Pois sim!... É que nem imaginas... É tudo tão misterioso! Já ouviste falar?... Até parece mentira. De certeza que não sabes de nada? Hum... Vou contar, mas baixinho, para ninguém mais escutar...
Antigamente, havia uma moira que caminhava por estas terras. Era jovem e bonita, mas tinha uma vida muito difícil! Percorria veredas e caminhos, enquanto transportava o filho bebé nos braços e uma pedra enorme e pesada na cabeça. E, como se isso não bastasse, ao mesmo tempo que avançava ia fiando, fiando sem parar... É que ela tinha a grande responsabilidade de fiar o fio da vida de cada pessoa!
E depois, perguntas tu?... Ora bem: num belo dia de primavera, a moira chegou a um lugar especial: um paraíso tranquilo, fresco, verde e florido. A jovem não sabia que aquela aldeia aconchegada nas serras de Junqueira, em Vale de Cambra, era Pontemieiro. Mas ficou tão maravilhada com tudo o que viu que tomou uma decisão radical e completamente inesperada...
Queres saber mais sobre esta moira (e outras que por cá andaram) e sobre os seus vestígios, que ficaram para sempre nos montes e fragas de Junqueira?
É fácil! Para ficares a par de todos os mexericos só tens de ler A Lenda do Calhau do Tronco, o quarto livro da coleção "Vale de Tesouros", escrito por Isabel Gonçalves e ilustrado por Carla Anjos. Numa Biblioteca perto de ti!
Professora Paula Pinho
Ano letivo 2023/2024