Notícias

01-01-2024

DIA MUNDIAL DA PAZ
O uso ético das Tecnologias

Roma (Itália). Em 1º de janeiro de 2024 celebra-se o 57º Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo VI em 1968, convidando todos à oração e à reflexão sobre este dom a ser pedido incessantemente, para promover caminhos orientados à paz para toda a humanidade.

[…]

Um dos desafios que o Papa Francisco destaca particularmente é o desafio educativo, que interpela professores e educadores no seu método – “Os jovens crescem em ambientes culturais impregnados de tecnologia e isso não pode deixar de pôr em discussão os métodos de ensino e formação” – exigindo sempre mais a capacidade de promover o pensamento crítico e de acompanhar os jovens para desenvolver “uma capacidade de discernimento no uso de dados e conteúdos recolhidos na web ou produzidos por sistemas de inteligência artificial”. As Escolas, universidades e sociedades científicas são chamadas a ajudar os estudantes e os profissionais a tornar próprios os aspectos sociais e éticos do desenvolvimento e uso da tecnologia”. 📎

Facebook

01-01-2024

JANEIRO, O MÊS DE JANUS
Apontamento histórico

Janeiro deriva do termo latino Ianuarius, 11º mês do calendário de Numa Pompílio, dedicado a Janus.

Janus é  um deus romano com duas faces viradas para direções diferentes: uma olha para trás, para o passado, para o caminho percorrido; outra olha para a frente, para o futuro, para o caminho que se quer percorrer. O primeiro mês do ano tem essa característica, encerrando um ciclo e iniciando outro. 

Janeiro já integrava o calendário anterior ao Juliano, mas nesse caso era o décimo primeiro entre os meses. Com as alterações instituídas por Júlio César, passou para o início do ano, e assim permaneceu até mesmo após as alterações que criaram o calendário Gregoriano.

Protetor das portas que se abrem simultaneamente para dois caminhos, Janus é o deus das idas e das vindas, das passagens e das mudanças (do passado para o futuro, de um universo para outro, do interior para o exterior, do exterior para o interior). 📎

Facebook

08-01-2024

ALICE VIEIRA
Prémio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil

No dia 8 de janeiro a escritora portuguesa Alice Vieira recebeu, em Lisboa, o Prémio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil, atribuído em setembro passado pela Fundação SM.

Alice Vieira, de 80 anos, é a primeira autora portuguesa distinguida por este prémio, que reconhece "a trajetória de escritores ibero-americanos" de literatura infantil e juvenil.

Entre outros prémios que recebeu destacam-se o Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil por "Este rei que eu escolhi" (1993), o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da obra (1994) o prémio Maria Amália Vaz de Carvalho pelo livro de poemas "Dois corpos tombando na água" (2007).

Facebook

09-12-2023

URBANO TAVARES RODRIGUES
06-12-1923 / 09-08-2013

Urbano Tavares Rodrigues nasceu neste dia, em Lisboa, há 100 anos. 

Autor de uma extensa e premiada obra, que inclui todos os géneros literários, ficou conhecido como o grande escritor do Alentejo, das suas paisagens e das suas gentes, mas é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas.

A Literatura portuguesa deve muito a Urbano Tavares Rodrigues.

Ao longo dos seus mais de sessenta anos de carreira publicou cerca de cem livros.

O exemplar percurso do escritor, do intelectual e do cidadão permanece bem vivo.

Facebook

10-12-2023

JOSÉ SARAMAGO
Nobel da Literatura há 25 anos

Facebook

14-12-2023

JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA
Prémio Pessoa 2023

O Cardeal D. José Tolentino Mendonça​ é o vencedor do Prémio Pessoa 2023.

O Prémio Pessoa é atribuído anualmente a uma personalidade que 'tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.'

'Um sonho meu, que aqui partilho, é ver um dia o silêncio declarado Património Imaterial da Humanidade. Porque nós declaramos património as grandes construções, o canto, todas as coisas associadas à expressão, e esquecemo-nos que o silêncio também é uma forma de expressão extraordinária e que, no silêncio, experimentamos muitas vezes uma comunhão, uma proximidade, que nenhuma palavra do mundo é capaz de nos fazer sentir.'

José Tolentino Mendonça

Portugal, 15 Dez 1965 #

FacebookFacebookFacebook

30-11-2023

FERNANDO PESSOA
13-06-1888 / 30-11-1935

Neste dia, há 88 anos, morria repentinamente no Hospital de São Luis dos Franceses, o escritor Fernando Pessoa.

Hoje considerado o maior poeta português do século XX e um dos mais destacados criadores da literatura mundial, Fernando Pessoa deixou um vastíssimo espólio escrito em seu nome e através dos seus outros eus, que inclui poesia, crítica literária, drama, contos, filosofia, teoria linguística, textos políticos, textos sobre gestão, publicidade, astrologia, esoterismo e tradução.

FacebookFacebook

30-11-2023

MARK TWAIN
30-11-1835 / 21-04-1910

30 de novembro de 1835: Nasce o escritor norte-americano Mark Twain .
Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudónimo Mark Twain, foi um escritor e humorista dos Estados Unidos. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (As aventuras de Tom Sawyer, 1876) e, posteriormente, Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano".

Facebook

09-12-2023

ALMEIDA GARRETT
04-02-1799 / 09-12-1854

09 de dezembro de 1854: Morre o escritor e político português Almeida Garrett, defensor do Liberalismo, promotor da reforma do ensino artístico, fundador do futuro Teatro Nacional D.Maria II.

Facebook

23-10-2023

Comemoração dos 21 anos da
Biblioteca Escolar José Saraiva

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro.

Este ano, em 2023, assinala-se no dia 23 de outubro, ou seja, hoje.


Por isso, três elementos da Biblioteca percorreram todas as salas de aula (e até o ginásio), para falarmos deste dia, dos concursos da nossa Biblioteca Escolar no âmbito do MIBE e para lermos excertos de Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto e Afonso Cruz, acerca de livros e de bibliotecas. Quase sempre, houve troca de ideias sobre o que foi lido/escutado e os alunos foram incentivados a, posteriormente, criar algo, partindo destas Leituras para refletir e dialogar, criar e imaginar.


Tivemos um miminho de uma das colaboradoras da BE: um bolo para assinalar o aniversário. Acresce que faz, este ano, 21 anos que a nossa Biblioteca integra a RBE.

Um dia cansativo, mas muito gratificante!



Facebook

28-09-2023

Prioridades para as Redes de Bibliotecas Escolares 2023-2024

A equipa nacional da Rede de Bibliotecas Escolares reuniu no dia 13 de julho para fazer o Balanço de 2022-2023 e apresentar as prioridades para o trabalho a desenvolver pelas bibliotecas escolares em 2023-2024, que decorrerá sob o lema “Iteração e consolidação”.

Foram igualmente apresentadas as novidades no que diz respeito às propostas com que a RBE desafia as bibliotecas: projetos concursos dinâmicas…

Adeus 2022-2023! Bem-vindo 2023-2024! 

Facebook

12-10-2023

UM NOVO HUMANISMO?

'As novas gerações vão ter que se equilibrar entre o micro e o macro, entre as releituras do mundo e da vida,  que a tecnologia - em acelerada escalada de complexidade - irá produzir.

Num cenário assim, cientistas e poetas serão essenciais para que não nos tornemos robotizados, para que nosso fascínio pelas máquinas não nos levem a agir como elas'.

(Edgar Morin, filósofo francês) 

Facebook

23-09-2023

Miúdos a Votos | 2023-2024
Iniciativa da RBE e da Visão Júnior

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo sétimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados AQUI.

FacebookLinkLink

20-09-2023

UNESCO

GEM: Tecnologia na educação: uma ferramenta ao serviço de quem?

Perante a escassez de estudos e evidências sólidas e imparciais sobre os efeitos do uso de tecnologias nas aprendizagens, este Relatório adverte os decisores para determinados riscos, apresentados nestes artigos.

A Educação 2030: Declaração de Incheon e Quadro de Ação determina que o Relatório de Monitorização Global da Educação (Global Education Monitoring – GEM) seja “o mecanismo para orientar a monitorização e a elaboração de relatórios sobre o ODS 4”, para informar sobre as estratégias nacionais e internacionais e ajudar na responsabilização pelos compromissos dos Estados Membros no setor da educação e no acompanhamento e revisão geral dos ODS.

O Relatório GEM 2023 é elaborado quando se atingiu metade do tempo da Agenda 2030 (2015 – 2030), por uma equipa independente da UNESCO e, na sequência de um processo exaustivo de consulta dos países. De periocidade anual e baseado em evidências/ factos, centra-se este ano na resposta à questão, “A tecnologia na educação: uma ferramenta ao serviço de quem?”.

O resumo do Relatório em português, principal fonte deste artigo, segue a estrutura do Relatório integral e divide-se em duas partes: a primeira sobre Tecnologia em Educação e a segunda sobre Monitorização da Educação, tendo em conta os sete indicadores do ODS 4 – “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Para mais informações consultar:
Artigo 1
Artigo 2

Facebook

13-09-2023

Natália Correia -  Efeméride

Nascida neste dia, há 100 anos, Natália Correia foi uma das personalidades mais proeminentes da cultura portuguesa da segunda metade do século XX. Numa vida cujos limites sempre extravasou, notabilizou-se através do ofício da escrita. Entre outras facetas, foi poeta, dramaturga, romancista, ensaísta, jornalista, guionista, tradutora, editora, conferencista, antologista e deputada (e até mesmo anfitriã de um programa de televisão).

No centenário do seu nascimento, a Antena 1 celebra a vida e a obra da escritora com uma operação que se iniciou ontem, num episódio especial do programa “Uma Noite em Forma de Assim”, e se estende pela emissão de hoje, que contará com vários momentos especiais, entre fragmentos de entrevistas, intervenções políticas e poemas ditos pela própria. 

Haverá também espaço para ouvir alguns poemas seus musicados e para escutar, pelas 23h00, o concerto Natália 100, que teve lugar em novembro do ano passado, na Aula Magna, em Lisboa, e onde foi apresentado ao vivo pela primeira vez o álbum “Natália É Quando Uma Mulher Quiser”, no qual algumas das melhores vozes nacionais cantam alguns poemas emblemáticos de Natália Correia musicados pelo compositor Renato Júnior.

Acompanhe esta operação especial no site da Antena 1 → bit.ly/4695sWR 

FacebookFacebook

15-09-2023

Setembro :  Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico

Campanha Setembro Dourado

Há 29 anos que a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, promove as aprendizagens dos alunos doentes, garantido que estes jovens dispõem das mesmas oportunidades de aprendizagem e integração que os seus colegas.

É com a escola que se minimizam as limitações destes alunos: a participação não presencial, as dificuldades físicas ou cognitivas, os desafios emocionais e sociais. Porque acreditamos que a doença não deve limitar a construção da identidade e de futuro, estamos e sempre estaremos convosco neste processo.

Neste sentido, criámos o documento em anexo – QUANDO UM ALUNO TEM CANCRO  – que se destina aos professores, alunos e comunidade escolar em geral. Aqui encontra informação sobre legislação e recursos disponibilizados pela Acreditar como o programa Aprender Mais que, gratuitamente, proporciona um acompanhamento, complementar à resposta escolar, por parte de professores voluntários. Teríamos o maior interesse que este documento fosse divulgado pela rede escolar.

A par deste trabalho feito ao longo do ano, em Setembro assinala-se o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico. A campanha Setembro Dourado – dourado é a cor do cancro pediátrico, que simboliza a força e a resiliência das crianças e jovens que passam por uma doença oncológica – este ano tem o lema “O cancro do meu filho mudou tudo”. Mais informação no site da Acreditar.

É uma excelente oportunidade para a comunidade escolar se envolver, promovendo atividades com os alunos sobre o cancro pediátrico.

https://www.acreditar.org.pt/pt/base/83 

Facebook