DEBATES E TERTÚLIAS

TERTÚLIA DIALÓGICA

No dia 24-jan-2024, na Biblioteca Escolar, realizou-se uma Tertúlia Dialógicasobre "O Triunfo dos Porcos" (obra de referência de G. Orwell) com o objetivo de, em conjunto (alunos, professores e Encarregados de Educação), refletirmos sobre a necessária denúncia da degradação das democracias que resulta da manipulação da informação e da instituição do medo e da violência, técnicas usadas para desvirtuar o exercício do poder, passando a usá-lo para benefício dos interesses ilegítimos dos seus titulares.

A iniciativa foi organizada no âmbito das atividades do 12ºLHSE, sob a liderança da professora Paula Pinto (Diretora da Turma e docente de Inglês) e contou com intervenções do professor Jorge Rocha (Psicologia), da professora Dália Santos (Bibliotecária), da Professora Carla Martins (História), da Encarregada de Educação, Cátia Barradas (mãe da Beatriz Ferreira) e de vários alunos da turma (Ariana Freitas, Beatriz Ferreira, Eva Reis, Laurentiu Turcan, Octávio Luz e Rafael Carrilho). Participou ainda a Subdiretora da Escola e docente de Português, professora Rosália Guerreiro.

DEBATE "PORTUGAL IDEALIZADO" 


Com o projeto "Portugal Idealizado", as 2 turmas do 11º ano, apresentaram as suas ideias de uma sociedade justa, à luz das teorias de Filosofia Política de Rawls, Nozick e Sandel. Os alunos estudaram o Orçamento de Estado e os ODS, organizaram-se em partidos políticos e criaram programas para um Portugal mais justo, mais íntegro e menos corrupto - o seu país ideal.

Em formato de sessão parlamentar, no Auditório da Escola, organizados por Partidos, foram apresentados e debatidos os programas eleitorais de cada grupo, enfrentando as críticas dos Partidos adversários e do público (este constituído pelas turmas dos 10° e 12° anos). No final procedeu-se à votação do melhor programa. Ocorreram duas sessões parlamentares: 16-nov-23 (Dia Mundial da Filosofia) e 12-dez-23 (esta centrada exclusivamente na apresentação e debate, por cada Partido, das medidas de combate à corrupção, o que serviu para assinalar o Dia Mundial Contra a Corrupção). 

Esta atividade teve um caráter interdisciplinar e contou com a participação das disciplinas de Filosofia, Economia A, História A, Português, MACS, Geografia A e Educação Física.