01-12-2022 a 16-12-2022

▐  Comemoração dos 200 anos da independência do Brasil -1822/2022

A Independência do Brasil

Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a 7 de setembro de 1822, ocasião em que ocorreu o evento conhecido como o Grito do Ipiranga, às margens do rio Ipiranga na cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe regente do Brasil,  D. Pedro de Alcântara de Bragança, foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil. Foi coroado e consagrado no dia 1 de dezembro de 1822, e o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil. 

Fonte: Wikipedia.pt

▐  A bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, antes da independência do Brasil

"Até ao início do século XIX, em Portugal, e na generalidade dos países europeus, as bandeiras mais não eram que um suporte de brasões de armas, não tendo nenhum significado especial, separado do daqueles. Assim, grande parte das bandeiras nacionais do século XVIII, tinham um simples campo branco, estando nele assentes as armas do.país.

Sendo uma bandeira armorial até meados do século XVI - portanto, uma quadratura do Escudo Português - a bandeira portuguesa passou, nessa altura, a ter o campo branco, com as Armas Reais nele assentes. Era assim a bandeira portuguesa em 1816."

Fonte: audaces.blogs.sapo.pt


▐  A primeira bandeira do Brasil após a independência

"Só após a independência foi criada a primeira bandeira oficial do Brasil. Entre setembro e dezembro de 1822, o pavilhão pessoal do antigo príncipe real do Reino Unido — um losango amarelo em campo verde, tendo ao meio o brasão de armas do príncipe D. Pedro —, passou a ser usado para representar o novo país. Com a consagração de D. Pedro I como imperador do Brasil, a coroa real que ornava o brasão foi substituída pela coroa imperial." 

Fonte: Wikipedia.pt


A Escola Jsé Saraiva comemorou este dia com a exposição de trabalhos de História dos alunos do 9.º ano.

Parabéns, colegas Ana Luísa Silva, Cristina Portugal e Valério Santos, e aos seus alunos!

Facebook

▐  Exposição de trabalhos dos alunos de História

Cartaz da autoria do professor Valério Santos, de História

Livros do fundo documental da Biblioteca