Também chamado de “sétima arte”, o cinema não é apenas uma simples forma de entretenimento. Na verdade, ele é uma poderosa ferramenta de comunicação, que reflete e molda a nossa percepção da realidade. Filmes e documentários, mais do que contar histórias e narrar fatos, também são capazes de traduzir e ilustrar conceitos complexos das Relações Internacionais, como conflitos, diplomacia, globalização, migração e identidades nacionais, para um público mais amplo.
Este projeto de extensão universitária visa utilizar o cinema como uma plataforma para estimular o debate e o pensamento crítico sobre temas de Relações Internacionais. Ao analisar narrativas cinematográficas, podemos entender melhor como as questões globais afetam as vidas das pessoas e como diferentes culturas interpretam os eventos históricos e políticos.
Promover o debate e a educação sobre temas de Relações Internacionais por meio da análise de obras cinematográficas, conectando a comunidade acadêmica com a sociedade.
Analisar e discutir filmes, documentários e séries que abordem temas relevantes das Relações Internacionais.
Capacitar a comunidade para o consumo crítico de produtos audiovisuais, identificando vieses e narrativas ideológicas.
Criar um espaço de diálogo entre estudantes, professores e a comunidade em geral, com o apoio de especialistas convidados.
Para a curadoria, o professor responsável irá selecionar alguns filmes, os quais deverão ser assistidos com atenção pelos participantes do projeto. Os participantes irão selecionar os filmes que julgarem mais interessantes. Essa etapa será realizada enquanto viabiliza-se as parcerias. Após cada sessão, será realizada um debate aberto à participação da comunidade, mediado pelo professor responsável pelo projeto e pelo especialista convidado.