Experiências de 2021
Experiências de 2021
Experiências em rede: na formação de professores (2º Café na Janela), a colega Rosana Fachel, da EMEF Nelson Paim Terra, ouviu a indicação de personalidades e artistas indígenas e passou a acompanhar e conhecer a obra de Wanessa Ferreira (@dewaneios). Nessa dança bonita de troca de experiências entre as duas, a Wanessa enviou um vídeo para os alunos da Rosana, que havia trabalhado com suas turmas sobre a obra da artista indígena. Lindo de se ver! Clique abaixo para ver:
Experiências em rede: registros da atividade "Soletrando com as mãos", promovida pela EMEF Bilíngue para surdos Vitória.
Experiências em rede: a EMEF Guajuviras organizou um livro intitulado "Contos, minicontos e outras histórias pandêmicas", escrito pelos estudantes do 9ºA e 9ºB e produziu um vídeo de conscientização sobre a importância da vacinação com a participação de estudantes de diversas turmas. VACINA JÁ!!!
Experiências em rede: a professora Silvana Leotte da EMEF David Canabarro, compartilhou seu canal do youtube e o vídeo abaixo sobre "Como organizar um cantinho de estudo para as crianças"
Experiências em rede: A EMEF Bilíngue para surdos Vitória promoveu, no dia 30/10/2021, a 4ª Mostra Cultural Surda. A gravação pode ser vista abaixo:
EXPOSIÇÃO "PAULO FREIRE PARA CRIANÇAS" NA EMEF GUAJUVIRAS
De 23 à 30/9 - Casa da Democracia - EMEF GUAJUVIRAS
Trabalho alusivo ao centenário de Paulo Freire
Proposta desenvolvida através do Laboratório de Aprendizagem, Sala de Recursos, Biblioteca e professora de Artes das séries finais.
Objetivo: trazer a história do autor adaptada ao público infantil explorando as visões de mundo das séries iniciais e finais através da arte e sensibilidade estética.
Propostas desenvolvidas e apresentadas na exposição:
Séries iniciais
Laboratório de Aprendizagem - Contação da história "Paulo Freire para crianças" (adaptação da professora Paula Ramos com base no livro 'O menino que lia o mundo')
1°/2°s anos - "EU LEIO MEU MUNDO" Registros gráficos das visões de mundo de cada estudante.
3°/4°s anos - Ilustrações da história contada e composição de livro gigante
Séries Finais
AEE - Contação da história e proposta de caricatura do autor com base nas características físicas descritas e visualizadas em imagens da internet.
Artes - Alfabeto Freireano - palavras selecionadas através de produções do autor para ilustrações voluntárias dos estudantes.
Notícias das nossas escolas no Portal da Prefeitura de Canoas:
I SEMANA ESCOLAR DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
As EMEFs Ministro Ludwig, Nancy Pansera, Nelson Paim Terra e Santos Dumont se envolveram lindamente com atividades de luta e empoderamento de meninas e mulheres, junto à Secretaria Municipal da Educação e à Coordenadoria das Mulheres, na I Semana Escolar do Combate à Violência contra a Mulher.
Abaixo, alguns registros do trabalho, que foi muito forte e importante!
A ideia é de que aconteça em março em todas as escolas, a partir do ano que vem (falamos mais sobre isso no 7º Café na janela)
Experiências em rede: Educação Infantil como exemplo de Inclusão
Registro do belo trabalho de inclusão realizado pelos educadores da EMEI Pequeno Polegar. A Professora Nádia Pontes do Jardim II C, a Professora Cátia Bonneau da Sala de Recursos e o estagiário de inclusão Jordan Thiago de Melo que juntos pensam com carinho no cotidiano da nossa querida Lara Rafaelly da Rosa, 06 anos.
Experiências em rede: A EMEF João Paulo I, no dia 20 de julho, organizou a I Roda de Conversa: Representatividade negra, práticas pedagógicas de uma educação antirracista. Equipe e grupo de professores, junto a seus convidados do Coletivo Educação Antirracista - RS, fizeram uma incrível discussão sobre a importância dessa luta, que é de todos e todas nós. Assista abaixo as duas lives:
Experiências em rede: Ao lado, compartilhamos a notícia que saiu em 30/07/21 no Portal da Prefeitura sobre o trabalho realizado pela professora Evelise Pereira, na EMEF Edgar Fontoura.
Suas turmas puderam participar da palestra do professor Antônio Márcio Rennó Matos, da cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Durante dois anos, Antônio Márcio realizou treinamento na NASA (Space Camp) e na SEEC (Space Exploration Educators Conference), em Houston.
A experiência do professor se transformou na palestra “A Teacher in Space”, na qual ele conta toda a vivência da capacitação e mostra aos alunos que eles também podem sonhar grande (conceito de Dream Big). Lá em Itajubá, onde mora Antônio Márcio, a palestra se tornou um projeto, o ConheCiência, que incentiva os alunos a levarem a ciência, na prática, para as escolas da periferia da cidade.
Em Canoas, na escola Prefeito Edgar Fontoura, o ponto alto da experiência foi a possibilidade dos estudantes se comunicarem com uma pessoa de realidade distante, que passou por uma experiência diferente, mas possível. “Foi uma experiência fantástica, que os alunos levarão como impulso em suas vidas", disse Evelise.
Experiências em rede: Em 2020, depois de alguns encontros virtuais realizados junto ao Jardim 2B, da EMEI Nilton Leal Maria, onde as crianças relataram a falta que sentiam da escola e de alguns momentos vivenciados. As educadoras Karen Andreza da Silva Fagundes e Vanessa Ferrari tiveram a ideia de fazer a entrega do Kit "Chá da tarde", onde os elementos do kit, remeteriam a vivências que tivemos na escola antes da pandemia.
Após a entrega do Kit presencialmente na escola, realizamos um meet, onde desfrutamos juntos do chazinho e conversamos sobre o que eles sentiam falta da escola. Um kit tão sensível e particular da nossa turma, foi sucesso com as crianças e com as famílias.
Artigo e livro saindo do forno! A professora Caroline Maciel recentemente publicou o artigo abaixo, que resultou de uma pesquisa feita pelo grupo GEDAEF/UFRGS, que se dedica ao estudo das EF nesse período de pandemia. O texto trata especificamente sobre o ensino remoto e alunos com deficiência.
Se quiser ler ou baixar o arquivo, clique nele:
Também para divulgar: no livro Trabalho Docente em Educação Física, a profª Carol Maciel participa escrevendo em colaboração o capítulo 10!
Ao lado, imagens da capa (não é material para baixar)
Experiências em rede: A professora Daniela Ilhesca compartilha conosco o potente projeto "Solta voz, guria",o trabalho feito na escola Arthur Pereira de Vargas. Abaixo uma entrevista com a prof!
Experiências em rede: As professoras Ariane Bonato, Janaína Fidelis e Mariele Souza, da EMEF Leonel Brizola, trouxeram ideias sobre a Sala de Recursos Multifuncionais durante a formação (módulo 3 da Trilha Entre aspas: o pós-ainda-pandemia e a Educação)... Bem-vindo(a) ao primeiro "Pingos de Café" do nosso site!
Experiências em rede: Atendimento Educacional Especializado da EMEI Olga Ronchetti - Kit Brincante Elementos da Natureza da Professora Jaqueline Vallier
Experiências em rede: canal no YouTube das professoras das salas de recursos das EMEFS David Canabarro ( Professora Silvana Leotte) e Thiago E. ( Professora Elisama de Oliveira).
Experiências em rede: No ano de 2020, foi realizado um projeto na turma do Jardim 2B, da EMEI Nilton Leal Maria, chamado "A arte está em todo lugar!". Foi lançado um desafio para as crianças: reproduzir obras de arte de que elas gostassem! Mas este desafio tomou rumos maiores e transformou-se em um lindo projeto. Construiu-se um Blog, onde foram compartilhadas as devolutivas das crianças com as famílias e toda comunidade escolar.
Link do blog https://a-arte-esta-em-todo-lugar-jardim-2b-escola-nilton-leal.webnode.com
Educadoras Káren Andreza da Silva Fagundes e Vanessa Ferrari
Experiências em rede: A EMEF Santos Dumont compartilha conosco o interessante Projeto Bem-estar docente, desenvolvido com e para os professores da escola, bem como professores aposentados, convidados a participar também. O projeto, ainda em andamento, contou com várias oficinas: YOGA, DANÇA, CAFÉ VIRTUAL, RODA DE CONVERSA, OFICINAS GASTRONÔMICAS, TREINO FUNCIONAL, ALONGAMENTO, CANTO. A diretora Patrícia Gerardt, que enviou e pensou o projeto, compartilha um pouco desses momentos nas fotos abaixo!