2025
Formação sobre Manejo em Educação é realizada na EMEI Vó Lola
Dando continuidade ao ciclo de formações oferecidas aos docentes das Escolas Infantis da Rede Municipal de Canoas, o Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen promoveu, no dia 12 de agosto, a formação intitulada “Manejo em Educação”, realizada na EMEI Vó Lola.
O encontro teve como propósito aprofundar a discussão sobre estratégias de manejo educacional, com foco especial na educação especial. Foram abordados aspectos legais, experiências práticas compartilhadas pelas professoras participantes e teorias contemporâneas, com o objetivo de identificar metodologias mais eficazes para lidar com comportamentos infantis desafiadores.
A formação foi conduzida pela professora Victoria Machado Soares, que trouxe reflexões e contribuições valiosas para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Formação na EMEI Pequeno Polegar
Dando continuidade ao ciclo de formações oferecidas aos docentes das Escolas Infantis da Rede Municipal de Canoas, o Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen promoveu, no dia 26 de setembro, a formação intitulada “Interações: e Brincadeiras na sala de Recursos Multifuncional: um espaço mágico de aprendizagem”, realizada na EMEI Pequeno Polegar
O encontro teve como propósito demonstrar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) emprega interações e brincadeiras como estratégias pedagógicas para favorecer o desenvolvimento integral das crianças na Sala de Recursos Multifuncionais.
A formação foi conduzida pela Professora Fabiane Thomaz , que trouxe reflexões e contribuições valiosas para o aprimoramento das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
Formação - Dialogando com às famílias: memória afetiva
O Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen, por meio do Serviço de Assessoria às Escolas Infantis da Rede Municipal de Canoas, promoveu no dia 30 de setembro uma formação na EMEI Vó Babali com o tema “Dialogando com às famílias: memória afetiva”.
A atividade foi voltada aos familiares e cuidadores dos estudantes da instituição, visando fortalecer o diálogo entre escola e comunidade sobre práticas educativas no ambiente familiar. A formação foi conduzida pelas professoras Maria Britto, Fabiana Machado e Vânia Torres, que compartilharam reflexões e estratégias sobre a importância da construção de limites saudáveis na infância.
2023
Dando continuidade à implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) nas Escolas Infantis da Rede Municipal de Canoas, foi realizado na tarde desta segunda-feira (17/04/2023) a inauguração da sala de recursos da EMEI Terezinha Tergolina. Os alunos Público-Alvo da Educação Especial da referida escola, bem como os alunos de escolas do entorno poderão receber o atendimento especializado. A partir de agora, contamos com 12 salas de recursos em funcionamento nas nossas escolas infantis. A meta é que todas as EMEIS da Rede Municipal de Ensino sejam contempladas com este serviço.
Agradecemos a Diretora da EMEI Terezinha Tergolina, Professora Rosângela Fiuza, a Professora Gabreile Solano e a toda a comunidade escolar por acreditarem neste projeto.
Alunos da Rede Municipal participam de oficina de sorobã
Na última terça-feira, dia 25 de outubro, foi realizada uma oficina de sorobã, na EMEF Ceará, promovida pelo NAPPB (Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille), em parceria com a ADEVIC (Associação dos Deficientes Visuais de Canoas). A referida Oficina foi conduzida pelo aluno Gabriel Moreira, que tem doze anos e possui deficiência visual, sendo orientado pelo professor Eri Domingos da Silva do NAPPB, contando com a participação da professora Maíra Cordeiro (NAPPB) e a psicopedagoga Aline Streda (ADEVIC).
Os alunos do sexto ano vivenciaram algumas técnicas de utilização do sorobã, recurso didático usado especialmente por pessoas cegas. Durante a oficina, eles aprenderam a escrita de números, bem como a operacionalização de cálculos simples. Houve grande participação e interesse dos alunos, demonstrando que esse recurso pode ser utilizado por todas as pessoas (com ou sem visão).
As oficinas e capacitações organizadas pelo NAPPB, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, cumprem um dos objetivos desse órgão no que se refere à formação de professores, qualificando o processo de ensino e aprendizagem.
Inclusão com participação – Vivenciando o Sistema Braille
Nessa quarta-feira, dia 08 de junho, professores do NAPPB (Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille), vinculado à Secretaria Municipal da Educação, e da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas – ADEVIC realizaram uma oficina do Sistema Braille na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará.
A oficina ocorreu no quarto ano, no turno da tarde, onde estuda a aluna Ester de Lima Rosa, que possui deficiência visual.
O professor Eri Domingos da Silva do NAPPB e as professoras Cíntia Itaqui e Vera Gubert Neuhause conduziram a atividade, na qual Ester foi protagonista, pois ela demonstrou, com muita desenvoltura, para os colegas o funcionamento do Sistema Braille. Ester, que tem dez anos, está há dois meses em Canoas, oriunda do Rio de Janeiro. Ela é atendida no NAPPB e na ADEVIC e está completando o processo de alfabetização.
Além de conhecerem o funcionamento do código, os alunos vivenciaram a leitura e a escrita no Braille, podendo explorar os materiais utilizados no processo de aprendizagem das pessoas com deficiência visual. Outro momento significativo foi quando os alunos vivenciaram o Sistema Braille utilizando o próprio corpo.
Uma efetiva inclusão se faz com participação, parceria e aprendizagem.
Registros de 2022:
SEMANA DA CRIANÇA NO CEIA - 2021
Canil do 15º BPM realiza apresentação no Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade em Canoas
🐕👮🏽♂️Nesta quarta-feira (20/10) o Canil do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) realizou no Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da Prefeitura Municipal de Canoas uma apresentação de adestramento dos cães policiais.
O CEIA realiza atendimento educacional especializado no turno inverso ao das aulas para alunos oriundos das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental da Rede Municipal e escolas conveniadas de Canoas. Atende também, crianças com deficiência ( Física, Intelectual e Sensorial), altas habilidades ou Superdotação e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A realização dessas ações aproxima e integra a Polícia Militar com a comunidade, reforçando nosso comprometimento e evidenciando nossa parceria em prol da população.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS:
Fixo - (51) 3477-8833
WhatsApp - (51) 98585-6243
Comunicação Social do 15º Batalhão de Polícia Militar – Canoas RS - Fone: (51) 98453-0898