TEIA

(Tecendo Espaços de Imaginação e Ação para a Paz)

COORDENADORA: Catarina Bezerra

SOBRE

A atual conjuntura internacional-local apresenta sérios desafios referentes à crescente violência direta, estrutural e cultural entre Estados ou mesmo dentro deles. Nesse cenário, o projeto TEIA, enquanto laboratório teórico-prático, tem como objetivo formar os discentes na área dos Estudos para a Paz e Transformação de Conflitos, de modo que se tornem líderes replicadores com capacidade de atuação local e internacional.

* Explicando de onde surgiu a ideia do nome: “A feitura de teias assume uma finalidade em nossa atividade de construção da paz: desejamos estabelecer algo que ajude a moldar mudanças sociais construtivas em dado cenário. A chave para desencadear essa mudança e fazer com que ela tenha êxito exige uma imaginação, novas formas de pensar e o desenvolvimento de processos que tecem relações e conexões que criam os espaços sociais que, por sua vez, formam o tecido invisível da comunidade humana dentro e fora da geografia da violência.” (LEDERACH, 2011, p.121) 

OBJETIVOS


METODOLOGIA

Os discentes serão divididos em grupos de trabalho distintos, de modo que desenvolvam trabalhos específicos. Encontros semanais serão realizados com todos os membros do projeto, com o intuito de alinhar aquilo que está sendo desenvolvido em cada um dos sub-grupos, e ter espaços de brainstorming, discussões sobre próximos passos do grupo, etc.

Além disso, de modo intercalado com os momentos de planejamento, serão realizadas palestras formativas e mesas redondas abertas aos membros do projeto ou interessados externos. Por fim, mensalmente serão realizados workshops para ensino de ferramentas práticas, role playing e debates de casos reais de conflitos com formulação de estratégias para diálogos antes improváveis, abrindo o caminho para a transformação daquele contexto.