz
Por fim, plotamos a tabela feita na etapa anterior em um gráfico com relação de influência/interesse, dividida em quatro quadrantes, sendo eles: satisfazer, gerenciar, monitorar e informar.
A partir do mapeamento, concluímos que avaliar o impacto de cada parte interessada no nosso projeto e priorizá-las com base em seu poder de influência e interesse, nos permitiu identificar quais partes interessadas devemos nos concentrar e quais podem ser gerenciadas
de forma mais passiva.
Para melhor visualização dos nossos infográficos, considere visitar nosso Drive.