Teatro para a vida 


No passado dia 7 de março, as turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas do Búzio deslocaram-se ao Centro Cultural de Macieira de Cambra, para assistir à peça de teatro inspirada na obra “O Gato Malhado e Andorinha Sinhá: uma história de amor”. 


A meu ver, esta história romântica e divertida foi muito bem representada pelos atores do grupo ETC Teatro. Julgo que tenha sido bastante difícil a preparação da dramatização desta obra, quer ao nível da representação, quer toda a preparação dos movimentos, da luz e do som, por isso acho que é de louvar todo este trabalho, todo feito por apenas três atores e um técnico de som!

Gostei do facto de os atores terem usado uma linguagem mais atual, tornando a representação mais engraçada. Conseguiram interpretar várias personagens e passar a mensagem desejada. Gostei, em particular da personagem Sapo Cururú, porque era muito alegre e divertida. Considero que a parte em que foi citado o "Soneto do Amor Impossível" foi a melhor! 

Esta ida ao teatro foi muito divertida, vivenciámos novas experiências e conseguimos perceber melhor a obra de Jorge Amado. Apesar de o cenário ter sido sempre o mesmo ao longo da peça, os atores fizeram toda a diferença!

O momento de que eu mais gostei foi quando fomos entregar aos atores um livrinho feito pela turma 8ºE, com mensagens com a nossa opinião sobre o texto de Jorge Amado, no final do espetáculo. Viu-se, pelo rosto deles, como ficaram felizes, e acho que também transpareceu a nossa alegria por lhes estarmos a oferecer aquele presentinho.

Considero que todos nós devíamos ir ao teatro pelo menos uma vez por ano. Uma ida ao teatro não é simplesmente dar um passeio; ir ao teatro é apreciar arte, é ver uma história (neste caso lida num livro) tornar-se realidade, e este teatro a que fomos assistir, “O Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”, é um belo exemplo de arte.    

Para terminar, reforço que adorei assistir a esta peça teatral. Tenho a certeza de que nunca me vou esquecer deste dia! O tempo passou rapidamente, pois “é sempre rápido o tempo da felicidade". 

Andreia Tavares, 8ºE

Lucas Rodrigues, 8ºE

Maria Beatriz Piedade, 8ºE

Marta Pinho, 8ºE

Ano Letivo 2023/2024