Parcerias

No dia 15 de abril os alunos do 1º CEB da escola do Fojo e da escola da Feira assistiram à apresentação do livro "Simãozinho Baltazar " com  André Pereira

 Encontro dos alunos do 5º ano, no dia 19 de abril, com a escritora Ana Filipa Correia. 

Os alunos das Escolas da Aguieira, V. Madeiros e Lapa do Lobo assistiram, no dia 17 de abril, a uma História Contada dinamizada pelo "Contador" Jorge Justo. 

A MANTA DO JOSÉ 

No dia 22 de janeiro os alunos de 1º e 2º anos do Agrupamento de Canas de Senhorim deslocaram-se ao Auditório da Fundação Lapa do Lobo para assistir ao  espetáculo: “A Manta do José, uma história canção” dinamizada pelos atores Tânia Cardoso e Rodrigo Crespo.

Após a apresentação, alunos e professores foram encaminhados até à Galeria da Fundação, para visitarem a exposição “A Manta de José”,

O livro “A Manta do José” conta a história da relação entre o neto José e o seu avô alfaiate e explora os laços familiares e o valor afetivo dos objetos. Transporta-nos, também, para um tempo antigo, de maior escassez e consequente atenção à reutilização das coisas quotidianas.
Sinopse:

Quando o José nasceu, o avô, que era alfaiate, ofereceu-lhe uma manta, uma bonita manta feita à mão para o berço do seu primeiro neto.
Assim começa esta terna história adaptada da tradição judaica sobre a infância e a passagem do tempo, onde um cúmplice avô encontra sempre uma solução para que uma velha manta, que em tempos ofereceu ao seu neto, não desapareça. Aproveitando o tecido para várias peças de vestuário, até apenas haver o suficiente para forrar um botão, a manta vai acompanhando o José durante o seu crescimento. No entanto, o botão acaba por desaparecer, e contra todas as probabilidades, o avô do José surpreende-o uma vez mais, conseguindo algo a partir do nada e fazer aquela manta durar para sempre.

MAS AFINAL O QUE É UM LIVRO?”

A autora Rita Canas Mendes organizou, para os alunos do 5º ano, no dia 26 de outubro  um workshop “MAS AFINAL O QUE É UM LIVRO?”


Afinal de contas, o que é um livro? Como se fabrica? Quem o inventou e quem o faz hoje? Da capa ao miolo, passando pela critica e pelas bibliotecas, as respostas estão todas aqui, numa oficina facilitada pela autora do livro “O que vem a ser isto?”

Falou de livros muito grandes e muito pequeninos, livros com cheiro, livros para ler no escuro e muitos outros

Deem Ideias...  sugeriu a autora,  e foram muitas as participações dos alunos. 


Bora Lá Laborar!

No dia 18 de maio, os alunos do 9º C e do Ensino Secundário da Escola de Canas de Senhorim assistiram, no Centro Cultural de Carregal do Sal, ao espetáculo “Bora Lá Laborar”, da companhia Teatro de Ferro. Uma excelente atividade promovida pela Fundação da Lapa do Lobo.

“Bora Lá Laborar” é uma reflexão sobre o trabalho e o lugar que este ocupa nas nossas vidas. Em palavras da companhia: “Este nosso labor é feito de ideias, de gestos, de danças, de músicas, de palavras, de canções e de tantas outras coisas – e com tudo isto ainda não vamos conseguir responder à pergunta: para que é que trabalhamos?”.

Os alunos consideraram que: "o espetáculo estava muito bem constituído", "com um cenário excelente", "levava-nos a pensar sobre o mundo do trabalho", "senti uma dorzinha e uma desilusão ao pensar que vamos ser substituídos pelas máquinas não num futuro próximo mas um dia vai acontecer" "penso que se não trabalhássemos o ser humano era inútil", "a forma como trabalhamos diz muito de nós".    

Bora Lá Laborar Teatro de Ferro 2023

A feira contou com a participação de  várias turmas a fazer leituras, teatros...

Os alunos do 3º Ano da Escola do Fojo apresentaram a Carochinha e o João Ratão para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo da escola João de Deus

Alunas do 8º C  leram "Os músicos de de Bremen" dos irmãos Grimm para os alunos do pré-escolar 

Alunos do 9º  C leram "Os Direitos das Crianças"  de Matilde Rosa Araújo para os alunos do pré-escolar 

Alunos do 9º  C leram "Aqui estamos nós" de Oliver Jeffers com recurso a marionetas para os alunos do pré-escolar 


Alunos do 9º A leram e apresentaram imagens da obra "A árvore dos abraços " de Jorge Letria para os alunos do pré-escolar 


Alunos do 9º A  leram e apresentaram imagens da obra "A Viagem" de Fracesca Sanna para os alunos do pré-escolar 

O 6ºB e o 6ºC representaram (para 3º e 4º ano) pequenas peças sobre a temática Bullying, trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto “Eu Confiante”. 

Alunos do 

Alunos do 9º A leram "Aqui estamos nós" de Oliver Jeffers com recurso a imagens para os alunos do pré-escolar 

Alunos do 9º A leram e apresentaram com sombras chinesas da obra "A árvore dos abraços " de Jorge Letria para os alunos do pré-escolar 

Alunos do 9º B leram e apresentaram com recurso a marionetas "Direitos das  crianças" de Matilde Rosa Araújo para os alunos do pré-escolar 


Alunos do 9º B leram e apresentaram através de sombras chinesas imagens da obra "A Viagem" de Fracesca Sanna para os alunos do pré-escolar 

 As visitas à feira por parte da comunidade escolar decorreram ao longo de toda a semana, tendo os alunos das várias escolas do agrupamento sido transportados pelos autocarros da câmara municipal. A vinda à escola sede, das turmas do pré-escolar e 1º CEB, incluía para além da visita à feira, a visita à biblioteca, onde a puderam assistir a atividades de leitura e de teatro. à apresentação de uma peça de teatro a partir da fábula “A cigarra e a Formiga”, adaptada às novas mentalidades e que esteve a cargo da turma A do 6º ano, que desenvolveu este trabalho durante as aulas da disciplina de teatro. Outras turmas assistiram à dramatização da fábula “A Lebre e a Tartaruga”, levada a cabo pelos alunos do 3º ano do Fojo. O 6ºB e o 6ºC representaram (para 3º e 4º ano) pequenas peças sobre a temática Bullying, trabalhadas durante o desenvolvimento do projeto “Eu Confiante”. Para os mais pequenos, várias alunas do 8ºC fizeram leituras de livros infantis.

De salientar ainda o envolvimento das turmas do 9º ano, que no âmbito do DAC “Direitos Humanos” apresentaram um teatro de sombra a vários grupos.

Todas as atividades que constituíram a animação foi do agrado dos visitantes que saíram com um largo sorriso de satisfação e com a certeza de que a biblioteca, já não é  aquele espaço tristonho onde se acumulam livros e que aprender, afinal, pode ser sinónimo de prazer.


Os Leitores do fraque apareceram na escola e andaram a "cobrar" leitura a professores, funcionários e alunos alertando-os para a necessidade de terem a leitura em dia.


LIBERTA AS PALAVRAS

Design sem nome.mp4

No âmbito da atividade "Liberta as Palavras  - 7 horas a Ler" convidámos  professores alunos e funcionários que disponibilizaram alguns minutos para ler poemas de Eugénio de Andrade e texto de António Lobo Antunes e de António Torrado

Obrigada pela vossa participação e parabéns pelas vossas leituras.

Cream Illustration Vector World Book And Copyright Day Video.mp4

Práticas de Escrita Criativa com Gabriel Gomes

Os alunos do 11ª Ano tiveram uma oficina com Gabriel Gomes.

Gostamos de escrever num ambiente calmo?  Com música ou sem música? Que tipo de música? Podemos inspirarmo-nos numa imagem? Estas foram algumas das técnicas trabalhadas.

"Era não Era" por Miguel Gouveia. 

No dia 27 de abril os alunos do 1º ciclo da Escola da Feira e os alunos do 5º ano da Escola Sede assistiram à atividade "Era não Era" por Miguel Gouveia. 

Segundo o autor esta atividade pretende  "Uma volta ao dia em oitenta mundos. Um tempo de escuta e partilha de contos, saberes e memórias da tradição oral portuguesa, mas não só. Uma experiência  multicultural, enriquecedora, em que, juntos tecemos uma trama feita de palavras  e silêncios que faz dos contos poderosos instrumentos de pensamento que estimula a fantasia, sensibilidade, memória e expressão

Contos, Cantos, Risos e Acalantos com Sofia Moura

No dia 26 de abril os alunos do1º CEB e jardins de infância da Aguieira, Lapa do Lobo e Vale de Madeiros assistiram à atividade "Contos, cantos, Risos e Acalantos" dinamizada pela "co(a)ntadora de Histórias Sofia Moura.  Os livros foram os atores principais mas a  música esteve também muito presente criando uma dinâmica muito interessante e criativa. Os alunos e professores ficaram maravilhados com as histórias encantadoras e repletas de simbolismo, a amizade, o sonho, a alegria, a felicidade e muitas mais tão importantes hoje em dia. 


 “A TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM LHE FIZERA AQUILO NA CABEÇA"

Os alunos do ensino pré-escolar assistiram, no dia 24 de abril  pelas 10h30 Auditório da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, ao espetáculo “A TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM LHE FIZERA AQUILO NA CABEÇA".  Adaptação do livro-álbum homónimo de Werner Holzwarth para peça de teatro por alunos do IPV com o apoio da Aldeia-Associação Cultural e Artística.

Houve muito entusiasmo e muita gargalhada...

Oficina de Escrita  com Bruno Courinha

Os alunos do 8º A  participaram numa oficina de escrita dinamizada pelo  AUTOR BRUNO COURINHA no dia 24 de abril.

A importância da leitura, encontrar inspiração, desenvolvimento do enredo e das personagens, o poder da descrição, o papel do diálogo, editar e rever  foram  alguns dos tópicos abordados ao longo desta oficina de escrita. Os alunos participaram ativamente na atividade.

Encontro com o autor Virgílio Vieira 

No dia 21 de Abril os alunos do 8º Ano assistiram a uma  palestra com o autor Virgílio Vieira para além da apresentação e leitura de alguns poemas do livro "Cais do Abraço" o escritor falou da beleza das palavras e da importância de sermos felizes, procurando fazer aquilo que queremos e que gostamos.

"Uma das coisas que me conforta

é saber que o pensamento critico

e a capacidade de tomar decisões sensatas

tornam o mundo melhor para além da nossa porta" sensatez in cais do abraço



Concurso "Leitura em Voz Alta" e Entrega de Prémios "Leitura a Par" marcaram arranque de Elos de Leitura 

O Concurso "Leitura em Voz Alta" e Atribuição de Prémios aos melhores leitores do projeto “Leitura a Par”, leitura em família decorreu no dia 21 de Abril de 2023 pela 21h00 no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas 

Marcaram presença pais, familiares, amigos, professores e representantes de diversas entidades, que  assistiram à entrega dos prémios e às excelentes prestações   finalistas do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º ano dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas e do Jardim Escola João de Deus, no Concurso de Leitura em Voz Alta.


A Menina do Ó

O Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação da lapa do Lobo tem como missão criar uma oferta cultural regular, junto da comunidade em geral e de públicos-alvo específicos, como escolas, famílias e jovens. 

No mês de novembro os alunos do 1º CEB assistiram a mais uma excelente sessão dinamizada pela Adriana Campos 

A menina do ó tem um grande novelo na cabeça. Anda à procura da primeira pergunta de todos os tempos e perde-se, quase todos os dias, nos seus pensamentos, como se fossem mapas ou constelações que nos deixam mais perto do sentido. Esta é uma oficina de brincar ao pensar, sem ideias feitas ou respostas prontas, para pessoas cheias de porquês. Podemos ter uma primeira pergunta nova todos os dias? 


A ARTE COMO AÇÃO COMUNITÁRIA 

No dia 25 outubro de  2022 os alunos do ensino secundário  assistiram a uma palestra com Raul Manarte. Num momento em que se valoriza o espírito crítico devemos  suscitar a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes.

Conseguimos salvar vidas e aliviar sofrimento através das artes? Conseguimos “tocar” pessoas a milhares de quilómetros, nas maisdramáticas crises humanitárias, mesmo sem sair “daqui”? Será possível que temos muito mais poder como cidadãos do que aquilo que achamos? Uma conversa com os alunos pretende trazer outras realidades e culturas, outras dificuldades e desafios e, sobretudo, outras possibilidades de ação. Foi através destas e outras questões que se pretendeu "espicaçar" e alertar  os alunos para um mundo tão desigual, para a injustiça, para o desespero dos refugiados, para a guerra, para o Mundo do século XXI.