Experiências de 2023
Experiências de 2023
Experiências em rede: Supervisora Nayara (EMEF Bilíngue para Surdos Vitória)
Hogwarts: A Matemática Mágica
EMEF Ceará - Prof. Luiz Michel Vargas da Silva
O professor Luiz Michel Vargas da Silva, da EMEF Ceará, buscando engajar os alunos de maneira lúdica na disciplina de matemática, criou uma atividade, no mínimo, inspiradora. Hogwarts: A Matemática Mágica foi uma forma encontrada de promover revisão e compreensão dos conteúdos de forma contextualizada.
Os alunos foram distribuídos em casas, simulando o ambiente de Hogwarts, o que, conforme o professor, incentivou o trabalho em equipe. Cada ano escolar, do 7o. ao 9o., abordou um conceito matemático específico; no entanto, em todos foram propostos desafios relacionados à temática Harry Potter.
O objetivo de cada grupo era acumular pontos a fim de completar as atividades com sucesso. Ao final, o grupo com mais pontos foi premiado.
Como resultado, obteve-se um maior engajamento dos alunos, em face tanto de uma contextualização eficaz dos conceitos matemáticos, quanto do estímulo ao trabalho em equipe e à competição saudável.
Experiências em rede: Jornais da EMEF Carlos Drummond de Andrade
Experiências em rede: Profª Leticia Diello Kuhn (EMEF David Canabarro)
No dia 11 de maio, a professora de matemática Leticia Diello Kuhn ministrou uma oficina durante a Semana Acadêmica da Matemática do IFRS - Campus Canoas. A oficina replicava uma atividade desenvolvida com os estudantes do oitavo ano da EMEF David Canabarro, em que eles deveriam criar o projeto de suas "casa dos sonhos". O projeto envolvia a construção da planta baixa de uma casa e depois a utilização do software Sweet Home 3D para criar o projeto em 3D de suas casas. Na oficina, a professora e os estudantes de licenciatura do IF conversaram sobre as possibilidades e potencialidades da atividade, além de experimentarem o software construindo a sua "casa dos sonhos".
Experiências em rede: Profª Cristiane Rollsling Teixeira (EMEF Guajuviras)
A Professora de História, Cristiane Rollsling Teixeira, atuante na rede municipal de Canoas, EMEF Guajuviras, e mestranda em Educação pela Universidade La Salle na área de Gênero, sob a orientação da Dra Denise Quaresma da Silva, contribuiu para a edição de 13 de Fevereiro de 2023 do portal Geledés. O veículo é bastante conhecido e existe desde Abril de 1988. Segundo o próprio portal, o Geledés se trata de "uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira".
Cristiane, nessa edição, participou com um artigo em que propõe uma reflexão sobre as dificuldades e a necessidade de abordar as designações de gênero em sala de aula. A mestranda e há mais de 10 anos professora na rede traz uma discussão permeada por teóricos e conceitos essenciais dos estudos de gênero. Tudo isso, entretanto, sob a lente de alguém que conhece e busca apreender a realidade do estudante, e que investiga as demandas e as angústias do estar em sala de aula.
Acesse o artigo pelo link: Por que é tão difícil e importante abordar sobre as designações de gênero na Educação? - Geledés (geledes.org.br)
Experiências em rede: EMEF RONDÔNIA