Gastronomia Lisboa

Pastel de Belém

Desde 1837 que a casa Pastéis de Belém faz as delícias de locais e turistas, graças a uma antiga (e secreta) receita do vizinho Mosteiro dos Jerónimos.

Embora muito semelhantes em aspeto, pastéis de Belém e pastéis de nata são diferentes no recheio e textura da massa folhada, ainda que ambos sejam os maiores destaques de Lisboa no que respeita à doçaria local.


Pataniscas de Bacalhau

As pataniscas de bacalhau são uma iguaria da zona de Lisboa, mais específicamente da Estremadura.

E não dá para falar de pataniscas sem lhe juntarmos o não menos delicioso arroz de feijão. É a melhor combinação possível!

As pataniscas consistem em bacalhau desfiado com cebola e salsa, envolvido num polme de ovos com farinha e frito em óleo bem quente.


 Amêijoas à Bulhão Pato

Iscas com elas

As Amêijoas à Bulhão Pato devem ser o prato-petisco mais tradicional de verão em Lisboa e em Portugal.

E, quando chegam à mesa, acompanhadas de imperiais mais fresquinhas que conseguires encontrar, é ver todos a “atacarem” a travessa como se as amêijoas fossem fugir.

A história conta que o nome desta iguaria se deve a Raimundo António de Bulhão Pato, escritor, poeta e político, mas que ficou mais conhecido pela sua famosa receita de amêijoas.

É um dos nossos pratos preferidos em Lisboa, desde que as finas tiras de fígado (Iscas) sejam muito tenrinhas e com aquele molho e cebola a envolver as deliciosos batatas (Elas).