A fonte de pesquisa usada para buscar as informações foram o município de Rio Pomba, na Zona da Mata, onde realizou-se um levantamento de consumo e plantio das PANCs.
A pesquisa foi separada em duas subdivisões dentro do universo Rio Pomba, a zona rural e a zona urbana.
Por ser uma cidade predominantemente rural, eles ainda mantêm a cultura do plantio e possuem um grande contato com as PANC, porém houve uma perda de cultura nesse aspecto no decorrer dos anos, relatam moradores do local.
Nome científico: Portulaca oleracea
Função indicadora: É uma planta rasteira muito presente no Brasil, planta anual capaz de se reproduzir através de sementes, ocorre em solos de quase todos os tipos. É uma planta invasora.
Propriedades medicinais: Ajuda no tratamento de problemas no fígado, bexiga e rins e pode combater diversos problemas intestinais, como disenteria, hemorroida e diarreia, além de ajudar no tratamento contra o escorbuto e ajudar a produção do leite materno. É anti-inflamatória, antifúngica e analgésica. A planta ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular e pode também ser usada para tratamentos psiquiátricos, como o tratamento de transtornos bipolares, esquizofrenia, hiperatividade, depressão, autismo, ADD, e doença de Alzheimer.
Receita:
Salada de beldroega e abóbora
(http://projetoalimentodesperto.pt/salada-beldroegas-abobora/)
Nome científico: Erechtites valerianifolius
Função indicadora: Surge em áreas de pastagens e terrenos baldios, onde é considerada uma erva daninha.
Propriedades medicinais: Possui ação anti-inflamatória.
Receita: INGREDIENTES: 1 maço de capiçoba, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho espremido, 1/2 cebola picada. Sal a gosto.
MODO DE PREPARO Selecione folhas jovens e lave-as. Corte bem fininhas ou, como são macias, pode deixá-las inteiras se preferir uma apresentação diferente. Doure alho e cebola, sal a gosto. Não há necessidade de mais temperos, pois a capiçoba já é aromática. Adicione as folhas e deixe murchar. Sirva quente, pura ou incrementada com carne, peixes ou outros pratos.
http://www.forumitaborai.fiocruz.br/sites/default/files/Cadernos%20PANCs%20FINAL.pdf
Até hoje, no município de Itajubá, não foram realizadas pesquisas e catalogações sobre o consumo e plantio das PANC, sendo difícil estimar, por exato, o que podemos encontrar na natureza da região. Tem-se a estimativa possível ao considerar os dados do município de Rio Pomba.