Dias comemorativos
Datas importantes para assinalar e celebrar
Datas importantes para assinalar e celebrar
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia, mas só em 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade (Fonte: Dia Internacional da Mulher, Wikipédia).
Dia Mundial da Poesia
O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999. Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia (Fonte: Dia Mundial da Poesia, Eurocid).
Revolução do 25 de Abril de 1974
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, refere-se a um acontecimento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, iniciando um processo de democratização do país, com a aprovação de uma nova Constituição, em 1976 (Fonte: Revolução de Abril, Wikipédia)
Dia da Europa
O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de Maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950, em que o francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é o embrião da atual União Europeia (Fonte: Dia da Europa, Wikipédia).
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto com a UNESCO (Fonte: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Wikipédia).
Dia Mundial da Língua Portuguesa
Data oficialmente estabelecida, em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a UNESCO proclamou o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". É uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos continentes, e a mais falada no hemisfério sul (Fonte: Dia Mundial da Língua Portuguesa, UNESCO).