Turismo Faro

Como destino para férias, Faro é frequentemente subvalorizado, considerado apenas como ponto de entrada para o sul de Portugal por via do principal aeroporto da região. Isto permitiu a Faro reter o seu ambiente pacífico e charme tradicional, que se concentra no interior das muralhas da Antiga Cidade.

Faro situa-se no limite do Parque Natural da Ria Formosa, uma série de lagoas de água salgada e lodaçais que são o refúgio para aves migratórias e vida selvagem. Após o Parque Natural da Ria Formosa situam-se as três ilhas restingas, que abrigam as praias de Faro e são algumas das menos desenvolvidas no Algarve. Este guia providenciará uma introdução a Faro, tanto como destino para férias como para excursão de um dia.

Porquê Visitar Faro?

Faro possui uma atmosfera bastante diferente das estâncias movimentadas e frenéticas do Algarve ocidental. A cidade é muito cénica, especialmente no interior da cidade murada e na área circundante à marina. Faro ostenta mais monumentos e edifícios históricos do que de muitas outras cidades do Algarve, enquanto a encantadora zona de comércio encontra-se repleta de cafés ao ar livre e é concebida para os fregueses portugueses. Excursões pelo Parque Natural da Ria Formosa partem do pequeno porto, com serviços de ferry para as praias quase desertas das ilhas restingas.

Faro proporciona um dia interessante de excursão para aqueles visitantes alojados na região litoral de Albufeira até Quarteira. Tanto Loulé como Faro são excursões populares de um dia desta região, e é da nossa opinião que existe uma maior variedade de atrações e atividades turísticas em Faro, comparativamente a Loulé

Porquê Passar Férias em Faro?

A principal vantagem de umas férias em Faro é o facto deste local proporcionar uma excelente base central, pela qual se pode explorar o Algarve. Os magníficos e económicos transportes públicos permitem viajar facilmente por todo o Algarve. A charmosa Tavira distancia-se apenas por uma viagem de comboio de 40 minutos em direção a este, a exclusiva Vilamoura situa-se a 30 minutos de autocarro para oeste, e até Lagos, localizado no extremo mais ocidental do Algarve se encontra a 1:30h via comboio direto.

Faro é uma cidade importante, portanto existe uma vasta gama de cafés, restaurantes e bares, e muitos destes são destinados para clientes portugueses, proporcionando gastronomia tradicional a um valor excecional. Como Faro se situa ligeiramente deslocado do trilho turístico mais comum, a cidade nunca se encontra sobrelotada com turistas, mesmo durante o pico do verão.

Quem Deve Passar Férias em Faro?

Faro é um destino ideal para aqueles tipos de visitantes, que desejam descobrir o lado autêntico de Portugal e pretendem usufruir mais do que 7 dias na mesma praia. Faro oferece história e cultura, que é comprimida num ambiente descontraído, enquanto que o turista mais independente poderá facilmente explorar todo o Algarve.

Em contrapartida, Faro não é realmente adequado para visitantes que desejam bares temáticos e festejar durante a noite inteira – para estas atividades, dirija-se para Albufeira ou Praia da Rocha. Faro não é o destino mais apropriado para famílias, uma vez que se encontra distanciado das atividades familiares mais populares, tais como o Zoomarine e o Slide and Splash. Além disso, a maioria dos hotéis propícios para famílias e estâncias encontram-se situados por norma na zona litoral entre a Praia da Rocha e Albufeira.