ESCOLA A LER
ESCOLA A LER
O tesouro de Manuel António Pina - Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Os alunos do 6º A apresentaram, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, O tesouro - Manuel António Pina , para algumas turmas do 6º e 7º Anos.
A Fábula dos Feijões Cinzentos de José Vaz- Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Os alunos do 5º A apresentaram, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Fábula dos Feijões Cinzentos, de José Vaz , para algumas turmas do 6º e 7º Anos. Os alunos do 5º A na disciplinas de Teatro e de Cidadania leram e adaptaram a obra para texto dramático. Ao longo dos ensaios, disciplina de teatro, foram dadas várias indicações, desde colocação de voz, expressividade, técnicas de relaxamento. As personagens foram elaboradas por um elemento da equipa da biblioteca uma vez que esta atividade foi dinamizada em articulação com a biblioteca.
Textos Descritivos
Os alunos do 5º B, orientados pela docente de Português, Teresa Fernandes, têm vindo a realizar um conjunto de atividades de escrita de várias tipologias, de acordo com as aprendizagens essenciais da disciplina.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas visam fomentar a relação afetiva e técnica com a escrita, bem como um ambiente criativo que favoreça o envolvimento dos alunos em pequeno ou grande grupo.
Deste modo, escreveram textos descritivos, tendo como base objetos utilizados no seu dia-a-dia, os quais caracterizaram através de coloridas ilustrações.
Projeto de Leitura Autónoma
No âmbito do Projeto de Leitura Autónoma, os alunos do 5º B e do 6º B, orientados pela docente de Português, Teresa Fernandes, desenvolveram um conjunto de atividades promotoras do gosto pelo livro e pela leitura.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas visam fomentar, de forma integrada, a criatividade, a comunicação e o desenvolvimento espontâneo do pensamento. Este projeto culminou na exposição, na entrada da escola, dos trabalhos elaborados pelos alunos que se envolveram com muito entusiasmo nos mesmos.
Sabias que … o teatro foi à Biblioteca da Escola do Fojo e à Escola da Feira
Nos dias 11 de dezembro e 24 de janeiro as turmas do 6.ºA e 6.ºB deslocaram-se à Biblioteca da Escola do Fojo para apresentar a peça de teatro "Os Direitos vão à escola" para os alunos do 2º, 3º, e 4º anos. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi tratado o tema "Os Direitos da Criança" com a leitura e análise da obra "Os Direitos vão à escola", de Celeste Gonçalves, que os alunos consideraram muito interessante, uma vez que aborda os Direitos da Criança de uma forma simples, criativa e lúdica. Desta obra nasceu uma peça de teatro que foi planificada e preparada na disciplina de teatro, em parceria com a Biblioteca Escolar, e apresentada aos alunos da Escola do Fojo.
No dia 30 de janeiro os alunos do 5.º A deslocaram-se à escola da Feira onde apresentaram "Os Direitos vão à Escola" para os aluno do 1º Ciclo
Por esta forma, os alunos contribuíram para a promoção dos Direitos da Criança e exercera uma cidadania ativa e responsável.
Parabéns a todos os envolvidos!
Requisição de livros para as férias de Natal.
Para os alunos e para os pais …
No início do ano letivo foi lançados um desafio aos pais/EE dos alunos do 5º ano. Pedirem aos filhos que requisitassem, na biblioteca, um livros para os pais.
Não são muitos mas acontece…
Encontro com o escritor José Francisco Rica na Biblioteca da Escola do Fojo e na Escola da Feira
No dia 14 de dezembro o escritor José Francisco Rica esteve na biblioteca da Escola do Fojo a apresentar os seus livros às turmas do do 2º E, 3ª F, 4ºG e H . Apresentou também na Escola da Feira para as turmas do 1º Ano (B e C) e à turma 2ºD.
Os alunos do 4º Ano estiveram muito bem a lerem uma história. Parabéns!!🐕
Na escola da Feira foram os professores que fizeram a leitura dramatizada para os alunos. Foi muito engraçado. Parabéns aos professores.
Dia Mundial da Ciência - 24 de novembro
Assinala-se no dia 24 de novembro o Dia Mundial da Ciência, uma iniciativa promovida pela UNESCO, com o objetivo de enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas. Para assinalar este dia os alunos do 11º Ano montaram uma exposição com trabalhos realizados no âmbito do Clube de Ciência Viva. Foram destacados livros e revistas relacionadas com a temática e as turmas do 7º Ano fizeram uma visita à exposição, leram alguns texto e requisitaram alguns livros e revistas.
Alunos do 9º Ano a fazer a requisição de livros em novembro.
"BOAS LEITURAS"
Clubes de Leitura
Falar de livros e da importância da leitura
Leituras encenadas
Alunos do Clube de Leitura do 6º A e C apresentaram para os colegas, que fazem parte do Clube de Ciência Viva, o livro "Vamos cozinhar crianças" de Afonso Cruz. Para contemplar todos os alunos foram feitas três sessões uma em dezembro e duas em janeiro.
Estiveram muito bem...Parabéns
Em novembro a biblioteca do 1º CEB, da Escola do Fojo, recebeu muitas novidades para ler criar e imaginar!!
Leitura em vai e vem
Os alunos do Jardim de Infância de Vale Madeiros em novembro já tinham os seus sacos pintados para levar os livros para casa. Parabéns pela criatividade.
Livro à mão
Nas salas de aula do 5º e 6º anos , no âmbito das disciplinas de Português e História, há sempre um livro à mão para os alunos lerem.
Biblioteca da Escola do Fojo
Os alunos da escola do 1º CEB já podem ir à biblioteca, diariamente, para requisição de livros e usufruir dos vários jogos.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote para este ano: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.
No decorrer deste mês foram várias as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escola, tendo como objetivo proporcionar o contacto dos alunos com livros e com leituras e desta forma levá-los a criar e a imaginar.
Baús de livros para as salas de aula do 1º CEB e Jardins de Infância
Leituras Dialogadas
Leitura da história "A Grande Fábrica de Palavras" de Agnès de Lestrade e exploração/escrita de palavras para "ajudar" a fábrica na sua produção. Os alunos foram convidados a escrever palavras que foram anexadas aos braços da Fábrica.
Ano letivo 2022/2023
Poesia ao Cubo
Os alunos do 5º A 6º B e 6º C , no âmbito da leitura autónoma, trabalharam a poesia e apresentaram os seus trabalhos em sala de aula. Posteriormente foi feita uma exposição com os cubos maravilhosos.
Os alunos do 5º C trabalharam a fábula "A Lebre e a Tartaruga" e representaram-na para os colegas.
As tecnologias na Educação
5º A a realizar uma ficha de trabalho usando e aplicando as suas competências digitais.
"Nós e o Mundo"
No âmbito do projeto DAC “Nós e o mundo” os alunos do 2º ciclo fizemos ilustraram provérbios em português e inglês. As docentes envolvidas agradecem a todos os participantes o interesse e criatividade demonstrados.
Ficámos com a certeza de que "Uma imagem vale mais do que mil palavras". As docentes de português e inglês do 2º ciclo.
"𝗢 𝗔𝗻𝗼 𝗱𝗮 𝗠𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗶𝗰𝗮𝗿𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶𝘀"
Os alunos do 12º Ano apresentaram, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas no dia 5 de maio, a peça "O Ano da Morte de Ricardo Reis" e brilharam com as suas excelentes prestações artísticas e conquistaram o público presente que muito aplaudiu.
No dia 8 de março também apresentaram para os colegas de 10º e 11º Ano para os motivar para a leitura da obra.
O elenco, composto por 15 jovens alunos, resultou de uma Residência Artística que decorreu no âmbito do Projeto Promoção do Sucesso Educativo, promovido pelo Município de Nelas em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, entre os meses de fevereiro e abril, em colaboração da @ETCetera Teatro, que orientou artisticamente os alunos.
O espetáculo "O Ano da Morte de Ricardo Reis", que consistiu numa adaptação dramatúrgica da obra do Nobel da Literatura pela ETCetera Teatro, apresentou o universo de José Saramago e Fernando Pessoa, que se misturaram e transportaram o público para a época pré-salazarista em Portugal e de todas as diferenças sociais, económicas e morais.
Diário de Leituras
Com o objetivo de promover a leitura autónoma, os alunos do 5º B, orientados pela docente de Português, Teresa Fernandes, elaboraram um “Diário de Leituras”, um espaço para os alunos se colocarem como protagonistas da leitura. Este instrumento favoreceu a construção de uma relação pessoal com as obras, cujas leituras puderam ser efetuadas em sala de aula e/ou em casa e englobou anotações, observações, comentários, ilustrações, acerca dasleituras realizadas.
Projeto de Leitura Autónoma
No âmbito do Projeto de Leitura Autónoma, os alunos do 5º B, orientados pela docente de Português, Teresa Fernandes, têm desenvolvido ao longo do ano letivo um conjunto de atividades promotoras do gosto pelo livro e pela leitura. As estratégias pedagógicas desenvolvidas visam fomentar, de forma integrada, a criatividade, a comunicação e o desenvolvimento espontâneo do pensamento. No 2º período, este projeto culminou na exposição, na entrada da escola, dos trabalhos elaborados pelos alunos que se envolveram com muitoentusiasmo nos mesmos.
Leitura Orientada
“A Leitura Orientada em Sala de Aula tem o propósito de criar um espaço e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.” Assim, os alunos do 5º B, orientados pela docente de Português, Teresa Fernandes, leram e analisaram a obra “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf. Este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. “Não está ninguém em casa!”, “Não está ninguém em casa!” é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição… Fruto do trabalho desenvolvido, os alunos caracterizaram o papagaio James e apresentaram os seus trabalhos numa pequena exposição na entrada da escola.
Parabéns a todos pela sua criatividade!
“Nós e o Mundo"
No âmbito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular) sob o tema “Nós e o Mundo – Culturas do mundo todo: fábulas, lendas, contos tradicionais e pequenas histórias…”, os alunos do 5º e ano, orientados pelas professoras da disciplina de Português, Helena Ferrão, Teresa Fernandes e Cristina Santos, planificaram e apresentaram os seus Projetos de Leitura/Dramatizações, envolvendo as disciplinas de Português, Teatro e Educação Visual, que trabalharam em articulação. Com os trabalhos produzidos foi feita uma exposição na entrada principal da nossa escola. Os alunos participaram nas atividades desenvolvidas com motivação, empenho e muito entusiasmo.
O CARNAVAL - A Brincar também se aprende
Livr`à mão - Os alunos do 6º B a ler silenciosamente nas aulas de português. 1º período
Leitura autónoma - Os alunos do 5º A apresentam à turma os contos lidos no 1º período.
Livr`à mão - Os alunos do 6º C a ler silenciosamente nas aulas de português. 1º período
Ynari, a menina das cinco tranças
Partindo do tema proposto pelo MIBE para o ano de 2022 e no âmbito do projeto Escola a Ler, foi desenvolvido um conjunto de atividades, que pela vastidão das abordagens possíveis, ultrapassou não só o mês das Bibliotecas como o primeiro período.
Assim, o trabalho iniciou-se com a leitura e exploração da obra Ynari, a menina das cinco tranças na turma do 6º A e que logo se estendeu às turmas B e C do mesmo ano, num trabalho de parceria e articulação com as professoras de Português e a equipa da biblioteca, rentabilizando o tempo dado para o Laboratório de Aprendizagens e ainda aproveitando o tempo do diretor de turma sempre que foi possível.
Seguiu-se o alargamento do número de turmas envolvidas, tendo entrado todas as turmas do 8º ano, que para além da leitura e exploração da obra, também participaram no questionário sobre as palavras a promover (colocadas no cata-sonhos) e as palavras a banir (queimadas no caldeirão)
Palavras a enaltecer - Cata Sonhos
Com o decorrer das atividades, aproximou-se a comemoração do dia das bruxas e com o propósito de recuperar algumas das tradições do tempo do galaico-português e de promover a interculturalidade (Halloween), a atividade prevista adaptou-se ao momento e culminou com a exposição das palavras a enaltecer e com a queima das palavras a banir (Queimada Galega) durante a atividade “Todos somos Ynari” realizada na disciplina de Teatro com a turma do 6ºA.
Para a seleção das palavras, procedeu-se a uma votação (cada participante escolhia uma palavra a enaltecer e uma a banir) nas turmas envolvidas, 6º e 8º anos, mas também foi aberta a outros alunos, professores e funcionários que durante o decorrer da votação visitaram a biblioteca.
Assim, foram 188 os participantes e dessa votação resultou o seguinte:
-Palavras a enaltecer mais votadas: Paz, Amizade, Harmonia, Felicidade, Amor…
-Palavras a banir mais votadas: Guerra. Ódio, Racismo, Tristeza, Poluição…
"Vou levar-te Comigo"
Alunos dos vários ciclos de ensino, no decorrer do 1º período, passaram pela biblioteca para fazer a requisição de livros.
Alunos do ensino secundário
Alunos do ensino secundário
Alunos do 2º Ciclo
Livros viajantes
Para que todos os alunos do 1º Ciclo e Jardins de Infância possam ter livros diversificados são organizados baús de livros, periodicamente, e entregues em todas as salas.
Estes livros servem para apoiar as atividades em sala de aula e para o projeto "Vou levar-te comigo".
Após a leitura dos livros os alunos podem solicitar o autocolante à professora e colá-lo na Caderneta da Leitura
As cadernetas da Leitura