Gastronomia de Évora

Sopa de Cação


A Sopa de Cação é um prato tradicional da região de Évora, em Portugal. É uma sopa reconfortante e saborosa, geralmente preparada com cação (um tipo de peixe da família dos tubarões), batatas, coentros, alho, pão e algumas vezes tomate.

A preparação geralmente envolve cozinhar o cação em água temperada até que esteja macio, removendo então os ossos e desfiando a carne. Em seguida, adicionam-se as batatas cortadas em cubos, o alho picado e os coentros frescos, deixando cozinhar até que as batatas estejam macias. Por fim, adiciona-se o pão cortado em pedaços pequenos, que serve para engrossar a sopa.

Ensopado de Borrego

O Ensopado de Borrego é um prato tradicional da região de Évora, em Portugal, e é uma das especialidades da cozinha alentejana. É um prato reconfortante e saboroso, perfeito para os meses mais frios do ano.

Para preparar o Ensopado de Borrego, utiliza-se carne de borrego (cordeiro), que é cortada em pedaços e cozida lentamente em um guisado com batatas, cenouras, cebolas, alho, tomate e ervas aromáticas, como o tomilho e o louro. O cozimento lento permite que os sabores se misturem e que a carne fique macia e suculenta.


Queijdas de Évora

As Queijadas de Évora são uma iguaria doce tradicional da cidade de Évora, em Portugal. Elas são pequenos bolos ou tartes, feitos com uma massa à base de queijo fresco, ovos, açúcar e canela. O recheio é então colocado em formas de massa e assado até que fique dourado e delicioso.

Estas queijadas têm uma textura macia e um sabor característico do queijo fresco, complementado pelo doce do açúcar e o toque aromático da canela. Elas são uma sobremesa popular em Évora e podem ser encontradas em muitas confeitarias e padarias da região.