Na sala de aula

AULA SOBRE A CORRUPÇÃO E O PODER (SOBRETUDO) LOCAL

No dia 16-abr-24 a Srª Presidente da Junta de Freguesia da Malveira e São Miguel de Alcainça, Drª Carla Galrão, deslocou-se ao AEPAL para dar uma aula ao 10LH2SE, no contexto do estudo dos Valores Morais e da Ética (disciplina de Filosofia) e, por outro lado, das ações de promoção da transparência e de combate à corrupção (Programa RedEscolas Anticorrupção). Tratou-se de uma aula muito participada, desenvolvida na lógica de resposta a perguntas dos alunos, as quais foram retiradas de um guião original criado pelo docente de Filosofia, professor Jorge Rocha. As perguntas incidiram sobre a situação da corrupção no mundo, no país e, sobretudo, no poder local.

Além de uma melhor compreensão da corrupção e dos seus meandros, a aula foi uma boa ocasião para os alunos se aproximarem do poder local, compreenderem a sua relevância e competências, estimulando-se o seu envolvimento nas instituições que o detêm.

A mensagem desta aula foi filmada e colocada no youtube para chegar a um público mais vasto.

CARTAZES INTEGRIDADE E CORRUPÇÃO

Na sequência do trabalho realizado pelas turmas do 11º ano sobre o «Sermão de Santo António», criado pelo Padre António Vieira, os alunos do 9ºC - sob a orientação pedagógica da professora Maria Eduarda Oliveira - dedicaram-se a criar cartazes ilustrativos nas aulas de Artes Visuais. 

O resultado deste trabalho são os 8 cartazes expostos na Galeria Professor Armando Lucena, onde figuram, lado a lado com os conceitos que os inspiraram (os cartazes são os aqui ilustrados por fotografia).

Além da competência artística desenvolvida, destaca-se a metodologia pedagógica que permitiu subliminarmente aproximar os alunos do 9º ano destes conceitos relevantes do Programa da RedEscolas Anticorrupção e com os textos criativos dos seus colegas de 11º ano, assim realizando a colaboração pedagógica vertical.

BREAKING NEWS

Nas aulas de Inglês foram analisados os conceitos de abuso de poder e corrupção a partir do filme "Animal Farm" de George Orwell. Após visualização do filme, os alunos dividiram-se em grupos e criaram dois telejornais, em que noticiaram a “tomada” da quinta por parte dos animais. 

Recorrendo a linguagem específica (poder da linguagem), bem como ao tom utilizado na transmissão da notícia, mostraram como é relevante o cuidado que se deve ter na transmissão de notícias, de forma a ser imparcial. 

Outro grupo ficou ainda responsável por, de um modo Orwelliano, e tendo como exemplo o discurso do Old Major elaborar um discurso dirigido à comunidade estudantil, apelando à sua intervenção na exigência de uma maior preocupação e investimento, por parte do Governo no seu futuro.

O TRIUNFO DOS PORCOS

Nas aulas de Psicologia B (12º ano), a propósito do estudo de Psicologia Social - Cognição Social, Influência Social e Relação Entre Indivíduos e Grupos - refletimos sobre as atitudes das pessoas nos vários contextos sociais e políticos e relacionámos os seus comportamentos com os dos animais da quinta (na obra "Animal Farm" de George Orwell; os alunos tomaram conhecimento da obra através da sua leitura ou pelo visionamento do filme).

A atitude conformista face à corrupção (e a importância do inconformismo) é um dos pontos merecedores de destaque ao contactarmos com esta obra. Só o inconformismo permitirá uma consistente luta pela transparência e integridade, o que beneficiará se for possível ter uma comunidade coesa na procura destes valores.

Através dos animais da quinta foi fácil ilustrar como as boas intenções de movimentos revolucionários podem ser facilmente corrompidas pela ambição egoísta.

A perversa concentração de poder nos porcos de Orwell (que emergiram como líderes do inconformista movimento transformador) conduziu a uma sociedade corrupta, por terem usado o poder usurpado para explorar os seus companheiros de revolução, garantindo privilégios e luxos para si mesmos à custa da miséria em que mantiveram os demais. A história de Orwell permitiu-nos ver a fragilidade dos ideais nobres e o perigo de corrupção que acompanha o poder.

Inspirados na narrativa de Orwell - em particular no discurso do porco Major à assembleia dos animais -, foi criado um guião para um role play representando uma reunião sindical dramatizada no Auditório da Escola a 12-dez-23 (para assinalar o Dia Mundial Contra a Corrupção), na qual os sindicalistas se mobilizaram para o combate à corrupção.

SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES

A partir da leitura orientada do “Sermão de Santo António”, pregado em S. Luís do Maranhão, em 1654, os alunos do 11.º ano, exploraram, de acordo com as AE de Português, o contexto histórico-literário, a linguagem, o estilo e a estrutura, os objetivos da eloquência, a intenção persuasiva e exemplaridade e a alegoria/crítica social. Seguiu-se uma atividade de escrita que resultou no “Sermão da Nova Geração”.

Seguindo o modelo do texto de Padre António Vieira, os alunos do 11.ºLH, a partir das “Repreensões aos Peixes em Geral”, fizeram a sua versão, repreendendo os homens sob a alegoria dos peixes, explorando seis conceitos negativos: corrupção, lobbying, conflito de interesses, tráfico de influência, suborno e nepotismo. A turma 11.ºSE, inspirada nos “Louvores aos Peixes em Particular”, abordou os conceitos-chave no combate à corrupção: a ética, a transparência e a integridade.

Numa dinâmica de articulação vertical, o produto deste trabalho será ilustrado por alunos do 9.º ano, no âmbito da Educação Visual, produzindo-se cartazes que serão expostos nas ruas da Malveira durante o 2º período.

CRAVOS e CANETAS: A Revolução de 1974

A partir do tema «Uma Aventura no 25 de Abril», os alunos do 11º ano desenvolveram um texto criativo. Usaram a técnica do texto narrativo para criarem uma história que os levou ao papel de alunos na época da Revolução dos Cravos. Aí situados, refletiram sobre ideias desafiantes do ponto de vista da Filosofia Política (incluindo objetivos de promoção da transparência e combate à corrupção) e sobre obras de arte marcantes da época.

A coordenação do trabalho envolveu as disciplinas de Português, Filosofia e História A.

LITERACIA FINANCEIRA

Nas aulas de Economia, os alunos pesquisaram notícias e dados resultantes de inquéritos sobre a corrupção em Portugal e na Europa. Esta sensibilização teve evidência em 3 momentos:

1) Aula dedicada ao tema “Poupança”, em que os alunos preencheram um questionário sobre literacia financeira identificando também possíveis situações de corrupção. Permitiu adquirir aprendizagens sobre as características e riscos dos produtos financeiros e identificar situações de corrupção que devem ser evitadas.

2) Aula dedicada ao tema da corrupção, em que os alunos identificaram, no seu dia-a-dia, situações de corrupção. Ficaram familiarizados com os conceitos e com as Instituições que se dedicam à luta contra a corrupção (a dimensão normativa; como os portugueses percecionam e vivem a corrupção; em que consiste o índice de corrupção, etc…). Posteriormente, os alunos criaram cartazes que foram exibidos no Auditório da Escola durante a dramatização da reunião sindical.

3) Sessão para assinalar o Dia Mundial Contra a Corrupção (12-dez-2023): os cartazes foram exibidos, os gritos foram ouvidos.

Os alunos aplicaram os conhecimentos obtidos nas aulas que incidiram sobre a relação entre sistemas políticos e desenvolvimento de economias de mercado.