A "NOVA DIREITA" NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO

COORDENADOR: Vanuccio Pimentel

SOBRE

As eleições de 2018 consolidaram um novo momento da Nova República com a ascensão da chamada “nova direita” no Congresso Nacional. O movimento teve início com as manifestações de rua de 2013 e se materializou no congresso com as eleições de 2018 e a vitória de Jair Bolsonaro.

Ao longo deste período houve a consolidação de grupos com perfis de caráter conservador, especialmente militares e religiosos, como base principal de defesa a atuação em favor do governo de Jair Bolsonaro. O processo eleitoral de 2022 consolidou essa tendência e fortaleceu suas posições no Congresso na esteira das mudanças das regras eleitorais que encerraram as coligações proporcionais.

Desta feita, compreender a nova configuração do Congresso Nacional permitirá traçar os cenários de mudanças e permanências no jogo político do país, além de analisar o comportamento dos parlamentares por meio da distribuição espacial da votação em cada distrito.

OBJETIVOS


METODOLOGIA

Por se tratar de uma análise espacial de um conjunto de parlamentares é preciso tomar como ponto de partida que todos os deputados envolvidos na pesquisa são considerados casos distintos e cada legislatura também é analisada como casos distintos. Desta feita, este projeto se configura como um estudo de caso comparado que permite o aprofundamento dos casos e a comparação entre eles.