CELEBRAÇÃO DO GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2022-2023

No dia 23 de novembro de 2023, dia comemorativo da Floresta Autóctone, a Escola Básica José Saraiva celebrou o prémio que recebeu da ABAE - Programa Eco-Escolas: o Galardão Bandeira Verde 2022-2023.
Este galardão reflete o excelente trabalho de todos quantos se envolveram no Projeto Eco-Escolas da EB José Saraiva, ao longo do ano letivo de 2022-2023.

Neste dia, no âmbito das atividades do programa Eco-Escolas e Green Cork, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas, seguindo-se uma ação de plantação de árvores no recinto escolar envolvendo diversas turmas.


Projeto Eco-Escolas

"Este Programa educativo internacional é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE ) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de vários parceiros que colaboram em financiamentos específicos de diferentes atividades, nomeadamente os concursos."

Fonte: https://www.dge.mec.pt/projeto-eco-escolas 


As principais dinamizadoras do projeto na nossa escola (profs. Célia Ferreira e Andreia Medina) convidaram o Conselho Eco-Escolas e restante comunidade a estar presentes no hastear da Bandeira Eco-Escolas, ganha com o esforço de todos os que que se envolveram neste projeto, e que se realizou no dia 23 de novembro - Dia da Floresta Autóctone - pelas 10h15.

A Bandeira Verde Eco- Escolas é um reconhecimento prestigioso que representa o esforço coletivo para atingir metas ambientais.

Ao ser hasteada, a sua cor verde simboliza a esperança de que é possível fazer mais e melhor pelo ambiente. A bandeira assinala que, na nossa escola, existe a preocupação de sensibilizar, integrar e promover nos alunos e na comunidade escolar atitudes respeitadoras do meio ambiente.  

Juntos conseguimos contribuir para um mundo melhor.

FacebookFacebookFacebookFacebookFacebook

Plantação de árvores em volta da Escola José Saraiva

Após o hastear da bandeira, seguiu-se a plantação de espécies autóctones. Cada turma, com um dos seus professores, plantou uma árvore, tarefa simplificada graças ao imenso trabalho prévio do Sr. Sérgio (ao centro, na foto acima).

Fotografia do Pilriteiro da biblioteca, plantado por alunos do 5.º B  com um membro do Conselho Eco-escolas e, simultaneamente, da Associação de Pais.

O Pilriteiro é uma espécie de espinheiro branco, que pertence à família das rosaceae, nativo da Europa, do noroeste da África e da Ásia Ocidental. A designação científica desta espécie deve-se à robustez da planta, em particular da sua madeira, e ao facto de as suas flores terem apenas um pistilo.
Fonte: Wikipedia 


Nome científico: Crataegus monogyna

Classificação superior: Crataegus

Classificação: Espécie

Espécie: C. monogyna

Família: Rosaceae

Mais fotografias deste dia em que a equipa do Projeto Eco-Escolas, professores de todas as turmas e seus alunos, alguns elementos da biblioteca, um elemento da Associação de Pais e o Sr. Sérgio, andaram numa grande azáfama, plantando árvores na escola.