Celebrar a Vida e o Desporto!
Em 2025/26 o corta-mato escolar envolveu quase 500 alunos.
Dinamizada pelos professores de Educação Física e com 497 participantes, em que se destacaram os Iniciados Masculinos, a edição de 2025 contou com o apoio da comunidade educativa e a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vale de Cambra
Fotos: Paula Pinho (professora)
No passado dia 15 de outubro de 2025 realizou-se mais uma edição do corta-mato anual do Agrupamento de Escolas do Búzio, um evento desportivo que reuniu alunos e professores desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário.
Este ano o corta-mato contou com a participação de 497 alunos, o que demonstra o entusiasmo e o envolvimento de toda a comunidade escolar. O grupo com maior número de participantes foi o dos Iniciados Masculinos, com um total de 106 alunos inscritos, o que revela o interesse crescente pela prática desportiva, entre os mais jovens.
O evento foi organizado pelo grupo de professores de Educação Física e contou com o apoio das funcionárias do pavilhão desportivo da escola-sede, que colaboraram na preparação logística da prova.
O professor José Monteiro destacou a importância da atividade, sublinhando que “é muito gratificante verificar a participação massiva dos alunos”.
A edição deste ano teve ainda a presença especial do professor André Martins, recentemente eleito presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, reforçando a ligação entre a escola e a comunidade local.
O corta-mato anual do Agrupamento de Escolas do Búzio continua, assim, a ser uma iniciativa que promove o desporto, o convívio e o espírito de equipa, envolvendo alunos, professores e autarquia numa verdadeira celebração da atividade física.
Beatriz Soares (12º F1)
Leandro Costa (12º F)
Ano Letivo de 2025/2026
No dia 8 de novembro de 2023, pude “ler” o Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira, de uma maneira bastante diferente e interessante. (...)
Aconteceu no passado dia 9 de fevereiro. A Biblioteca da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de Búzio acolheu com alegria os nove jovens do ensino secundário (...)
Na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, os cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria receberam a nossa turma, 8ºB, numa temática de Francês: comer uma refeição tipicamente francesa e praticar o vocabulário!
Com a sala decorada e a mesa posta a realçar (...)
Os alunos dos 7ºA, D, E e F da disciplina de Francês trabalharam vocabulário relativo a este mês tão romântico.
Neste sentido, envolveram-se na realização de pequenos cartazes e/ou nuvens de palavras (...)
No dia 22 de janeiro de 2024, logo pela manhã, os 190 alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Búzio dirigiram-se ao centro cultural de Macieira de Cambra para assistir à peça “Farsa de Inês Pereira", representada pelo Teatro Portátil, da Companhia de Teatro do Bolhão, que tem sede no Porto.(...)
Aconteceu no dia 10 de janeiro, numa manhã fria, húmida e revestida de neblina. Mas a área exterior da Escola-Sede encheu-se de entusiasmo e pinceladas de cor, quando algumas centenas de (...)
Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo, assim, para a promoção da tolerância e da paz. Desde então, este dia é celebrado (...)
Os alunos que frequentaram as aulas de CeArt, ao longo deste período, exibiram os respetivos projetos nos dias 12 e 14 de dezembro.
O grupo da Escola Sede “assustou” o público com a peça “Mistério na Mansão Assombrada” na salinha de audiovisuais da Biblioteca.
O grupo das Dairas divertiu alguns colegas com o texto “Conversas Fictícias” e um excerto da música "Somewhere over the rainbow" do filme "O Feiticeiro de Oz" cantada pelo Francisco Silva do 6ºAD. A atividade foi apresentada na sala de música e na Biblioteca.
Francisca Lopes e Judite Lopes
Ano Letivo 2023/2024
Pelo quarto ano consecutivo, a bandeira eco-escola foi hasteada na Escola-Sede, e o seu verde intenso destacou-se sobre o céu azul.
No dia 24 de novembro, pelas 9:30, a comunidade educativa reuniu-se na entrada da escola-sede, para um intervalo diferente do habitual. Pretendia-se celebrar uma nova conquista: o galardão eco-escola, mais uma vez alcançado! Desta forma, passo a passo, ano a ano, a escola vai avançando no sentido da sustentabilidade e da preservação do ambiente.
A bandeira eco-escola foi hasteada e permaneceu a ondular ao vento, para lembrar que todos devemos permanecer ativos na proteção da nossa casa comum, o planeta Terra. E o hino eco-escola, entoado por muitas vozes, vibrou no ar límpido e frio, lançando um apelo e também um compromisso que não podemos ignorar: "Vamos limpar, reciclar, / mudar a nossa atitude! / Vamos todos trabalhar / para termos mais saúde!"; "E nós vamos trabalhar / para o ambiente preservar!".
Há motivos para festejar! Mas é importante compreendermos que cada novo êxito traz responsabilidades acrescidas e inaugura uma nova etapa num percurso cada vez mais exigente. Avancemos, então!
Professora Paula Pinho
Ano Letivo 2023/2024
Rios, prados e montanhas
animam a nossa terra.
É tudo verde e azul,
desde o mar até à serra!
Refrão:
Aqui, no vale encantado,
há magia em todo o lado.
E nós vamos trabalhar
para o ambiente preservar! (bis)
Vamos limpar, reciclar,
mudar a nossa atitude!
Vamos todos trabalhar
para termos mais saúde!
Refrão:
Aqui, no vale encantado,
há magia em todo o lado.
E nós vamos trabalhar
para o ambiente preservar! (bis)
A escola é o nosso lar
e dela vamos cuidar,
ser um exemplo a seguir
e o futuro construir!
Refrão:
Aqui, no vale encantado,
há magia em todo o lado.
E nós vamos trabalhar
para o ambiente preservar! (bis)
*Hino Eco-Escola da Escola Básica e Secundária de Vale de Cambra
A professora de Francês do 8.ºCD, no âmbito do estudo do tema “La rentrée”, desafiou os alunos a criar um jogo para ajudar os colegas a treinar o vocabulário relacionado com esta temática. O empenho dos alunos neste desafio resultou num jogo que certamente irá ajudar os estudantes a prepararem com mais entusiasmo esta matéria.
Como é sabido, o uso da tecnologia e dos ambientes digitais em sala de aula, tem-se revelado um incentivo ideal para os alunos estarem envolvidos e comprometidos com a sua aprendizagem. Os alunos do 8ºCD mostraram que é possível.
Para tentarem a experiência podem aceder ao jogo AQUI.
Professora Ana Cristina Oliveira
Ano Letivo 2023/2024
Nos 7 e 8 de novembro, o nosso Agrupamento recebeu a Dr.ª Sílvia Abreu, do grupo "Tocar n'Alma", para dinamizar várias sessões intituladas "Recuso ser vítima". Esta atividade destinou-se aos alunos do 9º ano e do 11º ano dos Cursos Profissionais, no âmbito da disciplina de Cidadania e de um DAC.
Fica um testemunho de duas alunas das Dairas.
Na passada terça feira, dia 7 de novembro, às 10:00 horas, na Dairocas (Biblioteca Escolar da E. B. Dairas), foi dinamizada pelo grupo “Tocar n’Alma” uma sessão de prevenção da violência doméstica para todos os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Intitulada “Recuso ser vítima”, essa ação de 90 minutos enquadra-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (nomeadamente, na abordagem às temáticas de relacionamento interpessoal, direitos humanos, saúde mental e emocional, entre outras), ou mesmo possibilitando uma reflexão mais aprofundada ou outros projetos, de forma interdisciplinar.
A abordagem resiliente e motivadora da Doutora Silvia Abreu provocou nos alunos reflexões profundas sobre a importância de assumir o controlo da própria vida. A palestrante partilhou experiências pessoais de superação, transmitindo uma mensagem de empoderamento e autodeterminação. A sua habilidade para envolver a plateia tornou esta palestra não só esclarecedora, mas também agradável.
Assim, na perspetiva dos alunos, foi uma palestra inspiradora.
Alexandra Martins e Constança Soares
Ano Letivo 2023/2024
9.ºAD
No dia 10 de novembro de 2023, véspera de S. Martinho, realizou-se, na EB 2,3 de Dairas, um magusto oferecido pela
Associação de Pais desta escola.
A APEED (Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 de Dairas) tem como principal objetivo proporcionar bem-estar a todos os alunos da escola, assim como a todos os intervenientes no processo educativo. Como tal, nos últimos anos, tem vindo a promover a realização de um magusto na escola de Dairas, de forma a que os alunos acompanhem um pouco da tradição de assar as castanhas e possam ter momentos de convívio entre si, com os professores e assistentes operacionais.
Para a realização deste evento, a Associação de Pais contou com a habitual colaboração e presença da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões, com a colaboração dos elementos da Coordenação da escola e com a autorização da Direção do Agrupamento de Escolas.
Pela Associação de Pais,
Cristina Silvestre
Ano Letivo 2023/2024
Três menções honrosas para alunos do nosso Agrupamento!
No ano letivo passado, os alunos dos 5º e 8º anos do nosso Agrupamento participaram nas Olimpíadas de Cultura Clássica 2023 (que decorreram entre janeiro e março), um concurso a nível nacional que promove o estudo da língua e cultura clássicas. O júri nacional avaliou os trabalhos e atribuiu três menções honrosas a alguns dos nossos alunos, na categoria de instalação, na de pintura e ilustração e na de apresentação com recursos digitais.
Como não puderam marcar presença na cerimónia de entrega de prémios que decorreu em junho, em Lisboa, os alunos receberam, em outubro, na escola, os respetivos diplomas e prémios.
Parabéns a todos os participantes que souberam representar muito bem o nosso Agrupamento de escolas!
Professora Cláudia Leite
2023/2024
No dia 31 de outubro, a Escola Básica e Secundária de Búzio celebrou o Dia Mundial da Poupança, através da realização da atividade “TROCA POR TROCA” , que consistiu num mercado de usados. Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da poupança e sustentabilidade do nosso planeta.
Os participantes doaram, antecipadamente, vestuário, livros, brinquedos, jogos, bijuteria e outros bens, e puderam trocar por um artigo exposto na loja “Troca por troca”.
Os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de trabalhar para o perfil do aluno de referência, pressupondo a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio e do outro. Entre outras capacidades e potencialidades, proporcionaram respostas educativas alargadas possibilitando o desenvolvimento de diferentes áreas curriculares e diferentes áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os dinamizadores desta iniciativa solicitam ainda o preenchimento do questionário de Avaliação da atividade através do QR Code divulgado no cartaz.
Os alunos e professores envolvidos agradecem o contributo de todos os colaboradores e participantes na comemoração do Dia Mundial da Poupança na nossa Escola.
Turmas dinamizadoras: Curso Profissional de Técnico Comercial, Turma I 1, do 1.º ano; Alunos da Turmas D e D1, Economia A, 10.º ano, e colaboração dos alunos dos Cursos Profissionais de Restaurante/Bar (1.º e 2.º anos) e Técnico de Qualidade (1.º ano).
Ano Letivo 2023/2024
A alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde física e mental.
Na escola EB de Dairas, o Dia Mundial da Alimentação e do Pão (16 de outubro) foi motivo para que se desenvolvessem atividades promotoras dos hábitos do consumo de fruta, ao lanche, dos nossos alunos.
Assim, foram preparadas e distribuídas espetadas de fruta por todos os alunos da escola, no primeiro intervalo da manhã dessa segunda-feira. Este pequeno lanche saboroso e colorido proporcionou um momento de agradável convívio.
Agradecemos a participação de muitos alunos e suas famílias, quer na preparação das espetadas, quer na variedade de fruta presente nas mesmas.
Na sala de professores ocorreu uma mostra de diferentes tipos de pão, que puderam ser degustados, acompanhados por compotas de frutas variadas (ameixa, abóbora, laranja, marmelo, ....) e por queijos frescos da região.
Obrigada a todos!
Boas escolhas alimentares.... e muita saúde!
Os professores do grupo 230 e a equipa do GIAA de Dairas
Ano Letivo 2023/2024
No passado dia 20 de julho, quatro professoras do nosso Agrupamento que frequentaram (ao longo do 2.º e 3.º períodos, juntamente com outros colegas) a Ação de Formação "Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional" dinamizada pela professora Sónia Moreira estiveram presentes no "7.º Encontro Coopera. Aprender juntos: O Poder das Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional", que decorreu na Batalha.
Da parte da manhã, destacamos a intervenção do Diretor Geral da Educação, Pedro Cunha, que refletiu sobre a importância e a dificuldade de trabalharmos juntos, em grupo, e também a participação do grupo musical Tokifoge, que nos provaram que sem energia e gosto pelo que fazemos não conseguimos motivar os outros.
Na parte da tarde, as professoras dinamizaram um workshop em representação da escola, intitulado "Búzio Coopera", tendo partilhado alguns materiais, dinâmicas, técnicas e métodos da Aprendizagem Cooperativa.
Professora Stela Pires
Ano Letivo 2022/2023
Na tarde de terça-feira, 30 de maio, decorreu na BECRE o encerramento das atividades de Artes e Comunicação do 7º B, do 7ºC e dos alunos inscritos, no 3º período, em CeArt dos 5º e 6º anos.
A atividade, inserida numa Tertúlia Cultural, teve como pano de fundo a Inteligência Artificial e resultou de diversas pesquisas e experiências ao longo deste período.
Estiveram presentes algumas professoras e a psicóloga do Agrupamento tendo sido partilhados conhecimentos, dúvidas e ideias sobre este assunto.
As turmas apresentaram as dramatizações decorrentes dos textos não escritos por eles a partir da IA.
Foram debatidos os prós e contras, as vantagens e desvantagens no uso desta mais recente ferramenta, insistindo, sobretudo, na aplicação cuidadosa desta em contexto escolar.
Professora Francisca Lopes
Ano Letivo 2022/2023
Mentoria
No dia 25 de maio à tarde, na escola sede e no âmbito do projeto de mentoria, fez-se o encerramento oficial do acompanhamento por parte dos mentores a alguns meninos de 5º ano.
Infelizmente por razões diversas não foi possível ter a totalidade dos alunos: 56 mentores e 84 mentorandos.
Os participantes viveram intensamente a atividade proposta!
Os grupos circularam por toda a escola cumprindo tarefas variadas!
Foi um desafio dinâmico e muito divertido, fomentador de boas emoções que tornou a escola num espaço mais feliz!
A atividade terminou com um super lanche, gentilmente oferecido pela escola, pelo qual é imperativo agradecer à colega Clara Pereira Almeida!
Tendo em conta os testemunhos de todos, a atividade cumpriu os objetivos de forma excelente!
Professora Clara Tavares
Ano Letivo 2022/2023
On May 19th, some 9th-grade classes (A, B, and E) had an amazing time performing English plays in the school library from late morning until early afternoon (10:45 to 13:10).
Our English teacher, Judite Lopes, gave us a cool challenge: to pick a play we liked from a wide range of options. Once we formed our groups, we made our final selections. The plays we performed focused on popular themes and addressed the challenges faced by teenagers, including family relationships, friendships, school life, and more.
Conclusions: Even though some of us were a bit nervous - after all, it was our first time on stage - we rocked the performances and felt super happy to show our hard work. The enthusiastic audience consisted of fellow 9th graders, some 7th graders, and a few other curious students who were eager to witness our extraordinary talent and to see what was going on.
Gonçalo Almeida, 9th A
Ano Letivo 2022/2023
No dia 2 de maio, o Agrupamento de Escolas de Búzio celebrou o 43º aniversário Internacional da Make-A-Wish.
O nosso Agrupamento aderiu de forma generosa a este projeto solidário porque acredita que as crianças devem sempre sonhar.
O dinheiro angariado, com a venda de pulseiras, será entregue à Make-A-Wish Portugal com o objetivo de apoiar a concretização de desejos de crianças com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança.
O Agrupamento de Escolas de Búzio agradece a todos os alunos e às suas famílias, professores, assistentes operacionais e a todos os que, de alguma forma, ajudaram a tornar sonhos em realidade.
Professora Carla Almas
Ano Letivo 2022/2023
No dia 12 de maio, os alunos do 2º ano dos Cursos Profissionais promoveram a iniciativa «Vamos Malhar o Milho», no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC).
Ao longo deste segundo período, as turmas trabalharam no sentido de organizar esta ação, nomeadamente: elaboração de cartazes de divulgação em suporte papel e em apresentação multimédia; convites personalizados; pequenas lembranças para convidados; envio da correspondência a solicitar a participação de um grupo de cavaquinhos e cantares tradicionais da Universidade Sénior de Vale de Cambra, para abrilhantarem a atividade.
As espigas de milho foram trazidas pelo professor José Cubal e por alguns alunos assim como os utensílios necessários para se malhar o milho.
A atividade teve início com uma breve explicação do professor José Cubal sobre o milho, desde a sua sementeira, passando pelo corte da «bandeira» até à apanha da espiga de milho.
Os discentes tomaram consciência do trabalho e esforço que as várias fases exigem até à confeção da broa de milho.
Os alunos experimentaram o uso do malho ou mangual para malhar o milho, ou seja, libertar os grãos de milho da espiga bem seca, pela exposição recorrente ao sol da eira.
Enquanto esta ação decorria, o grupo de cavaquinhos da Casa do Professor e Universidade Sénior animou a manhã com os seus cantares tradicionais.
Foi uma experiência muito interessante e que agradou a todos os presentes, tendo superado todas as espectativas.
Hyago Eduardo da Silva 2º H1
Ano Letivo 2022/2023
TESTEMUNHO DE JOSÉ BASTOS
formador e coordenador da Turma de Cavaquinhos da Universidade Sénior (“Casa do Professor”) de Vale de Cambra
A Turma de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Vale de Cambra esteve na nossa escola, no dia 12 de maio de 2023, para animar uma atividade promovida pelos cursos profissionais: a malha do milho.
Conversámos com José Bastos, coordenador deste grupo musical, para conhecermos melhor este interessante projeto.
A génese
Este grupo musical surgiu na sequência de um convite. Pretendia-se a intervenção de um grupo de cantares tradicionais no projeto A Fábrica - Memórias e Sonhos, que se concretizou no antigo edifício do Martins & Rebello, entre janeiro e junho de 2022.
Na sequência desse convite, foi formado um grupo com todos os interessados. Várias pessoas aderiram ao projeto. Muitas delas aprenderam a tocar cavaquinho e todas se empenharam nos ensaios, na parte instrumental e de voz. Após a atuação de estreia do grupo, a Turma de Cavaquinhos optou por continuar.
A missão
O grupo existe, portanto, há aproximadamente um ano, e tem atuado em diversas festas e eventos, sobretudo no âmbito das atividades da Universidade Sénior do concelho.
O seu repertório integra apenas cantigas da música popular portuguesa, que tradicionalmente eram acompanhadas pelo cavaquinho. Este é, efetivamente, o instrumento de base deste género musical, embora haja outros, dele derivados, como o ukulele e a viola braguesa. Todos são instrumentos tradicionais portugueses. O cavaquinho e a viola braguesa são os reis do folclore português.
Como a Turma de Cavaquinhos existe há pouco tempo, o repertório do grupo integra, neste momento, apenas doze cantigas, entre as quais avulta a Marcha de Vale de Cambra, composta em 1904 pelo Padre Manuel Joaquim de Almeida (letra) e pelo então maestro da Banda de Vale de Cambra de então. Neste momento, o coordenador do grupo tem como objetivo o alargamento do reportório e, para isso, pretende ensaiar com o grupo doze novas cantigas por ano.
A preservação da cultura popular
A Turma de Cavaquinhos procura preservar o património tradicional. E a sua participação na atividade da malha do milho faz todo o sentido. No nosso concelho, aquando da malha e das desfolhadas, era habitual os ranchos estarem presentes para fazerem a tocata, isto é, para tocarem e cantarem, enquanto os outros trabalhavam. Neste tipo de atividades o grupo canta músicas como o Senhor da Pedra, que são muito típicas dos tempos antigos.
José Bastos considera muito importante que não se deixe morrer o folclore. E isso passa pela formação das novas gerações. Por isso o coordenador da Turma de Cavaquinhos da Universidade Sénior voltou a dedicar-se à música, após muitos anos de vida profissional intensa, numa carreira militar.
O percurso pessoal
Partilhando connosco o seu percurso na música, José Bastos explicou que começou no folclore muito cedo. Na infância e juventude fez parte da Banda de Música de Vale de Cambra, que se viu obrigado a abandonar quando foi chamado para o serviço militar. Iniciou depois a sua vida profissional, e esteve quarenta anos quase sem pegar numa viola. Após a aposentação, teve condições para regressar à música, aderindo à Universidade Sénior de Vale de Cambra. Neste momento, é formador de viola, viola braguesa e cavaquinho. Toca também bandolim, que aprendeu a tocar sozinho, mais recentemente. Porém, a sua paixão é o cavaquinho, que considera um instrumento lindo, porém mais difícil de tocar do que parece.
Recolha da professora Paula Pinho
Ano Letivo 2022/2023
No dia 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Abelha. As abelhas são responsáveis por grande parte da polinização mundial e, por isso, são cruciais para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Sem as abelhas, o mel desaparecerá, além de que boa parte do que comemos deixará de existir. Face à sua importância, os alunos do 5º ano da Escola Básica das Dairas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com Cidadania, Educação Visual e Eco-Escolas, assinalaram este dia com a elaboração de um painel alusivo ao tema.
Professora Ana Paula Lourenço
Ano Letivo 2022/2023
No passado dia 2 de maio, na Escola Básica das Dairas, a equipa Eco-Escola dinamizou o Mercadinho Florido. Neste evento, essa equipa teve a preocupação de sensibilizar os alunos para procurarem alternativas mais sustentáveis e que conduzam, à redução do impacto ambiental, causado pela eliminação incorreta de resíduos. Ali mostraram-se várias possibilidades na utilização de alguns materiais em fim de vida, por exemplo, em eco-brincos com garrafas de PET, porta-brincos e pulseiras, bases de copos e artigos de decoração. Para além da reutilização, sensibilizámos para a possibilidade da reciclagem de papel na produção de papel reciclado. Outra forma de reduzir os recursos e resíduos é optar por produtos que tenham uma vida útil mais longa, como, por exemplo, os vasos de cerâmica, que podem ser reutilizados várias vezes. Pretendeu-se ainda salientar a necessidade de adotar práticas que visem a preservação do ambiente, como a utilização de plantas naturais para decorar interiores e exteriores das suas casas ou a utilização de búzios e conchas encontrados na praia para construir pulseiras e colares. Alguns produtos regionais como o mel e os biscoitos foram também promovidos.
Para além de poderem adquirir os artigos mencionados, os alunos tiveram a oportunidade de comprar bonitas plantas para o DIA DA MÃE.
Foram vários os alunos, de diferentes turmas, que colaboraram na preparação e na realização do mesmo mercadinho com a manufatura de diversos artigos e no atendimento ao público da comunidade escolar, encarregados de educação e entidades convidadas. Várias capacidades e competências foram desenvolvidas pelos alunos, que atenderam todos com simpatia e cordialidade, recorreram ao cálculo mental, trabalharam em equipa e em torno de um projeto comum. A iniciativa e a organização, o sentido de responsabilidade e a criatividade foram capacidades expandidas. O conhecimento científico foi evidenciado em algumas situações, pois os alunos deram um outro uso a material de laboratório na decoração do espaço do mercadinho, assim como para hidratar e refrescar as plantas com H2O num dia quente de primavera. O conhecimento de espécies marinhas e vegetais foi incentivado com os guias expostos e explicações dadas. As brigadas de limpeza no exterior da escola também foram exercitadas para sensibilizar os alunos na preservação e limpeza dos vários espaços exteriores.
Professoras Célia Mesquita e Fátima Duarte
Ano Letivo 2022/2023
Os alunos das turmas 5ºA, 5ºD e 5ºE da Escola Básica e Secundária de Búzio aceitaram com grande entusiasmo o desafio de construírem criativos castelos com materiais reciclados, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
Esta atividade culminou numa exposição, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver a sua dedicação e o seu esforço reconhecidos. Na construção dos castelos, os alunos aprenderam mais sobre as suas características e o seu significado na História de Portugal.
Deste modo, os trabalhos desenvolvidos permitiram não só consolidar aprendizagens, como também promover a valorização do nosso património histórico. O envolvimento das famílias foi fundamental, uma vez que estimulou uma maior participação e o fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade escolar.
Professora Ana Poças
Ano Letivo 2022/2023
Um dos pontos altos da Semana do Empreendedorismo foi a visita dos alunos do 4.ºano ao estabelecimento das Dairas, escola que irão, no próximo ano, frequentar. Passaram pela Biblioteca Escolar realizar com empenho e entusiasmo os jogos criados para eles.
Tudo é novidade e o entusiasmo dos jovens foi contagiante!
A professora Bibliotecária Otília Almeida
Ano letivo 2022/2023
Durante a semana da leitura, na Dairocas, os alunos de 5.ºano declamaram e dramatizaram poemas. Os alunos do 7.ºano resolveram os enigmas do Inspetor Resolvetudo. Temos Detetives!
Professora Bibliotecária Otília Almeida
Ano letivo 2022/2023
No passado dia 2 de abril, no âmbito dos Domínios da Autonomia Curricular (DAC), as turmas do 2º H1, H2 e F dos Cursos Profissionais - Técnico de Fabrico de Componentes de Construções Metálicas, Técnico de Maquinação e Programação CNC e Técnico de Informática de Instalação e Gestão de Redes - participaram no workshop “Uma tarde na área do outro”. Este workshop consistiu na realização de um conjunto de tarefas na cozinha pedagógica, tendo-se confecionado doces e salgados, sob a orientação da Chefe de Cozinha, Clara Almeida.
Após a transmissão das normas de Higiene e Segurança, os alunos, divididos em grupo, começaram a preparar todos os ingredientes para a confeção de mini-pizzas, enroladinhos de salsicha, bolinhos areados com e sem canela e torcidos de massa folhada com chocolate.
No final, todos limparam e arrumaram a cozinha.
Esta experiência ultrapassou largamente as expectativas, tendo os alunos manifestado grande satisfação pelos resultados obtidos e por ter sido uma tarde diferente, contribuindo para o enriquecimento das suas aprendizagens.
Hyago Eduardo da Silva 2º H1
Ano Letivo 2022/2023
Na biblioteca da Escola Básica de Dairas, no âmbito da Semana da Leitura, decorreu, a propósito da obra “Era uma vez… A Selva”, um encontro com o escritor José Carlos Soares e o ilustrador José Emídio. Os alunos de 6.ºano tiveram a possibilidade de, num ambiente descontraído, conversar com os autores. Perceberam que esta adaptação do livro de Ferreira de Castro se deveu à necessidade de fazer chegar aos mais novos o romance “A Selva” e, deste modo, preservar a memória do escritor natural de Ossela.
No final do encontro ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos e de selfies.
Professoras Ana Cristina Oliveira e Otília Almeida
Ano Letivo 2022/2023
Recolha de sangue e de medula óssea na Escola Sede do Agrupamento
No dia 28 de março, entre as 15h30 e as 18h30, decorrerá na escola sede do Agrupamento, mais uma recolha de sangue e de medula óssea.
Apelamos à divulgação e participação nesta iniciativa promovida pelos alunos do ensino secundário e dos cursos EFA, com o apoio da Associação de Dadores de Sangue Terras de Antuã, a fim de promover, junto dos nossos jovens, gestos para uma cidadania mais responsável.
Professora Clara Almeida
Ano letivo 2022/2023
Nacional do corta mato escolar na nossa Comunidade
A Escola Sede, o Centro Escolar do Búzio e a Escola de Dairas receberão, esta sexta feira e sábado, alunos e professores participantes nesta prova.
A um universo de cerca de 940 alunos e 364 professores, juntam-se 120 voluntários e assistentes operacionais da Comunidade Escolar de Vale de Cambra.
Os espaços escolares estão a ser preparados para acolher, de forma cómoda e agradável, todos os atletas e respetiva organização.
Contamos com a presença de todos para apoiar e fazer sentir a nossa hospitalidade neste grande evento desportivo.
Do programa, salientamos a Cerimónia de Abertura, às 21h00 de sexta feira, no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.
O tiro de partida será dado pelas 9h00 de sábado no Parque da Cidade.
Vem apoiar os participantes!
(Consulta o programa clicando na imagem)
Os alunos de Inglês e Francês do 7ºA, 7º B, 7ºC, 9ºA, 9º B e 9ºE celebraram esta data de várias formas tendo o coração o papel central.
Vocabulário relativo aos afetos, mensagens inspiradoras e secretas pautaram este dia.
Estas atividades desenrolaram-se ao longo da semana, colorindo espaços da Escola (sala de professores, biblioteca, reprografia, bufete e corredor) e mimaram toda a comunidade escolar.
Bravo, les enfants! Well done, kids!
Professora Francisca Lopes
Professora Judite Lopes
Ano letivo 2022/2023
A nossa saúde e bem-estar depende muito da forma como nos sentimos fisicamente e também dos afetos que damos e recebemos.
Na vida, tal como na escola, os afetos não podem ser descurados.
Assim, nesta data especial, a Escola EB de Dairas foi decorada com enfeites alusivos ao dia, mas sempre com o sentido de cuidar do ambiente.
Além das decorações colocadas nas paredes dos vários corredores e espaços, foi construída uma "Árvore dos Afetos".
Todos queremos uma escola FELIZ "
Professora Fátima Duarte
Ano letivo 2022/2023
No dia 8 de fevereiro, os alunos do 8º BD, na disciplina de Ciências Naturais e, com o apoio da equipa do Centro de Educação Ambiental, tiveram oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas de reprodução de espécies.
Os alunos aprenderam a fazer sementeira, estacaria e plantação. Para recipiente de suporte para as plantas, (re)utilizaram vasilhames da tetrapak em fim de vida.
Todos os recipientes foram colocados na estufa da escola onde serão cuidados.
Com estes pequenos gestos e dedicação contribuímos para um ambiente melhor.
Professora Fátima Duarte
Ano letivo 2022/2023
Sob orientação do GIAA e para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e Paz (30 de janeiro) foi construído um mural com o objetivo de alertar toda a comunidade escolar para a necessidade de não descurar a educação para a paz. Que seja capaz de promover valores como o respeito, a tolerância, a amizade, a solidariedade, a confiança, entre tantos outros.
Pretende-se assim que a escola seja sempre um espaço onde todos se sintam bem e disponíveis para a aprendizagem, para o desenvolvimento de competências e de oportunidades, onde os alunos tenham confiança e apoio e os amigos sejam reais.
Estas foram algumas das palavras que se encontram desenhadas no mural acompanhadas por um conjunto de pombas brancas e com a palavra paz escrita em inúmeras línguas.
O GIAA agradece aos alunos que, alegre e empenhadamente, colaboraram na sua construção.
Professora Fátima Duarte
Ano letivo 2022/2023
Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da Humanidade em refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância, da paz e de uma cidadania ativa, tão precisos neste nosso mundo conturbado.
O Dia Mundial da Filosofia é celebrado, em todo o mundo, na terceira quinta feira de novembro.
Em 2022, coincidiu com o dia 19 de novembro e foi comemorado, na Escola Sede, através de atividades desenvolvidas em sala de aula: realização de fitas para amarrar no pulso com frases de filósofos; visualização de um documentário sobre o problema dos refugiados (“A história de Ivine e o travesseiro”) e debate a partir da reflexão em grupo sobre a questão “Temos o dever moral de acolher os refugiados?”.
Por último, foi realizada uma “nuvem de ideias” a partir das respostas dos alunos à questão: “Escolhe uma palavra que associes à filosofia”.
As referidas atividades proporcionaram o desenvolvimento de ferramentas argumentativas e competências fundamentais para a adoção de uma postura crítica face ao mundo, bem como o desenvolvimento do gosto pelo filosofar.
Professor António Soares
Ano Letivo 2022/2023
ESTRELAS COSMOPOLITAS
ATIVIDADE DE NATAL
O Agrupamento de Escolas de Búzio participou numa atividade de Natal que consistia na decoração de estrelas e escrita de mensagens, para espalhar o espírito natalício e o carinho dos nossos alunos pela comunidade extraescolar.
Esta atividade contou com visitantes espanhóis, franceses, ingleses, alemães e brasileiros, que se encontravam no nosso país nesta quadra, e que estavam alojados no hotel Meliã Ria, em Aveiro. Os nossos alunos receberam as suas “New Year’s Resolutions”, sob a forma de cartas postais.
Apreciaram muito o trabalho de articulação vertical e horizontal realizado entre as diversas escolas do Agrupamento (EB2/3 das Dairas, Centro Escolar de Búzio e Escola Básica e Secundária de Búzio).
Os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade ficaram muito satisfeitos com as mensagens de agradecimento dos turistas que foram presenteados com as estrelas.
Professora Vera Lameiro
Ano Letivo 2022/2023
PROJETO E-TWINNING
O Agrupamento de Escolas tem um projeto internacional de que muito se orgulha e que foi validado pela Agência Nacional, pela sua qualidade científica e pertinência pedagógica.
Este projeto é um trabalho colaborativo com a duração de um ano letivo e conta já com a colaboração de alunos professores do Agrupamento e com parceiros da Escola Básica e Secundária de Paredes e ainda com uma Escola da Grécia (co-founder) e outra da Turquia.
Todos os meses temos desafios para todos, e vimos convidar-vos a participar neste projeto também.
Aqui vos envio o link direto para fazerem a vossa inscrição na plataforma eTwinning e poderem postar, comentar e interagir.
https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning
De seguida clicam em "Create account" e em "Create EU login".
Ficamos a aguardar, pois este projeto é de todos!
Professora Vera Lameiro
Ano Letivo 2022/2023
No dia 6 de dezembro, pelas 10 horas, na Escola Básica de Dairas, decorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Verde do programa Eco-Escolas. Pela terceira vez consecutiva, a Escola recebeu este galardão como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido, pela comunidade educativa em prol do ambiente e da sustentabilidade.
O coro, constituído pelos alunos do 5º BD e do 8ºCD, entoou “Hino Eco-Escolas do Agrupamento”. A honra de erguer a Bandeira Verde da escola coube a um pequeno grupo de alunos Eco-conselheiros.
Muitos foram os alunos e professores que estiveram presentes neste momento, o que espelha o seu envolvimento nas várias atividades.
Nesta cerimónia, que tanto dignifica a escola de Dairas, contámos com a presença do vereador do ambiente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Engº. José Alexandre Pinho, do presidente da Junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Dr. Sérgio Soares, e da Subdiretora do agrupamento de escolas, Dr.ª Sandra Pinho.
As coordenadoras do projeto da escola, Fátima Duarte e Célia Mesquita, agradecem a todos os intervenientes a colaboração, apoio e participação. "Receber a Bandeira Verde é motivo de grande orgulho para todos. O projeto continua … e o nosso planeta agradece".
Professoras
Fátima Duarte
Célia Mesquita
Ano Letivo 2022/2023
Orientação e rosa dos ventos
Os alunos do 5º ano da Escola de Dairas trouxeram de casa uma criativa rosa dos ventos, cumprindo, assim, o desafio apresentado pela professora Ana Rita Férias, professora de História e Geografia de Portugal.
Os trabalhos foram construídos com materiais reciclados e puderam ser realizados com ajuda dos pais, avós ou irmãos, pois todos queriam apresentar um bom trabalho! Todos se empenharam e a professora organizou uma exposição com os trabalhos.
As rosas dos ventos foram expostas no átrio da Escola para todos poderem ver!
Alunos do 5ºBD
sob orientação da professora Ana Rita Férias
Ano Letivo 2022/2023
José Saramago - 100 anos do nascimento
Atrás do escritor português que nasceu a 16 de novembro de 1922 e que em 1998 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, os alunos do 9.º ano da escola das Dairas, em trabalho de equipa, descobriram a criança que aos dois anos perdeu um irmão, conheceram o Zezito que brincava descalço nas ruas de Azinhaga do Ribatejo com uma bola de trapos e que lia o Diário de Notícias aos sete; souberam que Saramago só deixou de viver em quartos de casas partilhadas com outras famílias aos 16, chegou a comer uma tigela de sopa e um bocado de pão na “Sopa dos pobres” mas a pobreza nunca o envergonhou. Os alunos do 9.º ano pesquisaram ainda sobre os estudos/formação do autor de “As pequenas memórias” e perceberam que, com 18 anos, terminou o curso de Serralharia Mecânica e começou a trabalhar nas oficinas dos Hospitais Civis de Lisboa onde, a troco de 8 escudos por mês, desmontava e montava motores, limpava carburadores, remendava câmaras de ar furadas…
Para além de “O conto da ilha desconhecida”, que leram e estudaram no 8.º ano, estes mesmos alunos, na concretização deste trabalho/projeto, conheceram outros títulos da vasta obra e reconheceram os prémios do autor de romances, memórias, literatura infantil, contos, literatura de viagens, poesia, teatro, ensaio…
O desafio foi lançado, os alunos acolheram-no com entusiasmo e a “obra” nasceu.
Leram, navegaram pela Fundação Saramago, selecionaram informação e imagens, recortaram, colaram, definiram títulos, escolheram o melhor espaço e, até, fizeram um formulário (respondido através do QR Code).
Foi desta forma que os alunos das turmas do 9.º ano da escola das Dairas prepararam e deram vida a uma exposição que enaltece e celebra José Saramago, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.
9ºAD | 9º BD | 9ºCD
sob orientação da professora Isabel Carvalho
Ano Letivo 2022/2023
ENCONTRO COM M. G. FERREY
APRECIAÇÕES CRÍTICAS
sob orientação da professora Paula Pinho
Numa sexta-feira, dia 28 de Outubro, na Escola Secundária do Búzio, em Vale de Cambra, a autora M. G. Ferrey, autora da série de livros “Aquorea”, veio participar numa sessão com os alunos do curso de Línguas e Humanidades.
A autora, ao explicar o que fazia os seus livros serem especiais, falava com um tom animado e simpático, e tinha uma postura aberta e confortável, o que fazia com que o público ficasse cativado. Falou sobre a sua vida e o que fazia antes de escrever, assunto que a maioria dos alunos achou interessante.
Após isso, a autora deu a oportunidade aos alunos de lhe colocarem questões sobre as suas obras, sobre a sua vida, sobre o seu método de escrita e sobre os seus planos para o futuro. Ao responder a estas questões, M.G. Ferrey articulou bem as palavras e as frases, falando de modo casual com os alunos, e respondendo de maneira clara às questões.
Para auxiliar a apresentação das suas obras, a autora apresentou um PowerPoint bastante chamativo, com várias informações interessantes e com cores vivas, nas quais predominava o azul.
A autora, ao explicar mais detalhadamente os conteúdos presentes no PowerPoint, projetava bem a sua voz, fazendo com que toda a sala ouvisse a sua voz com clareza.
No geral, M.G. Ferrey fez uma boa palestra e os momentos passados nesta sessão vão definir expectativas para o festival do próximo ano.
Filipe Rodrigues, 11º E
Ano Letivo 2022/2023
O I Festival de Vale de Cambra trouxe, numa sexta-feira, dia 28 de outubro, a escritora de fantasia M.G. Ferrey, autora do sucesso “ Aquarela: Inspira” e “Shore: Desvendado”, à Escola Secundária do Búzio, e posso afirmar que foi um sucesso.
A autora misteriosa do fenómeno de fantasia “Aquorea” esteve com todos os alunos de Línguas e Humanidades no auditório da Escola Secundária do Búzio, e não desapontou ninguém. Com um discurso carismático e calmo apresentou o seu livro e respondeu a questões do público com afinco. “Aquorea” apresenta-se como um livro de fantasia em que podemos contar com muitos sentimentos contraditórios, um romance complicado e um mundo completamente novo.
M.G.Ferrey esclareceu os fãs do livro acerca dos personagens e deixou a promessa do segundo volume em 2023. No fim da sessão, disponibilizou-se ainda a dar autógrafos e tirar fotografias.
Para mim, leitora ávida de fantasia, esta sessão foi simplesmente deliciosa, pude conversar com a autora, esclarecer as minhas dúvidas e ainda pude ir buscar um autógrafo e dois dedos de conversa, no final.
Assim, o I Festival Literário de Vale de Cambra pode ser considerado um sucesso entre os leitores e fantasia.
Joana Cruz, 11º E
Ano Letivo 2022/2023
No dia 28 de outubro de 2022, às 10 horas da manhã, as turmas de Línguas e Humanidades tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com a recente escritora M.G. Ferrey, no âmbito do I Festival Literário de Vale de Cambra, que tinha como objetivo “festejar” e dar vida ao interesse pela literatura no nosso concelho.
Eu não tinha expectativas formadas para este encontro e o que iria ocorrer lá, mas posso dizer que superou de alguma forma o que seria a minha ideia de conhecer uma escritora. O encontro iniciou-se animadamente com a apresentação de M.G., que apresentava ser bastante dinâmica e jovem; ela parecia estar mesmo feliz e genuinamente animada para nos falar e interagir connosco também.
A escritora manteve um mistério no ar quando se referiu ao seu nome verdadeiro e pode dizer-se que surpreendeu muitos com a sua idade. Fez uma breve apresentação do seu bem sucedido livro “Aquorea”, mostrando até um vídeo que funcionou como uma espécie de trailer. Acima de tudo, mostrou-se aberta a receber e a responder a todas as perguntas que surgissem. Ficámos a conhecê-la melhor pessoalmente, o seu livro e a mensagem que ela mais deseja passar: termos empatia.
Posso dizer que fui incentivada por M.G. Ferrey a ler o seu livro, porque foi motivante ouvi-la falar sobre a sua primeira obra com um grande sorriso na cara e via-se como ela não estava ali apenas para “vender” o seu livro, mas para nos dar essa opção e dar-nos o seu testemunho como escritora que iniciou agora a sua carreira. A abertura da autora para ter um diálogo connosco foi algo que eu apreciei muito; ela respondia com honestidade e deu conselhos aos que pretendem seguir o caminho de escritores, dando-lhes força e dizendo-lhes para nunca desistirem, mesmo que se torne difícil. Também gostei de como ela já está a trabalhar noutros livros e projetos e não se deixou ficar contente com apenas esta obra, “Aquorea”, que já foi um sucesso cá em Portugal. Ou seja, M. G. Ferrey ainda luta pelos seus objetivos e está a trabalhar para isso continuamente.
Para concluir, do meu ponto de vista, foi muito proveitoso e motivante este encontro com a escritora. Vai ser algo que ficará na memória de muitos, incluindo eu.
Raquel Tavares, 11ºE
Ano Letivo 2022/2023
Na escola das Dairas, foi com uma exposição de trabalhos, a realização de atividades práticas, "brincadeiras" e uma "voltinha de foguetão" que comemoramos este Dia Mundial da Ciência ou, como também é conhecido, o Dia Nacional da Cultura Científica.
Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração, pois foi neste dia, no ano de 1906, que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica em solo nacional.
Tal como nos ensinou António Gedeão na sua “Pedra Filosofal”, é o sonho que comanda a vida. Quem sabe se alguns dos nossos alunos não serão futuros astronautas ou escolherão outra profissão ligada ao "Espaço".
Esperamos que os nossos alunos continuem a sonhar e nunca percam essa capacidade. Contudo, não se espera que fiquem apenas com os sonhos mas sim que os tornem realidade.
Professora
Célia Mesquita
Ano Letivo 2022/2023
No dia 29 de novembro de 2022, na escola sede, decorreu o encontro com a Dra. Adelaide Cubal, ginecologista e obstetra. Esta nossa antiga aluna esteve com os alunos de Biologia de 12º ano, numa conversa muito esclarecedora sobre diferentes assuntos da saúde reprodutiva. Foram abordadas temáticas sobre métodos contracetivos, reprodução medicamente assistida, infeções sexualmente transmissíveis, entre outras.
Este encontro foi promovido pelos professores a lecionar Biologia em colaboração com o Clube Ciência Viva.
Professora
Maria João Coutinho
Uma Visita Saudável
No âmbito das comemorações do dia Mundial da Alimentação, no passado dia 20 de outubro, pelas 10h, o Agrupamento de Escolas do Búzio recebeu a visita da nutricionista Cláudia Matos, uma das responsáveis pela elaboração das ementas da cantina. Durante a sessão de apresentação, a nutricionista falou sobre a roda dos alimentos, a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, as necessidades nutritivas das crianças e dos jovens, bem como sobre os alimentos mais nutritivos. Referiu, também, os riscos e malefícios de uma alimentação desequilibrada e carenciada. Para além destes temas, a especialista falou, ainda, sobre os benefícios da prática de exercício físico e das atividades de lazer juntamente com amigos e com familiares.
Os alunos interagiram fazendo uma atividade prática e colocando questões.
Todos gostaram desta visita “saudável” e prometeram seguir os conselhos que ouviram, não só para terem uma boa saúde física, mas também mental.
Alunos do 6ºD:
Afonso Bastos
Francisco Almeida
José Pina
Tiago Arede
sob a orientação do professor Fernando Marques
Ano Letivo 2022/2023
No passado mês de outubro, os professores que lecionam Inglês às turmas do 2º ciclo, promoveram a comemoração do Halloween nas Escolas E.B. 2,3/S e de Dairas, do Agrupamento de Escolas de Búzio. O Halloween, mais conhecido por Dia das Bruxas, celebra-se na noite de 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.
O Halloween Witch Broom Contest (Concurso de Vassouras de Bruxa de Halloween) consistiu na construção de vassouras, por parte dos alunos das várias turmas do 5º e 6º anos, com recurso a materiais reciclados e decoradas com motivos/adereços/imagens alusivas ao Halloween. A preferência por este tipo de materiais deve-se à preocupação de todos os intervenientes com a sustentabilidade do nosso Planeta. A adesão a esta atividade foi grande e os trabalhos realizados pelos alunos bastante criativos.
Durante a semana do Halloween (31/10/2022 a 4/11/2022), os alunos puderam visitar a exposição e votar na sua vassoura favorita. Foram oferecidos prémios aos três alunos que elaboraram as vassouras mais votados em ambas as Escolas. Na Escola E.B. 2,3/S: 1º Prémio - vassoura nº 100 (Iara Tavares - 5º A), 2º - vassoura nº 43 (Francisco Tavares - 5º E) e 3º - vassoura nº 74 (João Alves - 6º E); na Escola E.B. 2,3 de Dairas: 1º Prémio - vassoura nº 11 (Inês Fernandes - 6º A), 2º - vassoura nº 26 (Mateus Ferreira - 6º C) e 3º - vassoura nº 22 (Lívia Félix - 6º B). De salientar, ainda, que foi entregue, a todos os participantes, um certificado de participação.
Parabéns aos vencedores e um especial agradecimento a todos.
Aqui ficam algumas fotografias de ambas as exposições, assim como dos três monstros vencedores de cada escola.
Professores de Inglês, 2º ciclo
Ano Letivo 2022/2023
Nos dias 21 a 25 de novembro de 2022, na escola sede e na escola das Dairas, decorreu uma Exposição/Feira de Minerais e Fósseis, atividade promovida pelo grupo de Biologia e Geologia, dirigida a toda a comunidade escolar. Os alunos das turmas de 7º ano, durante a aula de Ciências Naturais, puderam alargar a sua literacia geológica com as curiosidades contadas pelo sr. Isaías Ferreira da empresa Aventurina. Muitos foram os que passaram pela bancada com grande abundância de minerais, assim como alguns fósseis, e além de se deslumbrarem com obras de arte naturais também puderam comprar peças de bijuteria e/ou ornamentais. A coleção de mineralogia do laboratório de Geologia ficou mais completa, com a oferta de 6 amostras de quartzo, um mineral alocromático, isto é, que pode apresentar muitas cores. O impacto positivo que esta atividade teve faz-nos acreditar que deve ser repetida em anos vindouros.
Professora Maria João Coutinho
Ano Letivo 2022/2023
No âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PES), na escola de Dairas promoveram-se atividades inseridas no movimento “Onda Rosa” da Liga Portuguesa contra o Cancro. O seu objetivo é sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, sobre a importância do rastreio na prevenção e na luta contra o Cancro da Mama. Assim, tal como nos anos anteriores, foram decorados espaços interiores e exteriores da escola, divulgada informação sobre a temática veiculada por alunos do 9ºano junto das turmas alertando para a aquisição/manutenção de hábitos e comportamentos saudáveis e, finalmente, a elaboração e oferta de um laço rosa a todos os elementos da comunidade escolar.
Professora Fátima Duarte
Ano Letivo 2022/2023
O mês de outubro é rosa
O movimento “Outubro Rosa” (Pink October), surgido na década de 90 nos Estados Unidos, tem como intuito inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
Integrando este movimento, as turmas de 9º ano da Escola Básica e Secundária de Búzio comemoraram o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que se celebra a 30 de outubro, com um flash-mob durante o primeiro intervalo da manhã.
Ao som da música “Outubro rosa - prepara”, formaram uma onda rosa pela escola sensibilizando a comunidade escolar para a temática com projetos na área da promoção da saúde.
Professoras
Isabel Drumond
Florbela Cardoso
Ano Letivo 2022/2023
No passado dia 30 de setembro, decorreu na biblioteca da Escola Básica de Dairas uma masterclass com a Dra. Vera Fonte, licenciada em Piano e Mestre em Ensino de Música com um Doutoramento pelo Royal College of Music de Londres, onde desenvolveu investigação em memorização musical. Os alunos do 6º A e 7º A puderam usufruir dos seus ensinamentos e descobrir técnicas que os ajudam a memorizar peças de música. Foi um encontro enriquecedor em que a troca de experiências foi frutífera e dinamizou o «encontro musical».
Esta atividade foi o primeiro dos diferentes momentos dos «Concertos de Outono» dinamizados pela Câmara Municipal da nossa cidade.
Professora Otília Almeida
Ano Letivo 2022/2023
A mentoria entre pares visa promover as competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico, procurando que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração e que sejam capazes de interagir com tolerância, empatia e responsabilidade, tal como preceituado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Neste âmbito, nos dias 18 e 21 de outubro realizou-se o encontro de acolhimento entre mentores e mentorandos.
Professora Clara Tavares
Ano Letivo 2022/2023
No ano letivo de 2021/22, no âmbito do projeto Eco-Escolas, foram desenvolvidas diversas atividades em prol do ambiente. Em resultado dessas ações e do empenho da comunidade escolar das Dairas, foi atribuído à nossa Escola o galardão Bandeira Verde 2021-22.
De entre as ações desenvolvidas, destacam-se a recolha de tampinhas solidárias, que se materializou na recolha de quatrocentos e sessenta e três quilos de tampinhas que foram doadas para ajudar uma criança da freguesia. Na separação e recolha de rolhas de cortiça, foram recolhidos quarenta e oito quilos. A parceria estabelecida com a Greencork permitiu a plantação de 96 árvores autóctones, tendo sido obtido o 19º lugar a nível nacional. Ainda no âmbito desta parceria, participamos no desafio (Re)inventar decorações de Natal com Rolhas de Cortiça. Obtivemos o 3º lugar a nível nacional.
Com a participação da escola na campanha promovida pelo Banco Alimentar - Separação e recolha de Papel em fim de vida - onde é possível trocar papel por alimentos, foi estabelecida uma parceria entre a Escola, a Santa Casa da Misericórdia e alguns Encarregados de Educação. Conseguimos concretizar duas grandes entregas de papel.
Foram, ainda, recolhidos setenta e cinco quilos de pilhas e um quilo e meio de cápsulas de café.
Os alunos do nono ano elaboraram um Eco-trilho seguindo a metodologia indicada no desafio da Associação Bandeira Azul da Europa, tendo sido atribuído a este projeto o primeiro prémio a nível nacional. Este Eco-trilho está publicado na página desta iniciativa.
No âmbito do Projeto Rios/ASPEA, a escola adotou um troço do Rio Vigues e os alunos continuam a realizar a sua monitorização - recolha de dados no outono e na primavera.
Os alunos participaram no movimento #MyActionsMatter, nos Dias de Ação Global, da responsabilidade da Equipa Educacional FEE, com sede na Dinamarca. Obtivemos o reconhecimento internacional e um certificado de participação.
A comunidade escolar está de parabéns pelo trabalho desenvolvido.
No presente ano, continuaremos a mostrar que podemos fazer a diferença e proteger o ambiente.
A Equipa Eco-Escolas- Dairas
Dinamizada pelos professores de Educação Física e com 497 participantes, em que se destacaram os Iniciados Masculinos, a edição de 2025 contou com o apoio da comunidade educativa e a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
No passado dia 15 de outubro de 2025 realizou-se mais uma edição do corta-mato anual do Agrupamento de Escolas do Búzio, um evento desportivo que reuniu alunos e professores desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário.
Este ano o corta-mato contou com a participação de 497 alunos, o que demonstra o entusiasmo e o envolvimento de toda a comunidade escolar. O grupo com maior número de participantes foi o dos Iniciados Masculinos, com um total de 106 alunos inscritos, o que revela o interesse crescente pela prática desportiva, entre os mais jovens.
O evento foi organizado pelo grupo de professores de Educação Física e contou com o apoio das funcionárias do pavilhão desportivo da escola-sede, que colaboraram na preparação e logística da prova. O professor José Monteiro destacou a importância da atividade, sublinhando que “é muito gratificante verificar a participação massiva dos alunos”.
A edição deste ano teve ainda a presença especial do professor André Martins, recentemente eleito presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, reforçando a ligação entre a escola e a comunidade local.
O corta-mato anual do Agrupamento de Escolas do Búzio continua, assim, a ser uma iniciativa que promove o desporto, o convívio e o espírito de equipa, envolvendo alunos, professores e autarquia numa verdadeira celebração da atividade física.
Beatriz Soares (12º F1)
Leandro Costa (12º F)
Ano Letivo de 2025/2026