O LADRI é um projeto de extensão universitária voltado para estudantes do curso de Relações Internacionais, com o objetivo de desenvolver competências em análise de dados, ciência de dados e inteligência computacional aplicadas de maneira acadêmica e técnica. O projeto visa capacitar os participantes no uso de ferramentas e metodologias computacionais, promovendo a integração entre teoria e prática, e incentivando a produção de conhecimento inovador sobre temas de relevância, tais como comércio exterior, segurança internacional, economia política, política internacional, segurança pública etc..
Capacitar estudantes de Relações Internacionais em análise de dados e inteligência computacional, fomentando a aplicação dessas ferramentas em pesquisas e projetos no âmbito das Relações Internacionais e da Ciência Política.
Introduzir os conceitos fundamentais de ciência de dados, programação e aprendizado de máquina.
Aplicar técnicas de análise de dados em temas de relevância para as Relações Internacionais.
Desenvolver projetos práticos em grupo, utilizando bases de dados reais.
Estimular a produção de artigos científicos, relatórios técnicos e visualizações de dados.
Fomentar parcerias com órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs, centros de pesquisa e outros projetos de extensão).
O projeto será estruturado em módulos teórico-práticos, compreendendo workshops, oficinas programação (em linguagens como Python ou R, priorizando a acessibilidade), análise de bases de dados públicas (provenientes de fontes como a ONU, o Banco Mundial e o IBGE), estudos de caso e desenvolvimento de projetos individuais e em grupo. Adicionalmente, serão promovidos seminários com convidados externos e oficinas de desenvolvimento de habilidades técnicas visando oportunidades no mercado de trabalho.