Cura Natural

ETNOFARMACOBOTÂNICA

Os primeiros registros sobre o uso de plantas condimentícias datam da era das pirâmides, no Egito, por volta de 2.600 a 2.100 A.C. O papiro de Ebers apresenta uma lista de cerca de 800 plantas incluindo as especiarias.

Na Antiguidade eram consideradas artigo de grande valor ao lado dos metais preciosos, pérolas, jóias, sendo usadas em transações comerciais. Reputavam-lhes enorme valor, provavelmente, devido não só às propriedades mencionadas e aromatizantes como também medicinais, e, à ação anti-séptica dos óleos essenciais presentes em quase todas aquelas plantas, que, adicionadas aos alimentos permitem-lhes a preservação, evitando o desenvolvimento de bacterias e fungos que facilitam sua decomposição.

Anti-envelhecimento

Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron.

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Deve ser lembrado os radicais livres também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos "músculos lisos".

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos.

AGE´S - Produtos finais da glicação avançada

A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose) adere a uma molécula de proteína.

A partir desse processo são formados os produtos finais de glicação avançada AGEs(advanced glycation end-procuts), caracterizados por um complexo de açúcar e proteína rígido que altera as estruturas dessas proteínas e impedem o desempenho eficiente de seus papéis mais importantes no organismo. Na pele, o resultado é o aparecimento de rugas.

A formação de AGE´s nos alimentos é potencializada por métodos de preparo que utilizam altas temperaturas e baixa umidade (fritar, assar ou grelhar).

O fumo também é considerado importante fonte exógena de AGE´s. Durante a conbustão do tabaco, espécies reativas de AGE`s são volatilizadas, absorvidas pelo pulmão e podem reagir com proteínas do sangue.

Os efeitos patológicos dos AGE´s estão relacionados com a capacidade desses compostos de modificar a propriedade química e funcionais das mais diversas estruturas biológicas.

Por meio de geração de radicais livres, da formação de ligaçõe cruzazdas com proteínas ou de interação com receptores celulares, os AGE´s promovem, repectivamente, estress oxidativo, alteração morfofuncional e aumento da expressão de medicadores inflamatórios.

As AGE`s podem danificar o organismo por 3 mecanismos:

Modificação de estruturas intracelulares, incluindo aquelas da transcrição gênica. Interação de AGE´s com proteínas da Matriz Extracelular, modificando a sinalização entre as células e as moléculas da matriz, gerando disfunção. Modificação das proteínas e lipídios plasmáticas. Essas substancias modificadas podem ligar-se a receptores específicos , causando a produção de citocinas inflamatórias e fatores de crescimento que, por sua vez, contribuem para patologias vasculares.

Produtos de glicação avançada (AGE) alteram o metabolismo de lípides e, em especial, o efluxo de colesterol de macrófagos, por meio da redução dos receptores ABCA-1 e ABCG-1. Isto prejudica o transporte reverso de colesterol, sistema que favorece o fluxo de colesterol de macrófagos arteriais ao fígado, permitindo sua excreção na bile e eliminação fecal. Óxidos de colesterol modulam favoravelmente a homeostase lipídica em macrófagos e favorecem o transporte reverso de colesterol, embora o acúmulo de 7-cetocolesterol, 7-hidroxicolesterol e 7-hidroxicolesterol associe-se à aterogênese e morte celular.

Gordura

A gordura saturada é um dos dois tipos de gordura que aparecem nos alimentos. É distinguida da gordura não saturada no sentido em que não há ligação dupla entre os átomos de carbono na sua constituição química, fazendo com que os ácidos gordos fiquem saturados com hidrogénio. Gordura saturada ocorre de forma natural nos animais, enquanto que a gordura não saturada, como o azeite permanece de forma fluída. A gordura saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é preparada.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com o Centro de Controlo das Doenças (CCD) na América e a FDA, urgem às pessoas para limitarem o seu consumo de gordura saturada, pois já foi demonstrado estar relacionado com doenças cardiovasculares. Uma dieta alta em gorduras saturadas pode levar a um colesterol alto, aterosclerose, doença coronária no coração e AVC. O consumo de gorduras saturadas aumenta as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) – isso é o “mau” colesterol. Gordura não saturada, por outro lado, aumenta as lopoproteínas de alta densidade, resultando num perfíl de colesterol mais saudável.O azeite e o abacate é uma otima fonte de gorduras saudáveis.

Sua fórmula é C27H45OH

Alimentação

- Coma três maçãs por dia, pois a fruta é rica em antioxidantes flavonóides (o mesmo tipo encontrado no chocolate amargo e no vinho).

- Inclua fibras na dieta: feijões, ervilhas e lentilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar gorduras. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar e se possível germinados.

- Use temperos frescos. Açafrão e canela são boas opções.

- Beba de seis a oito copos de água pura por dia.

- Evite café.

- Dê preferência a alimentos orgânicos.

- Evite comidas industrializadas, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes , alimentos com corante ou caramelo na composição e açúcar branco.

Yoga

A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios".

Exercícios de yoga enfatizam a saúde da coluna vertebral, a sua força e flexibilidade. A coluna vertebral abriga o sistema nervoso, que é o sistema de telégrafo do corpo. Mantendo a sua coluna forte e flexível com o exercício há o aumento da circulação e os nervos são assegurados do seu fornecimento de nutrientes e oxigênio.

Os Asanas (posições psicofísicas)também afetam órgãos internos e o sistema endócrino (glândulas e hormônios).

Tradicionalmente, os Yogis praticam Surya Namaskar, a saudação ao sol, antes da sessão de asanas. Embora existam muitos Asanas (8.400.000, segundo as Escrituras) a prática das 12 posturas básicas contém a essência e todos os grandes benefícios deste sistema.

As 12 posturas básicas são:

1. Invertida sobre a cabeça (Sirshasana)

2. Invertida sobre os ombros (Sarvangasana)

3. O Arado (Halasana)

4. O peixe (Matsyasana)

5. A pinça (Paschimothanasana)

6. A Cobra (Bhujangasana)

7. O Gafanhoto (Shalabhasana)

8. O Arco (Dhanurasana)

9. Torção da coluna (Ardha Matsyendrasana)

10. O Corvo(Kakasana) e Pavão (Mayurasana)

11. Pinça vertical (Pada Hasthasana)

12. O Triângulo (Trikonasana)

No final de cada sessão deve ser realizada relaxamento profundo.

Posturas para a meditação e Pranayama, incluir a posição de lótus.

Respiração

Inspire lentamente, expanda o abdômen, depois o peito e, finalmente, a parte superior do tórax(clavicula). Então permita que o ar saia da mesma forma, deixando que o abdômen contraia enquanto ocorre a exalação.

Plantas fitoterapicas