O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.

O Dia dos Namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo cristão chamado Valentim, no Séc. III.

É uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. É o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes, tais como as tradicionais caixas de bombons.

Quem foi o bispo Valentim?

O bispo Valentim, ou Valentim de Roma, foi um bispo cristão, que lutou contra as ordens do imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Porém, apesar da proibição do imperador, Valentim continuou a celebrar casamentos. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte por decapitação. Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. De acordo com a tradição, antes da execução, Valentim terá escrito uma mensagem de adeus para a moça, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data da sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de um antigo festival romano chamado Lupercália, celebrado anualmente em honra da deusa Juno (deusa da mulher e do casamento) e do deus Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a 'procissão da fertilidade', em que os sacerdotes percorriam a cidade de Roma batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Créditos: Wikipedia

Postal para o dia de S. Valentim, 1926

Fonte: TuckDB Postcards

"O triunfo de São Valentim"
Valentin Janez Metzinger  (1699–1759)

Créditos: Wikipedia.

▐  Atividades realizadas

Sugestões de leitura

Exposição de trabalhos e sugestões de leitura

Exposição de trabalhos de algumas turmas.

"No namoro não há guerra!"

"Joyeuse Saint Valentin"

Cenário preparado para receber os leitores. 

Leitura em voz alta, no Dia dos Namorados

Facebook