Nos dias 2 e 3 de maio, na Escola Básica de Dairas, a equipa Eco-Escola dinamizou o Mercadinho Florido. Neste evento, houve a preocupação de sensibilizar os alunos para procurarem alternativas mais sustentáveis conducentes à redução do impacto ambiental causado pela eliminação incorreta de resíduos e pela utilização excessiva de recursos.
A reutilização foi o lema do “Mercadinho Florido”, pelo que esteve presente na elaboração de artesanato por parte dos alunos. Além disso, promoveu-se a sensibilização para a possibilidade da reciclagem de papel na produção de papel artesanal. A redução na utilização de recursos e na produção de resíduos pode igualmente ser alcançada, ao optar por produtos com vida útil mais longa, como, por exemplo, os vasos de cerâmica, que podem ser reutilizados inúmeras vezes. Pretendeu-se ainda salientar a necessidade de adotar práticas que visem a preservação do ambiente, tal como a utilização de plantas naturais que, para além do seu efeito decorativo, relembram acerca da sua importância para a nossa vida. A utilização de materiais orgânicos como conchas, búzios, ramos e flores minimizam o impacto ambiental comparativamente a outros materiais. Foram também promovidos, neste evento, alguns produtos regionais, como o mel e os biscoitos.
Houve ainda a ocasião de percorrer os espaços exteriores, jardins, canteiros e campos desportivos para verificar a existência de lixo no chão e efetuar a sua recolha.
Foram vários os alunos, de diferentes turmas, que colaboraram na preparação e na realização do mercadinho, com a manufatura de diversos artigos e no atendimento ao público da comunidade escolar, encarregados de educação e entidades convidadas.
Várias capacidades e competências foram desenvolvidas pelos alunos, que atenderam todos com simpatia e cordialidade, recorreram ao cálculo mental, trabalharam em equipa e em torno de um projeto comum. A iniciativa e a organização, o sentido de responsabilidade e a criatividade foram capacidades desenvolvidas. O conhecimento de espécies animais e vegetais foi incentivado com os guias expostos ou na aplicação Plantnet. Além disso, promoveram-se competências sociais, relações interpessoais e afetivas, o conhecimento científico e ainda a vertente artística.
Todos os alunos e restante comunidade escolar, incluindo pais e encarregados de educação, tiveram a oportunidade de encontrar o presente ideal para oferecer no Dia das Mães, pensando no meio ambiente e na sustentabilidade. Foi difícil escolher, pois era grande a diversidade.
Agradecemos a todos os que colaboraram com esta atividade, a saber professores, alunos, assistentes técnicos e operacionais, pais e encarregados de educação, parceiros e amigos que se identificam com as causas que defendemos. Considerando o sucesso desta iniciativa, é certamente uma ação a repetir.
A equipa Eco-Escola de Dairas
Célia Mesquita e Fátima Duarte
Ano Letivo 2023/2024