Gastronomia Covilhã

Pastel de molho

Saboroso pastel de massa folhada com recheio de carne refogada, era, na década de 1920, levado pelos operários têxteis da Covilhã, para o almoço, pois, para além de se conservar muito bem, ajudava a retemperar forças, uma vez que era comido como se de uma sopa se tratasse.

Para tal, o pastel era colocado num prato de sopa e o molho (de açafrão ou chá preto) era deitado quente por cima. Tapava-se com um outro prato para abafar e o pastel abria e podia comer-se à colher, como se fosse uma sopa.

Pode, no entanto, ser comido simples, que também é delicioso.


Migas de ovos

Migas normalmente servem de acompanhamento com carne de porco frita, mas podem servir de acompanhamento para todo o género de pratos.

Migas são feitas com pão duro cozinhado num caldo, misturado com ervas e temperado e depois frito em gordura de porco.


Migas de tomate

Dobrada a moda da covilhã

Migas de tomate com peixe frito, a melhor combinação!

Esta receita é tão mas tão boa que pode e deve ser saboreada de Janeiro a Dezembro… Sabe sempre bem!

Os sabores deste prato fazem-nos crescer água na boca. Hora de provar!

Coze-se a dobrada em água temperada com sal, depois de bem lavada, raspada e esfregada com um limão. À parte coze-se a mão de vitela e o pé de porco também em água e sal. Numa caçarola leva-se ao lume o azeite, a manteiga, a cebola picada, as cenouras raladas e o ramo de salsa. Quando a cebola estiver cozida, mas loura, introduz-se o arroz, o presunto demolhado duas horas e cortado às tiras, a dobrada cortada em quadrados de 4 a 5 cm, a mão e o pé completamente desossados e também cortados em bocados de 5 cm .