Divulgação dE Atividades
Conhece algumas das atividades que desenvolvemos
Divulgação dE Atividades
Conhece algumas das atividades que desenvolvemos
em Destaque:
O que fizemos este ano letivo?
Um ano inteiro a pensar em ti! Ao nível do currículo, literacias e aprendizagem, desenvolvemos várias atividades envolvendo muitos alunos e professores! O mesmo aconteceu ao nível da leitura e da literacia bem como de projetos e parcerias e da gestão das nossas bibliotecas escolares. Já estamos a preparar o novo ano letivo cheio de boas surpresas, sempre a pensar em ti!
Publicado em 30/07/2025.
O ano em revista nas nossas bibliotecas
As bibliotecas escolares devem ser espaços dinâmicos e adaptáveis, que promovam a leitura, a informação, a cultura e a cidadania ativa, utilizando recursos físicos e digitais para atender às necessidades de toda a comunidade escolar. Valorizar a diversidade cultural e promover a participação ativa dos alunos assente nos direitos humanos, igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável.
Publicado em 31/07/2025.
Visita de Estudo ao pólo da Amora da Biblioteca Municipal do Seixal
Visita das turmas do 4.º ano
Visita de estudo realizada ao Pólo de Amora da Biblioteca Municipal do Seixal, pelas turmas do 4.º ano da EB Quinta do Conde de Portalegre. Os alunos assistiram à dinamização e exploração da leitura do livro Lea e o elefante, de autoria de Kim Sena (na Hora do Conto, dinamizada pela Susana Filipe), seguida de oficina de ilustração.
Sobre a história: a Lea mora sozinha numa casa cheia de objetos de todos os tipos, mas está sempre entediada. Um dia, fez amizade com um elefante e o convenceu de que iria voar nele, tornando-o especial
No final da visita, as turmas visitaram os diferentes espaços da biblioteca, ficaram a conhecer as valências e horários e alguns alunos fizeram também o cartão de leitor! Ficou a vontade de regressar no segundo semestre.
BE: espaço de inclusão e inovação
BE: espaço de recuperação e inovação
A Biblioteca Escolar adapta-se para servir os seus utilizadores. E, para isso, reinventa-se.
O mote é acolher bem para incluir melhor. Reequaciona-se o espaço físico, flexibilizando, na medida do possível, as diferentes zonas que passam a assumir uma vertente multifuncional.
As Bibliotecas Escolares garantem e promovem a igualdade de oportunidades a todos os utilizadores, manipulando seu espaço para dinamização de eventos de natureza diversificada.
Destacam-se os desafios de xadrez, encontros com escritores e parcerias externas, dinamizações de leitura no âmbito de projetos (Escola a Ler), acolhimento de alunos PLNM, concursos de leitura, exposições, sessões de jazz, sessões de robótica…