Turismo Porto

Lista pontos turísticos do Porto para montar o seu roteiro

Assim como Lisboa, a cidade do Porto é um dos destinos mais procurados por brasileiros atualmente. E não é por acaso: a cidade e as pessoas são acolhedoras, e quem vai fazer turismo lá vai se encantar também pela arquitetura, pela comida e pela atmosfera da cidade.

A cidade merece, pelo menos, 3 dias de viagem. Assim, você consegue caminhar com calma, apreciar, tomar um vinho do Porto e curtir o dia. Porém, se só tiver 2 dias, também já vale.

Separamos aqui os principais pontos turísticos do Porto, para incluir no seu roteiro. Confira.

Veja um roteiro de 2, 3, 4 ou 5 dias pelo Porto.

1. Ribeira e Ponte D. Luís I

A Ribeira é um dos bairros mais importantes no centro histórico do Porto. Situada na beira do Rio Douro, é lá que ficam aquelas famosas casas coloridas, com fachadas decoradas, que atraem turistas todos os anos. Até para quem mora na cidade, o local é uma atração para um fim de tarde.

Se quiser vê-la inteira, vá até o outro lado. Fica ainda mais bonita vista de Vila Nova de Gaia. Diversos restaurantes e bares, com terraços, são opções para um jantar no início da noite.

Lá você encontra um dos principais pontos turísticos do Porto: a Ponte Luís I, uma das pontes mais bonitas da Europa. Se você já viu fotos do Porto com certeza você já viu essa estrutura que liga o Porto à cidade de Vila Nova de Gaia.

Na parte superior da ponte apenas pedestres e trens circulam, enquanto na parte inferior pedestres, carros, ônibus e outros meios de transporte são permitidos. Não deixe de tirar uma foto.

Da estação do Teleférico de Gaia (na cidade de Vila Nova de Gaia) você tem uma visão privilegiada da ponte, inclusive de dentro da estação (ideal para tirar fotos em dias chuvosos, por exemplo).

2. Caves de Vinho do Porto

Na sua ida à Ribeira, não deixe de visitar as caves de Vinho do Porto, outro dos principais pontos turísticos do Porto. Fica bem em frente, na região de Vila Nova de Gaia.

Elas estão lá há centenas de anos. Algumas caves funcionam apenas para visitação. Em outras, ainda é envelhecido o vinho mais famoso do mundo. Em cada uma delas, um guia acompanha e explica a história, contando a fabricação e o seu comércio.

Dentre as mais famosas estão a Cave Ramos Pinto, a Sanderman, a Cave Ferreira e a Cave Cálem. Em algumas, a visita é paga, em outras gratuitas. Também é possível reservar no idioma escolhido.

Fundação Serralves

Uma das principais galerias de arte, e um dos pontos turísticos do Porto, a Fundação Serralves vale algumas horas de visita. Além de museu, a Fundação é uma instituição cultural europeia com a missão de promover a arte contemporânea.

Por isso, além de ter um edifício moderno e funcional, a Fundação ainda abriga o Museu de Arte Contemporânea, imensos e bonitos jardins, a Casa de Serralves, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e um auditório.

4. Catedral da Sé

Na parte mais alta da cidade, próxima à Praça da Batalha, está a Catedral da Sé do Porto. A igreja é o edifício religioso mais importante da cidade. Ao lado, é possível ver as muralhas que já protegeram a cidade em outros tempos.

Independentemente da sua religião, vale a pena visitar a Catedral, um dos pontos turísticos do Porto mais importantes e famosos, além de ser um dos monumentos mais antigos de Portugal.

A Catedral da Sé, ou Catedral do Porto, foi feita em estilo barroco e começou a ser construída no século XII. Sua fachada, o corpo da igreja são em estilo românico, enquanto que o claustro e a capela de São João Evangelista em estilo gótico.

Na visita, entre na Catedral e visite o claustro, decorado com azulejos em desenhos de cenas religiosas. O tesouro da catedral está na Casa do Cabido: uma coleção de objetos de ourivesaria religiosa.

5. Igreja e Torre dos Clérigos

Quando se ouve falar do Porto, normalmente associa-se a um de seus principais símbolos: a Torre dos Clérigos. A Torre mais famosa de Portugal, com 76 metros de altura e mais de 200 degraus, está junto à Igreja de mesmo nome. Lá de cima, é possível ter uma visão privilegiada da cidade.

O monumento data do século XVIII e foi construído pela irmandade chamada Clérigos Pobres. Situada no centro do Porto, o lugar também é conhecido como a Colina dos Enforcados, já que também foi lugar de enterrar executados.

A entrada para a Igreja é gratuita, mas é preciso adquirir ingressos para a Torre dos Clérigos. Se você gosta de grandes vistas, a subida vale a pena.

Mas atenção: por mais que seja um dos principais pontos turísticos do Porto, não recomendamos que pessoas que têm claustrofobia ou problema cardíacos subam a torre, pois o ambiente das escadas é extremamente apertado (muitas vezes quem está subindo tem que esperar quem está descendo e vice-versa), e a circulação de ar não é muito boa. Além disso, após subir as escadas a vista realmente é linda, mas o local é pequeno.