Concurso de Leitura em Voz alta - 8ª Edição

Este ano, e em formato presencial, realizou-se o concuros de Leitura em Voz Alta no Cine teatro de Nelas. Uma verdadeira festa do livro e da leitura, procurando, por um lado pôr à prova as habilidades de leitura em voz alta dos mais novos, ao mesmo tempo que divulga obras e autores. Os alunos participantes:

3º Ano, Pedro Marques e Alexandra Almeida tendo esta última recebido o 1º prémio; 4ºAno os alunos Francisco Matos, Pedro Muller e Sónia Marques tendo sido contemplados, o Pedro com o 3º prémio e a Sónia com o 1º ;5º Ano Gonçalo Morais , Diogo Fernandes e Leonor Batista tendo esta última recebido o 2º prémio;6º Ano os alunos Miguel Henriques, David Abreu e Salvador Tavares. O David foi contemplado com o 2º prémio e o Salvador com o 1º.

Parabéns a todos.

Apresentação encenada do livro "O Lagarto" de José Saramago pela Trupe de Histórias da Associação Cultural Zunzum

No âmbito do festival literário ELOS, este ano sob o tema "Ao Encontro de Saramago", os alunos do 5.º e 6.º anos assistiram à apresentação encenada do livro "O Lagarto" de José Saramago pela Trupe de Histórias da Associação Cultural Zunzum. A alegria, a diversão e o envolvimento dos alunos foi contagiante.


Biografias de Reis da 1ª Dinastia de Portugal ou de Presidentes da 1ªRepública.

No 3º período os alunos do 5.º e 6.º anos trabalharam em DAC Biografias de Reis da 1ª Dinastia de Portugal e de Presidentes da 1ªRepública. Na disciplina de História e Geografia de Portugal fizeram a pesquisa e elaboraram os trabalhos que apresentaram na aula de português. Após a apresentação, em sala de aula onde foi avaliada a oralidade, os trabalhos foram exposto na biblioteca.

Concurso Nacional de Leitura de Leitura - Prova escrita

AlgoRítmico

Nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2022, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou o filme-concerto AlgoRítmico, do colectivo Space Ensemble, no Centro Cultural de Carregal do Sal para os alunos do 2º CEB,

Neste programa, o Space Ensemble juntou duas linguagens universais – Música e Matemática – e mostrou como a relação entre as duas é uma fonte inesgotável de descoberta e inspiração. Por um lado, a Música é uma linguagem universal por ser, com o movimento, condição prévia de comunicação, socialização e humanidade. Por outro lado, a Matemática, base do conhecimento como ciência e aprendizagem, é também universal, por operar como poderosa ferramenta de modelação e manipulação da realidade.

O Space Ensemble construiu, assim, música a partir de números, em relação com os filmes de Norman McLaren e René Jodoin, repletos de composições animadas. A meio do concerto, o público foi ainda desafiado a criar em conjunto uma música, a partir de um jogo de dados, cujos resultados aleatórios definiam as notas e os tempos, improvisados por harpa, contrabaixo, saxofone, percussão, eletrónica, piano e ainda as palmas entusiasmadas da plateia.

No final, houve aplausos, assobios e até pedidos de encore, numa proposta artística e pedagógica, cujos objetivos foram: proporcionar o contacto com espetáculos que cruzam diferentes áreas do conhecimento (música, cinema, matemática); sensibilizar para o papel criativo e lúdico da matemática; estimular competências expressivas e criativas, através da interação no espetáculo; promover experiências de conhecimento e de espanto.


Contrato de Leitura: As apresentações dos alunos dos 5.º e 6.º anos.


Pedro Alecrim

A volta ao mundo em 80 dias

A menina do Mar

Conto-O capuchinho vermelho

Caixinhas de Histórias

Os alunos do 5.º e 6º Anos apresentaram as suas leituras em caixas, de onde saiam as personagens magnificamente elaboradas .

A Lenda do Galo de Barcelos

O capuchinho vermelho

O capuchinho vermelho

A Bela Adormecida

A menina do Mar

A menina do Mar

A menina do Mar

A menina do Mar

O Lobo e os sete cabritinhos

Fábulas de Esopo

Fábulas de Esopo

Os mais belos contos de Grimm

Oficina de Escrita Criativa

Este projeto, para além da leitura, visa também promover a escrita e a oralidade.

Assim, a equipa da BE do Agrupamento proporcionou aos alunos dos 5º e 6º anos um conjunto de oficinas de escrita. Tratando-se de sessões de 45 minutos, o objetivo principal não era o de produzir um texto acabado, mas desenvolver um conjunto de competências que levassem os alunos a produzirem, de forma autónoma e individual, textos de acordo com a tipologia proposta.

Os alunos do 5º ano começaram por ouvir a canção de Jorge Palma, A Colherzinha, do álbum Cantigas de Embalar e a partir daí foram traçando cenários de aventuras para a Colherzinha de Prata e o Garfo de Lata, procedendo ao respetivo registo.

book (1).pptx