Saião, folha da fortuna, coirama e folha-da-costa
No Instituto de Biofísica da UFRJ, Sonia Costa e a pesquisadora Bartira Bergmann descobriram que esta planta que se estabeleceu no Brasil há séculos, pode ser a chance de um tratamento sem dor e mais barato, também para a leishmaniose. A Kalanchoe pinnata, nome científico do saião, estimula o sistema de defesa do organismo a combater o causador da doença. Com o saião, o óxido nítrico presente no corpo humano é ativado e mata a leishmania, deixando inativa essa célula que iria evoluir a doença. Além de deixar inativa, a planta ajuda na cicatrização das feridas que são conseqüência da doença. Da descoberta, a pesquisadora fez já um teste clínico em uma pessoa, o militar Emílio Carlos Torres dos Santos, do Batalhão de Infantaria paraquedista. Em um treinamento do exército na Amazônia (Pará), Emílio contraiu a doença e, depois de detectada, soube das pesquisas na UFRJ e pediu para fazer o tratamento com a planta. Ele afirma que as feridas decorrentes da doença diminuíram consideravelmente com o uso da planta (que ele mastigava todos os dias, não fazia chás, nada parecido). Ele relata que quando o saião acabou pela primeira vez, quando ficou sem comê-lo durante alguns dias, a ferida evoluiu. Após retomar o uso, ela foi curada. O caso clínico foi publicado por Bartira. Ela afirma que, apesar do resultado positivo, ainda há muitos testes clínicos e toxicológicos a serem feitos para poder comprovar totalmente a eficácia e ter segurança para a utilização do saião.
Receita para Gastrite Nervosa
Tomar em jejum duas colheres das de sopa de sumo de saião (sempervivum arboreo) durante 3 meses e comer, 2 vezes por semana, salada de saião com tomate, cebola e azeite, evitando temperar com qualquer coisa ácida como vinagre ou limão.
para o sumo: amasse bem as folha depois de lavadas, seque. Amasse em um pilão. Coe o líquido em filtro de papel espremendo com a mão. O suco tem cor amarela ou amarelo-róseo, com cheiro próprio, o sabor é ácido, adstringente e aromático.
e pode ser tomado com leite também.