ACBEU-Tempo de Criança Bilingual program

(Extensão Bilíngue da Tempo de Criança e ACBEU)

Datas Importantes para todos os grupos:

NovoDatasImportantesBilingual-2018.1.docx

ACBEU Bilingual Program (Extensão Bilíngue)

1- Qual a diferença entre o curso de inglês e a extensão bilíngue da ACBEU?

O curso de inglês tem como seu objeto de estudo o idioma, focando no desenvolvimento de 4 habilidades: expressão oral, compreensão auditiva, leitura e escrita. A educação bilíngue engloba esses objetivos e também utiliza o idioma como meio de instrução e comunicação para ensinar e expandir o conhecimento de outras matérias e conteúdos. É quando se diz que o aluno está estudando matemática em inglês, por exemplo. Acima de tudo, o objetivo de uma extensão bilíngue é tornar os alunos cidadãos globais e responsáveis, capazes de atuar além das fronteiras culturais que a escola tradicional normalmente opera. Veja o quadro abaixo:

2- Qual a diferença entre uma escola bilíngue e o programa de extensão bilíngue?

Em algumas escolas bilíngues, metade das matérias são dadas em português e a outra em inglês, durante o turno regular. Em outras, o aluno vê o mesmo conteúdo pela manhã em português e pela tarde em inglês (a carga horária é muito extensa nesse segundo caso). Na nossa extensão bilíngue, o aluno faz as aulas da escola regular em português e no outro turno tem algumas horas de estudo de conteúdos complementares em inglês.

3- Quais as vantagens de ser bilíngue?

Pesquisas recentes associam vantagens cognitivas (relativas à maior flexibilidade do pensamento e uma aceleração no processo de desenvolvimento cognitivo) à aquisição precoce de um segundo ou terceiro idioma. Além disso, o conhecimento de uma língua favorece o conhecimento da cultura a ela relacionada, ampliando a visão de mundo da criança e desenvolvendo a tolerância às diferenças e a capacidade de agir em contextos variados. E para completar, aprender um segundo ou terceiro idioma traz vantagens profissionais e pessoais, expandindo a escolha de carreiras e de locais para viver experiências ao redor do mundo.

4- A partir de qual idade meu filho pode fazer a extensão bilíngue?

A ACBEU tem programas para alunos de 3 a 10 anos de idade no momento.

5- Qual a periodicidade do curso e a carga horária?

Para os alunos de 3 a 6 anos, são 4 aulas semanais de 1:15h. As crianças de 7 a 10 anos têm 4 aulas de 1:40h por semana. Todas no contraturno da escola, de segunda a quinta.

6- Não é pouco tempo para uma extensão bilíngue?

O tempo de exposição no segundo idioma é muito importante para o desenvolvimento do bilinguismo. No programa proposto, ele fica por volta de 25% da carga horária da escola regular. É bastante tempo de imersão e tem a vantagem de possibilitar que a criança faça outras atividades, como esportes ou teatro, por exemplo, tão necessários para o seu desenvolvimento holístico. E mais importante do que a quantidade de horas é a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A ACBEU é famosa pela qualidade de seu programa pedagógico e traz esse know-how para a extensão bilíngue.

7- Podem entrar alunos novos a qualquer momento?

Sim. Como o foco do curso é global, e não somente no idioma, alunos novos poderão ingressar a qualquer momento. Eles passarão por um período de adaptação dentro da turma, e os pais terão informações periódicas sobre seu desenvolvimento.

8- E o material didático?

O material será, neste momento, prioritariamente desenvolvido pela ACBEU. Nós acreditamos que aprendemos melhor aquilo que nos interessa, que é de nosso agrado, que precisamos aprender ou para o qual mostramos algum talento. Ninguém aprende o que não tem relação consigo. Por isso, nosso material é desenvolvido ouvindo o aluno, fazendo a ponte entre o que ele gosta e tem interesse, e o que ele precisa para se preparar para a vida, para o futuro. Ou seja, trabalhamos localmente, e adaptamos para as diversas realidades, explorando as potencialidades dos alunos e das escolas parceiras.


9- Quais os diferenciais de nossa extensão bilíngue em relação a programas semelhantes?

Aprendizagem mão na massa ou aprendizagem criativa: Na ACBEU, nós acreditamos que o ato de aprender é ativo. O ser humano aprende fazendo e avalia se sabe ou não usando na vida esse aprendizado. Uma metáfora para isso é que ninguém aprende a jogar futebol simplesmente assistindo o jogo. É necessário fazer, praticar, refletir, avaliar e melhorar. A nossa escola é promotora do Movimento do Fazer (Maker Movement) em nossa cidade e sabemos o quanto ele transforma a vida das pessoas. Essa crença permeia o nosso curso de extensão bilíngue: os alunos aprendem fazendo.

Enduring Understandings: Tão importante quanto fazer, é criar uma relação entre o que está sendo feito e outras áreas da vida. Na nossa extensão, queremos que os alunos cheguem a compreensões que podem ser transferidas para outros contextos. Isso é a base de nossa pedagogia. Para chegar a essa compreensão, os alunos fazem coisas. Por exemplo, para compreender que tudo se transforma, inclusive o próprio ser humano, as crianças desmontam brinquedos, investigam como funcionam, e depois são incentivados a utilizar partes destes brinquedos para criar novos protótipos. Ou seja, eles fazem a transformação acontecer para compreender que ela pode existir em várias outras situações.

Conteúdos e competências do século 21: Sabemos que é importante estudar o inglês, mas principalmente ter em mente que ele é uma porta para conhecer outras formas de pensar e se relacionar, outras culturas, outras atitudes e mundos. Por isso, nossa extensão não tem foco somente no ensino do inglês, mas busca uma concepção mais abrangente, trabalhando as competências para o século 21 (criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas, etc) desenvolvendo o conhecimento de conteúdos dos mais diversos campos como desenho, ciências, teatro, música, programação, robótica, circuitos, engenharia, empreendedorismo, entre muitos outros, preparando essa criança para lidar com o futuro. Normalmente, os conteúdos abordados na nossa extensão são diferentes dos da escola regular. Nós complementamos e ajudamos a escola a desenvolver um cidadão mais holístico.

10- O que os pais, alunos e professores estão dizendo sobre nossa extensão?

Verificamos que os alunos estão mais ativos, pensantes, com capacidade crítica mais desenvolvida, se sentindo empoderados, mostrando melhor consciência de como se trabalha em equipe, colaborando para produzir seus projetos, para citar alguns dos comportamentos observados em sala de aula. Os professores estão “apaixonados”, sentindo que estão fazendo uma real diferença na vida dos seus alunos. E vários pais têm reportado uma percepção de crescimento do seus filhos que vai muito além do desenvolvimento do idioma.


MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS

A Tempo de Criança e a ACBEU estão disponibilizando novas vagas 2018 para alunos de 3 a 10 anos de idade.

Vejam o que alguns de nossos alunos falam sobre o curso:

VID-20171002-WA0008.mp4
VID-20171002-WA0006.mp4
VID-20171002-WA0007.mp4

E olhe o que eles estão produzindo:

VID-20170928-WA0009.mp4
VID-20170927-WA0002.mp4