Não sei se já ouviste... Anda por aí um "diz que, diz que", por causa da Ponte do Castelo, da freguesia de Rôge!
O Joaquim, habitante desta freguesia, começou a ouvir vozes misteriosas, que lhe ressoavam dentro da cabeça: "Vai à ponte de Serém, que de lá virá o teu bem!". Ah, coitado do homem! Noite e dia, não ouvia outra coisa! As voltas que ele deu ao miolo, sem perceber o que era aquilo!...
E entretanto, para complicar ainda mais as coisas (...nem imaginas...), lá longe, em Serém, um homem chamado Manuel também ouvia vozes, que diziam: "Vai a Rôge, à ponte do Castelo, que tem lá mais peso em ouro que o peso de um camelo!". Ai, ai, ai... Parece que está tudo trocado! O Joaquim não conhece Serém, e o Manuel não conhece Rôge.
Que hão de fazer os dois desgraçados?... Eu cá acho que até podem enlouquecer, com tantas vozes desvairadas a falar dentro das cabeças deles! E será que nesses lugares existe mesmo alguma coisa que valha a pena? No lugar deles, eu punha-me a caminho, e não parava até descobrir o mistério destas pontes! E tu?
Para saberes o que os dois homens fizeram, e ficares a par de todos os mexericos, lê A Lenda da Ponte do Castelo, de Clarisse Costa (texto) e Carla Anjos (ilustrações)! O segundo livro da coleção "Vale de Tesouros", numa Biblioteca perto de ti.
Professora Paula Pinho
Ano letivo 2023/2024