CONTACTO GERAL

Rua 25 de Abril

4710-913 Braga

Simultânea de Xadrez

253 208 790

253 208 795


clubecienciaviva@aedonamaria.pt

Simultânea de Xadrez

Data: 15.fevereiro.2023 (14h30)       Local: Clube Ciência Viva

No dia 15 de fevereiro (quarta-feira) realizou-se uma simultânea de xadrez, pelas 14h30, no corredor dos laboratórios. É um confronto entre 1 jogador (normalmente um Grande Mestre) e vários outros, ao mesmo tempo, em diferentes tabuleiros. Durante uma simultânea de xadrez, o jogador (Grande Mestre) desloca-se de tabuleiro em tabuleiro, jogando uma jogada em cada um antes de passar para o próximo. Os jogadores adversários geralmente têm tempo limitado para fazer as suas jogadas. A simultânea é uma forma popular de demonstrar habilidade em xadrez e para promover o xadrez numa comunidade.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Clube Ciência Viva, coordenado pelo Dr. Júlio Bigas, o Clube de Xadrez D. Maria II, coordenado por Ricardo Almeida, e a Academia de Xadrez Cidade Curiosa (entidade externa à escola que está a dar apoio técnico ao evento).

Agradecemos  a presença do "Arena Grand Master" Manuel Blanco, natural da República Dominicana, vencedor da última edição da Taça Rainha D. Maria II.

Jogo de Xadrez

O jogo de xadrez é um jogo de estratégia jogado por duas pessoas num tabuleiro com 64 casas alternadamente claras e escuras. Cada jogador começa o jogo com 16 peças: um rei, uma rainha, dois bispos, dois cavalos, duas torres e oito peões.

O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao rei adversário, o que significa colocá-lo numa posição em que ele esteja ameaçado de captura (xeque) e não possa mover-se para outra casa sem ficar sob ameaça de captura novamente (xeque-mate).

O jogo de xadrez é jogado em turnos, com cada jogador fazendo uma jogada por vez. É um jogo desafiador que exige habilidade, estratégia e planeamento cuidadoso para ser bem-sucedido. É um jogo que pode ser jogado tanto por diversão quanto em competições de nível amador ou profissional.