NOSSOS ANTIGOS PROJETOS

CIDADANIA GLOBAL 1.0

COORDENADORA: Manuella Donato

SOBRE

O Cidadania Global apoia o trabalho de organizações da sociedade civil no que se refere a suas conexões globais, a fim de potencializar perspectivas cosmopolitas na busca pelos direitos humanos. Desde maio de 2015, quando iniciou suas atividades, Cidadania Global tem desenvolvido atividades em parceria com organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais nacionais e internacionais, por meio de pesquisas sobre agendas globais, suporte à realização de atividades e no apoio à elaboração de projetos e captação de recursos. A equipe tem também se dedicado ao mapeamento de organizações da sociedade civil na região, com o intuito de conhecer melhor as realidades locais e contribuir para o fortalecimento dessas iniciativas.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

A abordagem adotada é de criação de um espaço que funcione de forma similar a uma organização não-governamental, baseada no fortalecimento de uma estrutura horizontal e colaborativa, a fim de promover o desenvolvimento de uma autonomia relacional entre os integrantes do Cidadania Global. No que se refere às relações externas, enfoca-se na a promoção do diálogo com grupos e entidades da sociedade civil organizada, a partir de uma escuta ativa que, em conjunto com o estudo das agendas apresentadas, permite elaborar estratégias de fortalecimento da atuação das organizações parceiras.

COMEX NA PRÁTICA

COORDENADORA: Rossana Cola

SOBRE

Treinar os estudantes para que, futuramente, possam atender às empresas.
O projeto terá como proposta simular uma consultoria em Exportação, utilizando, com isso, as principais ferramentas (sites) de Comércio Exterior.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Através de encontros semanais, trabalhar com a simulação em ferramentas de Comércio Exterior.

DEBATE CLUB

COORDENADORA: Cris de Lelis

SOBRE

Debater temas variados relacionados às relações internacionais, usando a língua inglesa.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Dinâmicas de grupo; jogos; leitura de textos; e outra atividade que seja de desejo do grupo para estimular o debate.

FÓRUM MUNDIAL

COORDENADOR: Lucas Galindo

SOBRE

O projeto se debruçará sobre as Questões de Segurança mais importantes da humanidade, sobretudo os conflitos ativos em curso, o estudo aprofundado para uma compreensão sempre mais completa do contexto, da situação em si e dos seus reflexos no panorama local e internacional, e finalmente, apresentação de estratégias objetivas de resolução destes mesmos conflitos. 

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Estudos dirigidos e diálogos no seio do grupo para ampliar os horizontes da visão e refinar academicamente e profissionalmente, seja o conhecimento construído nas aulas e em conjunto, sejam as estratégias de resposta e resolução dos conflitos.

INTERNACIONALIZE

Paradiplomacia e Cooperação Internacional

COORDENADOR: Gustavo Rocha

SOBRE

O projeto busca a ampliação das oportunidades de prática profissional na área pública, além de preparar o estudante para atuar na área pública e desenvolver cultura internacional em Caruaru.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Nivelamento com os estudantes sobre a paradiplomacia e a cooperação técnica. Desenvolver projetos de cooperação técnica internacional em parceria com o município, inserir os estudantes nestes projetos.

LIKE
COORDENADOR: Lucas Galindo

SOBRE

O nome original do Projeto é a ideia central das seguintes frases "The world LIKE a home, the humanity LIKE a family". O Projeto se dedica à articulação e concretização de iniciativas de ação social e serviço humanitário, por parte sobretudo do corpo discente do Bacharelado em Relações Internacionais da Comunidade Universitária substanciada pelo Centro Universitário ASCES UNITA. A meta do projeto é o refinamento da consciência em relação às complexas conexões entre as realidades locais e mundiais bem como o enriquecimento cultural e profissional de nossos acadêmicos e, enfim, fomentar a responsabilidade social e a construção de um mundo melhor e mais unido.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

O projeto se desenvolve através de reuniões semanais onde são executados todos os pontos do planejamento: contatos com parceiros ativos, varredura e contato com potenciais parceiros, planejamento de inserção, planejamento estratégico e decisões sobre encaminhamentos vários relativos à seleção, destinações e protocolos consulares, atualização das redes sociais, revisões permanentes dos textos dos acordos, etc.

PROSPECTA NORDESTE

COORDENADOR: Robson Góes

SOBRE

O projeto proporciona aos alunos condições de compreender questões macroeconômicas e políticas econômicas que refletem sobre as condições de mercado interno e externo. Podendo com isso analisar e verificar a existência de oportunidades de negócios, janelas de oportunidades, entre os mercados.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Estudo em grupo, debates e apresentação da teoria macroeconômica básica. Em seguida adoção, por cada aluno, de um país para trabalhar e aplicar as ferramentas de análise macro. Apresentação das informações macro de seu país. Feito isso, o aluno busca nos sites de COMEX dados da balança comercial de seu país, para poder verificar o fluxo de comércio e corrente de comercio do mesmo. Por fim, através de cálculo dos índices é verificada a existência ou não de oportunidade de comércio do país.

RI NA ESTRADA

COORDENADORA: Cris de Lelis

SOBRE

Divulgação do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA), através de Redes Sociais, visitas às escolas de Ensino Médio e eventos realizados pela própria instituição, utilizando também o jogo Desbrava Mundo.

OBJETIVO

METODOLOGIA

Organização do Jogo Desbrava Mundo; discussão e divisão de tarefas; determinação de metas e prazos para as ações; e o que mais o grupo achar necessário para o andamento das tarefas.

SOCIAL PROJECT

COORDENADOR: Nivaldo Inojosa

SOBRE

O Projeto se propõe acompanhar os discentes em todos os processos que envolvem a realização de ações, atividades e envolvimento nas várias realidades sociais, especialmente no que concerne os desafios que enfrentam as pessoas menos favorecidas na sociedade, apresentando aos participantes do laboratório o ciclo completo de projetos sociais, desde a identificação dos problemas, da busca de possíveis soluções para estes por meio de elaboração, gestão, monitoramento, avaliação e prestação de contas de projetos sociais visando também apresentar os passos necessários para captação de recursos necessários à realização dos mesmos.

OBJETIVOS

METODOLOGIA

Aulas teóricas e práticas sobre o tema. Utilização de PowerPoint, vídeos e outras apresentações mediáticas. Atividades individuais e em grupos. Visitas a organizações que atuam na área de projetos sociais na região.

TÉCNICAS BÁSICAS DE TRADUÇÃO

COORDENADORA: Cris de Lelis

SOBRE

Estudar técnicas que nos ajudem a traduzir textos de idiomas neolatinos para o português.


* Em 2021.2, o projeto foi responsável por traduzir o site oficial de turismo de Caruaru para o idioma inglês e espanhol, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (SEDETEC).

OBJETIVOS


METODOLOGIA

Através de encontros semanais, trabalhar ferramentas para aprimorar a prática de traduções, assim como, traduzir materiais originais. O projeto pode ocorrer de maneira híbrida, a depender das demandas internas e externas.

TERRITORIALIZANDO

COORDENADORA: Manuella Donato

SOBRE

O projeto é voltado à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir de práticas locais, com foco no diálogo entre as agendas globais e os diversos saberes do território.

OBJETIVOS


METODOLOGIA

O projeto terá como base o diálogo e a articulação com atores locais que desempenham papel ativo na promoção do desenvolvimento sustentável para a região. Os/as estudantes participantes do projeto estarão à frente da realização desse processo, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Como etapa preparatória, será realizado um período de estudo e sistematização, que servirá como insumo para o planejamento da etapa de intervenção, orientada por uma perspectiva de investigação-ação.