Pólen apícola
O pólen, um pó fino e colorido existente nas flores, é o elemento reprodutivo masculino das plantas que é coletado pelas abelhas para a sua alimentação.
O pólen coletado pelas abelhas é o alimento mais completo da natureza. Ao armazenar o pólen, as abelhas o misturam com um pouco de mel e um ácido segregado por suas glândulas salivares, que tem a função de conservante.
O nosso organismo necessita de 22 aminoácidos essenciais para o seu perfeito funcionamento. A maioria dos alimentos contém 01 ou 02 destes aminoácidos. Só o pólen contém todos os 22.
Uma dieta suplementada com pólen, permite ao ser humano viver mais e melhor, estimulando o funcionamento de todos os seus órgãos internos.
Os antigos gregos usavam diariamente uma bebida denominada Ambrosia, produzida com mel e pólen (algo como 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de pólen dissolvidos em meio copo de água morna) e diziam ser ela a bebida da imortalidade, na realidade uma fonte de energia para o organismo. O pólen tem um valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína da soja.
O pólen apícola apresenta na sua composição grande quantidade de aminoácidos essenciais, ácidos graxos vitaminas, oligo-elementos, fibras vegetais, minerais e moléculas protéicas como flavonoides.
As substâncias nutritivas vão estimular o metabolismo celular, a síntese dos produtos indispensáveis para nossas glândulas, reforçar a imunidade, neutralizar os radicais livres, diminuir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, esses elementos funcionais, tem papel importante na nossa saúde.