Nome científico: Urtica dioica L
Função indicadora: Cresce em ambientes úmidos, costeiros e ruderais.
Propriedades medicinais: Bom contra coceiras na pele, alergias, diabetes, retenção de líquidos e inchaços. Além disso, é anti-inflamatório, anti-hemorroidário e diurético.
Receita: Precisa ser fervida antes do consumo para perder seus pelos urticantes, que podem incomodar a garganta ou até provocar engasgos, porém rende ótimas sopas, acompanhamento para pratos quentes e deliciosos chás. Suas sementes podem ser tóxicas, não sendo recomendada para alimento.
Encontrada no norte e no sul do Brasil
Nome científico: Plantago major
Função indicadora: Indica solos com pouca aeração, compactados e adensados.
Propriedades medicinais: A planta tem propriedade laxativa, oftálmica, antibacteriana, cicatrizante, anti-inflamatória, anti-hemorrágica , desintoxicante, expectorante, analgésica, digestiva e diurética, dentre outras.
Receitas:
Risoto de tansagem com cenoura:
https://outracozinha.com.br/2018/06/29/risoto-de-tansagem-com-cenoura/
Plantago (tanchagem) crocante:
https://mariamestrecuca.wordpress.com/2018/11/17/plantago-tanchagem-crocante/
Nome científico: Dipteryx odorata (Aubl.) Willd
Função indicadora: É encontrada em diferentes regiões na América do Sul. Indicadora de mata virgem.
Propriedades medicinais: Óleo extraído dessa PANC serve para tratar úlceras bucais, otite (inflamação no ouvido), problemas do couro cabeludo e está sendo utilizado como inseticida, para matar ratos. Suas sementes e frutos também são muito usados, através de seus cozimentos obtém-se um tipo de remédio que tem propriedades anestésicas. Também serve para tratar tosse, gripe e problemas pulmonares, através de sua casca.
Receita:
Pudim de cumaru
https://mdemulher.abril.com.br/receitas/receita-do-masterchef-fogaca-pudim-de-cumaru-com-calda-de-frutas-vermelhas/
No Norte do Brasil, um projeto de 2016 recuperou cerca de 4,52% (cerca de 600 mil hectares) do desmatamento anual da Amazônia. Entre a metade do mesmo ano e o fim de 2017, acabou, porém, apenas reflorestando aproximadamente 0,75% do desmatamento total. Outras iniciativas continuam funcionando e tentando preservar e restaurar o que foi perdido. Algumas, infelizmente, não obtêm o resultado esperado, pois o avanço do desmatamento é crescente.
Bambu (Bambusa sp.)
Tem sua maior atuação como praga no sudoeste da Amazônia.
Dendezeiro (Elaeis guineensis)
Presente principalmente no Pará.
Braquiária (Brachiaria)
Regiões: todas. Até 90% das pastagens brasileiras são compostas por esse gênero.
Características: foi introduzida, durante o século XX, nos solos brasileiros com uma finalidade econômica. É uma espécie que tem um impacto bem forte por conta do seu vigor muito grande de retorno: você elimina e ela nasce de volta rapidamente
Você pode substituir por uma espécie de gramínea nativa da sua região de sua preferência, pois o principal uso dessa planta é a pastagem, assim como a capim-gordura.
Nim (Azadirachta indica)
Regiões: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da Norte.
Características: é nativa da Índia e foi distribuída em diversos países, especialmente em regiões de clima árido, sendo encontrada especialmente no Nordeste brasileiro. É uma planta usada no controle de pragas e tem um potencial de invasão muito grande. E como foi distribuída sem nenhum cuidado, com pouco controle, por volta dos anos 2000 realizou uma destruição avassaladora de espécies nativas.